Tradução - Translation - Traducción

Parceiro


Excelência em prestação de serviços

Oferecemos suporte de qualidade aos nossos clientes, para apoiá-los nas seguintes atividades:

· Solução de dúvidas, incluindo apoio na seleção da melhor opção entre diversas disponíveis.

· Instalação e manutenção de equipamentos, bem como implementação de soluções técnicas e gerenciais.

· Sistema de registro de chamados de forma a permitir atendimento personalizado e acompanhamento do status do chamado, durante o tempo de resposta.

sábado, 28 de novembro de 2009

Aspectos naturais de Roraima


Monte Roraima
Roraima é uma unidade da Federação localizada no extremo norte do Brasil, o seu território é pouco povoado, existem poucos municípios se comparado a outros estados.

O estado está situado na Floresta Amazônica, evidentemente, existe uma enorme variedade de plantas, animais, além dos outros componentes paisagísticos, como o relevo e suas variações e uma importante rede hidrográfica.

Relevo

De uma forma geral, o relevo contido no território do Estado de Roraima é, predominantemente, plano, cerca de 60% de toda área estadual possui altitudes inferiores a 200 metros, 25% se eleva para uma média entre 200 e 300 metros, 14% de 300 a 900 metros e somente 1% detêm elevações da superfície superiores a 900 metros acima do nível do mar.

Existem duas estruturas geomorfológicas, o Planalto Ondulado e os Escarpamentos Setentrionais, esses fazem parte do Planalto das Guianas. O seu Planalto Ondulado é um grande pediplano, formado por maciços e picos isolados e dispersos.

Clima

O clima predominante em Roraima é similar ao dos Estados da Região Norte que abrigam a Floresta Amazônica, basicamente equatorial e tropical-úmido, a temperatura média que ocorre durante o ano varia de 20ºC em pontos de relevos com maiores altitudes, e 38ºC em áreas de relevo suave ou plano.

O índice pluviométrico na parte oriental é cerca de 2.000 mm e na parte ocidental é de, aproximadamente, 1.500 mm, nas proximidades com o a capital os índices atingem 2.600 mm.

Vegetação

De uma forma genérica, na parte ocidental e meridional prevalece a Floresta Amazônica, enquanto que a parte centro-oriental apresenta formações arbustivas e herbáceas, como as campinas e os cerrados.

No entanto, a composição paisagística vegetativa do estado pode ser classificada, mais especificamente, da seguinte forma:

Floresta Tropical Amazônica, composta por florestas densas e úmidas.
Campos Gerais do Rio Branco, formado por gramíneas, palmeiras de grande porte, buritizeiros, entre outros.
Região Serrana, árvores espaçadas, existência de uma grande quantidade de matéria orgânica como húmus.

Fazem parte da cobertura vegetal nas margens de rios:

- Mata de Terra Firme: corresponde à floresta que não sofre influência de enchentes fluviais.
- Matas de Várzeas: florestas situadas nas áreas influenciadas pelas cheias fluviais.
- Matas Ciliares: são reservas inundadas a cada ciclo de cheia.

Hidrografia

A rede hidrográfica de Roraima faz parte da Bacia do Rio Amazonas, dentro do território o rio mais importante é o Rio Branco, responsável pela formação de uma bacia regional.

O Rio Branco é extremamente influenciado pelo índice de chuvas que, automaticamente, reflete no volume de água no rio.

Grande parte dos rios da região possui uma grande quantidade de praias no verão, ideais para o turismo e lazer, além disso, existem rios de corredeiras localizados ao norte do Estado, é uma opção para prática de esportes, como a canoagem.

Todas as fontes hídricas de Roraima têm sua origem dentro de seu território, salvo dois rios com nascentes na Guiana. Todos os rios do Estado deságuam na Bacia Amazônica.

Os maiores rios de Roraima são Uraricoera e Tacutu que juntos dão origem ao Rio Branco, Amajari, Parime, Mau, Surumu e Cotingo.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores