Tradução - Translation - Traducción

Parceiro


Excelência em prestação de serviços

Oferecemos suporte de qualidade aos nossos clientes, para apoiá-los nas seguintes atividades:

· Solução de dúvidas, incluindo apoio na seleção da melhor opção entre diversas disponíveis.

· Instalação e manutenção de equipamentos, bem como implementação de soluções técnicas e gerenciais.

· Sistema de registro de chamados de forma a permitir atendimento personalizado e acompanhamento do status do chamado, durante o tempo de resposta.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Aspectos naturais do Estado de Pernambuco


Planalto de Borborema.
O Estado de Pernambuco é uma das unidades da Federação brasileira localizada na região Nordeste, ocupa uma área de 98,311 km2. Esse espaço geográfico abrange diversas paisagens, constituídas a partir da interação entre os elementos naturais, sendo que os principais são: relevo, clima, vegetação e hidrografia.

O relevo do estado é formado basicamente por três tipos: planície costeira, planalto e depressão. Grande parte do território estadual, cerca de 76%, possui um relevo relativamente plano, não ultrapassa os 600 metros de altitude. As planícies se encontram em áreas próximas ao litoral. À medida que se afasta do litoral a altitude aumenta, pode atingir até 1.200 metros.

O planalto de Borborema possui cerca de 600 metros de altitude, mas existem áreas onde a média de altitude é de 800 metros, como a Chapada do Araripe. A depressão relativa ocorre nas proximidades do planalto de Borborema, isso quer dizer a área está altimetricamente abaixo das áreas periféricas (planalto).

Em Pernambuco são identificadas duas características climáticas: o clima tropical e o semi-árido. O clima tropical ocorre nas áreas litorâneas denominadas de zona da mata. A temperatura é elevada, a média anual é de 24°C. Quanto aos índices pluviométricos, a média anual é de 1.500 mm. Nas áreas que predominam o clima semi-árido as temperaturas são elevadas em boa parte do ano (cerca de 26°) e a quantidade de chuva é reduzida, algo em torno de 600 mm ao ano.

A cobertura vegetal do estado é composta por vegetação Litorânea, floresta Tropical e Caatinga. A vegetação Litorânea predomina em áreas muito próximas ao oceano, por isso são identificadas vegetações rasteiras, coqueiros, mangues e em alguns casos arbustos. A floresta Tropical é onde originalmente abrigava a floresta Atlântica. E por fim, na região do agreste e do sertão do estado o que predomina é a vegetação da Caatinga.

A hidrografia pernambucana é formada por vários rios, mas, sem dúvida, o principal é o São Francisco, uma vez que o mesmo é fundamental para a irrigação e demais atividades do sertanejo nordestino. Existem ainda os rios: Capibaribe, Ipojuca, Una, Pajeú e Jaboatão.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores