Tradução - Translation - Traducción

Parceiro


Excelência em prestação de serviços

Oferecemos suporte de qualidade aos nossos clientes, para apoiá-los nas seguintes atividades:

· Solução de dúvidas, incluindo apoio na seleção da melhor opção entre diversas disponíveis.

· Instalação e manutenção de equipamentos, bem como implementação de soluções técnicas e gerenciais.

· Sistema de registro de chamados de forma a permitir atendimento personalizado e acompanhamento do status do chamado, durante o tempo de resposta.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Aves do Cerrado

O cerrado é um ecossistema rico em vários aspectos, como hídrico e flora, mas não se limita apenas a esses citados, há também as aves do cerrado. Conforme registros de cientistas, no cerrado podem ser encontradas cerca de 935 espécies de aves, dessas 787 são encontradas também em outros domínios, e 148 espécies são específicas do cerrado. No caso das aves, fica difícil definir uma ave como sendo específica de um único bioma em ra~zão da sua capacidade de voar.

Diante da breve introdução, a seguir as principais aves típicas que transitam pelo cerrado e que também podem ser encontradas em outros biomas.

Ema (Rhea americana), ave com peso de aproximadamente 30 kg, sua carne pode ser utilizada como alimento. Essa ave é constantemente encontrada no sistema de campo.

Seriema (Cariama cristata), essa ave possui peso relativo de 2 a 3 kg, transita com maior frequência no subsistema de campo de cerrado.

Pavãozinho-do-pará (Eurypyga helias), possui peso quando adulto de até 500 g, é comum transitar no subsistema de matas ciliares.

Jaó (Crypturellus undulatus), ave com peso aproximado em fase adulta de 800g, ocorre com maior frequência nos subsistemas de mata e mata ciliar. 



Inhambu-xintã (Crypturellus tataupa), na fase adulta atinge até 100g, transita com maior frequência nos subsistemas de cerradão, mata e mata ciliar.

Inhambu-chororó (Crypturellus parvirostris), ave que possui na fase adulta peso de até 150g, é mais comum encontrá-lo nos subsistemas de cerrado, cerradão e mata.

Codorna-do-nordeste (Nothura boraquira), possui peso de aproximadamente 250g quando adulto, transita com mais frequência nos subsistema de campo.

Coruja-orelhuda (Rhinoptynx clamator), quando adulto chega a pesar até 500g, ocorre nos subsistemas de cerrado, cerradão e mata. 


Coruja-buraqueira (Athene cunicularia), ave que pesa na fase adulta 150g, é mais encontrada no subsistema de campo. 

Caburé (Glaucidium brasilianum), na fase adulta chega a pesar 100g, transita com maior frequência nos subsistemas de cerrado, cerradão e mata. 

Coruja-da-igreja (Tyto alba), quando adulta pesa aproximadamente 400g, é mais encontrada nos subsistemas de campo e cerrado.

Arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus), ave que pesa em sua fase adulta cerca de 1 kg, é mais encontrada nos subsistemas de veredas e ambientes alagadiços, porém pode transitar em todos outros subsistemas do cerrado.



Arara-canindé (Ara ararauna), peso na idade adulta de 1 kg.

Arara-vermelha-grande (Ara chloropterus), ave que atinge em sua fase adulta peso de aproximadamente 1 kg, transita em todos os subsistemas.

Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) pesa, quando adulto, aproximadamente 300g.

Periquitão-maracanã (Aratinga leucophthalma), ave que possui peso em sua fase adulta 300g, ocorre nos subsistemas de veredas e ambientes alagadiços e campo.



Mutum-de-penacho (Crax fasciolata), peso adulto cerca de 2 a 3 kg, transita com maior frequência no subsistema de matas ciliares. 



Jacucaca (Penelope jacucaca), ave que pesa na fase adulta cerca de 500g, transita com maior frequência nos subsistemas de cerradão e mata. 



Jacutinga-de-garganta-azul (Aburria cumanensis), quando adulto pesa aproximadamente 2 a 3 kg, ocorre nos subsistemas de mata e matas ciliares. 



Aracuã-do-pantanal (Ortalis canicollis), peso adulto 500g, transita principalmente nos subsistemas de matas ciliares, veredas e ambientes alagadiços.



Pomba-galega (Patagioenas cayennensis), peso de aproximadamente 200g, ocorre com mais frequência nos subsistemas de veredas e ambientes alagadiços. 



Pomba-trocal (Patagioenas speciosa), peso adulto de 200g, ocorre nos subsistemas de veredas e ambientes alagadiços.



Juriti (Leptotila sp.), ave que pesa na fase adulta aproximadamente 200g, transita com maior frequência no subsistema de cerrado.



Pomba-de-bando (Zenaida auriculata), na fase adulta pesa 300g, ocorre nos subsistemas de campo, cerrado e cerradão. 



Tucanuçu (Ramphastos toco), o peso adulto da ave é de aproximadamente 250g, transita com maior frequência no subsistema de campo.



Tucano (Ramphastus vitellinus), ave com peso quando adulto de aproximadamente 250g, é mais encontrado no subsistema de campo.



Tucano (Ramphastus vitellinus), ave com peso quando adulto de aproximadamente 250g, é mais encontrado no subsistema de campo.



Araçari-castanho (Pteroglossus castanotis), quando adulto pesa aproximadamente 200g, transita com maior frequência nos subsistemas de cerrado, cerradão, mata e matas ciliares.



Marreca-de-coleira (Callonetta leucophrys), ave com peso quando adulto de aproximadamente 1,5 kg, ocorre com maior frequência nos subsistemas de veredas e ambientes alagadiços.



Pato-de-crista (Sarkidiornis sylvicola), quando adulto pesa aproximadamente 2 kg, ocorre com maior frequência nos subsistemas de veredas e ambientes alagadiços



Asa-branca (Dendrocygna autumnalis), ave com peso adulto de aproximadamente 1kg, ocorre com maior frequência nos subsistemas de veredas e ambientes alagadiços. 



Pé-vermelho (Amazonetta brasiliensis), quando adulto pesa aproximadamente 1kg, transita com maior frequência nos subsistemas de veredas e ambientes alagadiços.



Anhuma-Poca (Chauna torquata), ave com peso na fase adulta de aproximadamente 3 a 4 kg, ambos ocorrem nos subsistemas de veredas e ambientes alagadiços. 



Garça-moura (Ardea cocoi), pode atingir na fase adulta aproximadamente 3 kg, é mais encontrado nos subsistemas de veredas e ambientes alagadiços. 


Curicaca (Theristicus caudatus), ave que pesa na fase adulta aproximadamente 1 kg, transita com maior frequência nos subsistemas de matas ciliares e campo.
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

2 comentários:

Seguidores