Tradução - Translation - Traducción

Parceiro


Excelência em prestação de serviços

Oferecemos suporte de qualidade aos nossos clientes, para apoiá-los nas seguintes atividades:

· Solução de dúvidas, incluindo apoio na seleção da melhor opção entre diversas disponíveis.

· Instalação e manutenção de equipamentos, bem como implementação de soluções técnicas e gerenciais.

· Sistema de registro de chamados de forma a permitir atendimento personalizado e acompanhamento do status do chamado, durante o tempo de resposta.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Regiões Brasileiras


As regiões brasileiras segundo o IBGE
O Brasil é um país com dimensões continentais, por isso existe inserida no território uma grande variedade de características, seja em paisagens naturais ou mesmo cultural. Com isso o processo de divisão do território em regiões evidencia as disparidades existentes.

As cinco regiões do Brasil

O processo de regionalização do Brasil teve início em 1940, no qual o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizou a primeira proposta, nela constava um foco restrito às análises a respeito das características físicas (naturais).

A partir desse momento foram muitas as mudanças ocorridas no espaço geográfico brasileiro, proporcionadas pelo desenvolvimento do processo de urbanização, incremento da agricultura e industrialização.

Esses foram determinantes para alterar de forma significativa o espaço geográfico do Brasil, então o IBGE percebendo tais mudanças buscou realizar uma regionalização a partir de outros aspectos, como os sociais e econômicos. Hoje o IBGE considera cinco regiões: Região Sudeste, Região Centro-Oeste, Região Sul, Região Nordeste e Região Norte.

Regiões Geoeconômicas





Número 1 Amazônia
2 Centro-Sul
3 Nordeste

Outra divisão estabelecida pelo IBGE são os complexos regionais que levam em conta os aspectos conforme o processo de formação histórica e econômica. Essa regionalização se dá a partir de regiões geoeconômicas, são elas: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.

Na divisão de regiões geoeconômicas os limites de fronteiras entre estados são desprezados.
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores