Tradução - Translation - Traducción

Parceiro


Excelência em prestação de serviços

Oferecemos suporte de qualidade aos nossos clientes, para apoiá-los nas seguintes atividades:

· Solução de dúvidas, incluindo apoio na seleção da melhor opção entre diversas disponíveis.

· Instalação e manutenção de equipamentos, bem como implementação de soluções técnicas e gerenciais.

· Sistema de registro de chamados de forma a permitir atendimento personalizado e acompanhamento do status do chamado, durante o tempo de resposta.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Brasil, populoso e despovoado


Nos centros urbanos há grande concentração de pessoas
O Brasil possui um território de grandes dimensões, se colocando como um dos maiores do mundo, além de ser um dos mais populosos.
O Brasil é considerado um país populoso em números de habitantes, atualmente com 189 milhões, no entanto, é despovoado se tratando de densidade demográfica, somente 20 hab/km2.

Para conhecer o número de habitantes no Brasil é necessária a realização do censo, que é a coleta de dados estatísticos sobre o número de habitantes de uma cidade e que ao serem somadas são obtidos os resultados nacionais.
O primeiro censo brasileiro foi realizado pela Repartição de Estatística em 1872, através da ordem do Imperador D. Pedro II, no qual foi feito o levantamento do número de habitantes oficial. Desse período até o ano de 1940, o recenseamento era realizado a cada vinte anos, a partir dessa data o processo passou a ser executado a cada dez anos.

Para analisar a realidade da população quanto ao contexto de populoso e povoado é preciso conhecer o significado de cada um.
Populoso, ou população absoluta, corresponde à soma de habitantes de um determinado lugar, desconsiderando a relação de espaço que habita.
Já o conceito de povoado, corresponde à ligação direta entre o número de habitantes e as áreas geográficas ou espaço habitado, é assim que estabelece a densidade demográfica, ou seja, quantidade de pessoas por km2, esse é denominado de população relativa.

A população relativa no Brasil é comprovada por meio da concentração da população nas proximidades da costa, cerca de 100 km, a disparidade entre essas áreas e outras é muito grande, no sudeste, por exemplo, a densidade demográfica é de 100 hab/km2, em contrapartida, a região norte não contabiliza nem um habitante por km2.

De forma geral os centros urbanos concentram a maioria da população, geralmente são grandes cidades localizadas ao longo do litoral brasileiro, lugar por onde iniciou o processo de colonização portuguesa, as atividades econômicas e também o processo de urbanização.
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores