Nos centros urbanos há grande concentração de pessoas
O Brasil é considerado um país populoso em números de habitantes, atualmente com 189 milhões, no entanto, é despovoado se tratando de densidade demográfica, somente 20 hab/km2.
Para conhecer o número de habitantes no Brasil é necessária a realização do censo, que é a coleta de dados estatísticos sobre o número de habitantes de uma cidade e que ao serem somadas são obtidos os resultados nacionais.
O primeiro censo brasileiro foi realizado pela Repartição de Estatística em 1872, através da ordem do Imperador D. Pedro II, no qual foi feito o levantamento do número de habitantes oficial. Desse período até o ano de 1940, o recenseamento era realizado a cada vinte anos, a partir dessa data o processo passou a ser executado a cada dez anos.
Para analisar a realidade da população quanto ao contexto de populoso e povoado é preciso conhecer o significado de cada um.
Populoso, ou população absoluta, corresponde à soma de habitantes de um determinado lugar, desconsiderando a relação de espaço que habita.
Já o conceito de povoado, corresponde à ligação direta entre o número de habitantes e as áreas geográficas ou espaço habitado, é assim que estabelece a densidade demográfica, ou seja, quantidade de pessoas por km2, esse é denominado de população relativa.
A população relativa no Brasil é comprovada por meio da concentração da população nas proximidades da costa, cerca de 100 km, a disparidade entre essas áreas e outras é muito grande, no sudeste, por exemplo, a densidade demográfica é de 100 hab/km2, em contrapartida, a região norte não contabiliza nem um habitante por km2.
De forma geral os centros urbanos concentram a maioria da população, geralmente são grandes cidades localizadas ao longo do litoral brasileiro, lugar por onde iniciou o processo de colonização portuguesa, as atividades econômicas e também o processo de urbanização.
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário