Tradução - Translation - Traducción

Parceiro


Excelência em prestação de serviços

Oferecemos suporte de qualidade aos nossos clientes, para apoiá-los nas seguintes atividades:

· Solução de dúvidas, incluindo apoio na seleção da melhor opção entre diversas disponíveis.

· Instalação e manutenção de equipamentos, bem como implementação de soluções técnicas e gerenciais.

· Sistema de registro de chamados de forma a permitir atendimento personalizado e acompanhamento do status do chamado, durante o tempo de resposta.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Os climas do Brasil


A divisão do Brasil conforme o clima.
O Brasil, devido sua extensão territorial, possui uma grande variedade de climas, dessa forma, conforme a classificação de A. Strahler existe:



Clima equatorial: as temperaturas são elevadas e umidade relativa do ar bastante alta, no caso influenciada pela floresta Amazônica. Nessas regiões não ocorrem grandes variações de temperaturas no decorrer do ano, elas possuem uma média anual de 26ºC. Os índices pluviométricos são bem distribuídos durante todo o ano. O período de estiagem é entre setembro e outubro, os índices pluviométricos anuais são de aproximadamente 2.500 mm.



Clima semi-árido: se apresenta em praticamente toda região nordeste, o relevo impede a passagem de umidade vinda de outros lugares, dessa forma, não atinge o interior, onde estão as partes mais secas. Nesses locais as chuvas são irregulares e mal distribuídas durante o ano, os índices pluviométricos não ultrapassam 750 mm anuais e dependendo da localidade as estiagens duram anos. O período chuvoso ocorre entre janeiro e abril, a temperatura média nessas regiões é de aproximadamente 27ºC.



Tropical úmido: abrange a faixa litorânea brasileira onde está localizada a floresta Atlântica, possui temperaturas elevadas e grande incidência de chuvas, sendo anualmente uma média 1.800mm, entre os meses de maio e setembro ocorre uma diminuição da temperatura provocada pelas massas de ar polar marítima.



Clima tropical típico: possui uma temperatura média anual de 24ºC e índices pluviométricos que giram em torno de 1.500mm ao ano, nos lugares onde esse tipo de clima atua existem duas estações bem definidas, sendo uma seca (maio a setembro) e outra chuvosa (outubro a abril).



Clima subtropical: possui temperatura média de 18ºC. No decorrer do ano as estações podem ser percebidas, entretanto, no verão as temperaturas são elevadas e o inverno é relativamente rigoroso, podendo atingir 0ºC. Os índices pluviométricos anuais são de 1.500, bem distribuídos.
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

3 comentários:

Seguidores