Tradução - Translation - Traducción

Parceiro


Excelência em prestação de serviços

Oferecemos suporte de qualidade aos nossos clientes, para apoiá-los nas seguintes atividades:

· Solução de dúvidas, incluindo apoio na seleção da melhor opção entre diversas disponíveis.

· Instalação e manutenção de equipamentos, bem como implementação de soluções técnicas e gerenciais.

· Sistema de registro de chamados de forma a permitir atendimento personalizado e acompanhamento do status do chamado, durante o tempo de resposta.

sábado, 28 de novembro de 2009

Aspectos naturais do Amapá


Rio Oiapoque

Os aspectos naturais são todos os elementos da natureza formados a milhões de anos que, para atingir a atual configuração, passou por uma série de evoluções em todos componentes, essas evoluções interferiram diretamente na dinâmica e interligação entre eles.
Cada porção terrestre, independentemente do lugar, possui uma característica particular dos elementos naturais, como relevo, clima, vegetação e hidrografia.

Nessa perspectiva, serão abordados os elementos do território do Estado do Amapá.
Relevo
O Estado do Amapá apresenta basicamente três modalidades de relevo, são elas:

Planície Litorânea: é caracterizada por ambientes propícios a inundações, pois a superfície é muito plana e dificulta a drenagem das águas.
Baixo Planalto Terciário: refere-se a planaltos levemente elevados e planície litorânea.
Planalto Cristalino: essa unidade de relevo predomina no Estado, ocupa grande parte do território, se localiza em uma região que concentra diversas serras, colinas e morros.

O relevo do Estado é predominantemente plano, isto é, com baixas altitudes, se faz presente nas proximidades da foz do Rio Amazonas, litoral e bacia Oiapoque. Na porção centro-oeste e noroeste apresentam maiores elevações, podendo atingir 500 metros acima do nível do mar.
Clima
O território do Amapá, em sua totalidade, é influenciado pelo clima equatorial superúmido, isso significa que ocorre uma grande quantidade de calor e umidade que favorece a propagação da biodiversidade.

As temperaturas médias que ocorrem no Estado variam de 36ºC a 20ºC, a primeira ocorre principalmente no fim da tarde e o segundo acontece no alvorecer. O clima local apresenta duas estações bem definidas, denominadas de verão e inverno. Os índices pluviométricos ocorrem anualmente em média superior a 2.500 mm.
Vegetação
Como o clima do Estado é quente e úmido a cobertura vegetal é bastante diversificada e apresenta Florestas, e essas são classificadas em Floresta de Várzea, Floresta de Terra Firme, além de campos e cerrados.

Nas áreas próximas ao litoral a vegetação encontrada é o mangue ou manguezal. Aproximadamente 73% da área estadual é coberta pela Floresta Amazônica.

Hidrografia

Cerca de 39% da bacia hidrográfica do Estado faz parte da bacia do Amazonas. A rede hidrográfica do Amapá é formada por rios que desempenham um grande papel econômico na região desde a atividade pesqueira até o transporte hidroviário. A maioria dos rios do Amapá deságuam no oceano Atlântico. Dessa forma, os principais rios são:

Rio Araguari: possui 36 cachoeiras.

Rio Oiapoque: fronteira natural entre o Brasil e a Guiana Francesa.

Rio Pedreira: foi utilizado para retirar pedras destinadas à construção da Fortaleza de São José de Macapá.

Rio Gurijuba: foi um rio com grande concentração de peixes.

Rio Cassiporé: conhecido pela grande quantidade de peixes.

Rio Vila Nova: fronteira natural entre o Amapá e o Pará.

Rio Matapi.
Rio Maracapú.
Rio Amapari.
Rio Amapá Grande.
Rio Flexal.
Rio Tartarugalzinho.
Rio Tartaruga Grande.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores