Tradução - Translation - Traducción

Parceiro


Excelência em prestação de serviços

Oferecemos suporte de qualidade aos nossos clientes, para apoiá-los nas seguintes atividades:

· Solução de dúvidas, incluindo apoio na seleção da melhor opção entre diversas disponíveis.

· Instalação e manutenção de equipamentos, bem como implementação de soluções técnicas e gerenciais.

· Sistema de registro de chamados de forma a permitir atendimento personalizado e acompanhamento do status do chamado, durante o tempo de resposta.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Aspectos naturais do Estado de Alagoas


Linda praia presente no território de Alagoas
Alagoas é um estado brasileiro situado na região Nordeste. Seu território apresenta diversas paisagens. O espaço geográfico natural de Alagoas é formado a partir de elementos naturais, tais como: relevo, clima, vegetação e hidrografia.

Relevo

No território alagoano são identificadas três unidades de relevo: planície litorânea, planalto e depressão. Em grande parte do estado a topografia é plana, não ultrapassando os 300 metros de altitude, exceto a Serra Santa Cruz, que possui uma altitude de 844 metros acima do nível do mar.

Clima

No estado prevalecem dois tipos de climas: o semi-árido e o tropical úmido. O clima do tipo semi-árido é típico do sertão alagoano, sendo predominante em grande parte do território. O clima tropical úmido ocorre na costa alagoana, onde os índices pluviométricos são mais elevados. A temperatura média anual é sempre acima dos 24°C.

Vegetação

Nas áreas tropicais localizadas no litoral são identificadas vegetações litorâneas (mangues, coqueiros etc.), além de restritas áreas de mata Atlântica. Essa porção do estado é denominada de zona da Mata. E, por fim, a oeste do estado o que prevalece é a vegetação da Caatinga.

Hidrografia

O planalto da Borborema é o lugar onde nascem praticamente todos os rios do estado de Alagoas. Esses rios deságuam no São Francisco ou seguem direto para o mar. Sem contar o rio São Francisco, no estado ainda existem os rios Mandaú e Paraíba do Meio.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores