Tradução - Translation - Traducción

Parceiro


Excelência em prestação de serviços

Oferecemos suporte de qualidade aos nossos clientes, para apoiá-los nas seguintes atividades:

· Solução de dúvidas, incluindo apoio na seleção da melhor opção entre diversas disponíveis.

· Instalação e manutenção de equipamentos, bem como implementação de soluções técnicas e gerenciais.

· Sistema de registro de chamados de forma a permitir atendimento personalizado e acompanhamento do status do chamado, durante o tempo de resposta.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Aspectos naturais do Tocantins


Jalapão, paisagem natural do Tocantins.
O planeta é composto por uma infinidade de ecossistemas, sendo que cada um possui sua fisionomia paisagística, suas particularidades e características.

Os ecossistemas se formam a partir da interação entre diversos elementos, tais como água, temperatura, sol, solo, ar, entre outros. À medida que esses elementos se diferenciam as configurações da paisagem se alteram.

O estado do Tocantins apresenta uma grande variedade natural, que é demonstrada a partir dos principais componentes de formação da paisagem, desse modo, os de maior destaque são: relevo, clima, vegetação e hidrografia.

Relevo

No Tocantins são encontrados basicamente três tipos de relevo: planalto, planícies e depressões. Quanto à altitude, grande parte do território não ultrapassa 500 metros acima do nível do mar.

Os planaltos são encontrados nas áreas próximas ao Araguaia-Tocantins, localizado no sul do estado, nessa região as altitudes são de 300 a 600 metros. O ponto mais alto do Tocantins se estabelece na Serra das Traíras, com 1.340 metros de altitude.

Clima

Em Tocantins o clima que predomina é o tropical, esse apresenta duas estações bem definidas, uma seca e uma chuvosa, a primeira produz temperatura com média anual de 26ºC e a segunda 32ºC. Os índices pluviométricos durante o ano são de 1.800 mm no norte e no leste, no sul do estado o índice diminui para 1.000 mm.

Vegetação

A cobertura vegetal do Estado é composta por 90% de cerrado, esse tipo de vegetação possui árvores baixas com raízes profundas, troncos retorcidos e folhas e cascas grossas, o território é uma área de transição entre cerrado e Floresta Amazônica, essa se apresenta ao norte do Estado.

Hidrografia

O Estado faz parte dos principais potenciais hídricos do Brasil, dessa forma o território demonstra importantes rios como o Araguaia, o Tocantins, do Sono, das Balsas e Paraná, no primeiro está situada a maior ilha fluvial do mundo, denominada de Ilha do Bananal.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

Seguidores