Tradução - Translation - Traducción

Parceiro


Excelência em prestação de serviços

Oferecemos suporte de qualidade aos nossos clientes, para apoiá-los nas seguintes atividades:

· Solução de dúvidas, incluindo apoio na seleção da melhor opção entre diversas disponíveis.

· Instalação e manutenção de equipamentos, bem como implementação de soluções técnicas e gerenciais.

· Sistema de registro de chamados de forma a permitir atendimento personalizado e acompanhamento do status do chamado, durante o tempo de resposta.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Aspectos naturais do Estado do Rio de Janeiro


Vale do Rio Campo Belo, no Estado do Rio de Janeiro.
O Estado do Rio de Janeiro está localizado na região sudeste, a seguir as principais características naturais dessa importante unidade da federação.

Relevo

O relevo do Estado do Rio de Janeiro é muito variado, desse modo apresenta entre outros, escarpas elevadas, mares de morros, colinas e vales, rochas diversificadas, além de uma extensa área de planalto que ocorre em todo oeste do território.

O ponto mais elevado do Estado é o Pico das Agulhas Negras com 2.787 metros de altura na Serra Mantiqueira.

No Estado é possível encontrar duas unidades de relevo, denominada de baixada Fluminense e o planalto Fluminense, a primeira ocupa quase a metade do território estadual e a segunda se estabelece no interior do mesmo.

Clima

Na área de relevo mais plano o clima que predomina é o tropical semi-úmido, com elevados índices de pluviosidade no verão e inverno seco. A temperatura média desse território é de 24ºC e a média de chuvas anuais é de cerca de 1.250 mm.

Entre a baixada Fluminense e o planalto desenvolve o clima tropical de altitude que deriva invernos rigorosos e verões quentes com grande ocorrência de chuvas, atingindo aproximadamente 2.200 mm ao ano e temperatura média de 16ºC.

Nos planaltos prevalece o clima tropical de altitude, que promove verões quentes e úmidos (chuvosos) e invernos secos e frios. A temperatura média anual nesses locais é de 20ºC e índices pluviométricos que variam de 1.500 a 2.000mm anuais.

Vegetação

Diante da ocupação passada, realizada no Estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento da pecuária, existe atualmente somente cerca de 9% de toda vegetação original, as áreas remanescentes estão dispersas em lugares de difícil acesso. Basicamente são identificadas três variações vegetativas, no litoral e entorno o mangue e floresta Atlântica, no interior a floresta Tropical.

No Estado ocorrem as florestas do tipo Ombrófila, vegetação costeira (manguezais, restinga, praia), campos de altitude e campos de planície, embora essas características tenham perdido grande parte de suas reservas.

Hidrografia

O principal rio do Estado é o Paraíba do Sul que percorre o território em grande extensão, além dos rios Macaé, Muriaé, Piraí e Grande.

O rio Paraíba do Sul nasce no Estado de São Paulo e deságua no Oceano Atlântico, esse importante manancial tem como afluentes os rios Piabinha, Piraí e Paraibuna, isso na margem direita e Pomba e Muriaé na margem esquerda.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores