Mato Grosso do Sul possui uma produção diversificada.
O Estado atua nos três setores da economia: primário, secundário e terciário.
Setor Primário
Esse setor corresponde às atividades relacionadas à produção agrícola e extrativismo animal, vegetal e mineral.
Nesse seguimento econômico o Estado tem sua maior produção na região do município de Dourados, nesse são praticadas uma grande variedade de culturas, tais como: soja, arroz, café, trigo, milho, feijão, mandioca, algodão, amendoim e cana-de-açúcar.
Setor Secundário
Nesse setor o estado realiza a produção de energia através da Usina Hidrelétrica de Jupia, além disso, atua na extração de minérios em jazidas de ferro, manganês, calcário, mármore e estanho. No município está localizada uma das maiores jazidas de ferro do mundo.
Na produção industrial os principais produtos são os do ramo alimentício, processamento de minérios e madeiras, além do beneficiamento de carne bovina e arroz, além disso, na capital concentra ainda um grande núcleo industrial com indústrias de cimento, fiação, curtume, beneficiamento de cereais e uma siderúrgica.
Setor Terciário
Na atividade de prestação de serviços Mato Grosso do Sul se destaca no turismo ecológico, devido às grandes riquezas naturais presentes em seu território.
O PIB do Estado é composto por diversos tipos de produtos ou atividades, desse modo, a agropecuária participa com 31,2%, a indústria com 22,7% e a prestação de serviços com 46,1%.
Os principais produtos de exportação e seus respectivos percentuais são: soja e derivados (34,9%), carnes de suínos e frangos (20,9%), carne bovina (13,7%), minérios e suas ligas (8%), couros e peles (7,4%) e madeira (5,1%).
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário