Tradução - Translation - Traducción

Parceiro


Excelência em prestação de serviços

Oferecemos suporte de qualidade aos nossos clientes, para apoiá-los nas seguintes atividades:

· Solução de dúvidas, incluindo apoio na seleção da melhor opção entre diversas disponíveis.

· Instalação e manutenção de equipamentos, bem como implementação de soluções técnicas e gerenciais.

· Sistema de registro de chamados de forma a permitir atendimento personalizado e acompanhamento do status do chamado, durante o tempo de resposta.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Aspectos naturais do Rio Grande do Norte


Típica paisagem do interior do Rio Grande do Norte.
O Rio Grande do Norte é um Estado brasileiro que está localizado na região Nordeste do Brasil. Seu território abrange uma área de 52.796,791 km2, extensão que abriga uma variedade de elementos naturais que se destacam na paisagem, como o relevo, o clima, a vegetação e a hidrografia.

Relevo

A superfície do Estado do Rio Grande do Norte é formada, em grande parte, por um relevo plano; aproximadamente 83% do espaço geográfico estadual não ultrapassam 300 metros acima do nível do mar. O relevo norte-rio-grandense é composto por duas unidades de relevo: terras baixas e planalto. As terras baixas são encontradas no leste, norte e oeste do Planalto da Borberema. O planalto se estabelece no norte da Serra Borborema e se estende até o sul do Estado.

Clima

No Rio Grande do Norte, podem ser percebidos dois tipos de climas: tropical úmido litorâneo e tropical semi-árido. No litoral, o clima que predomina é o tropical úmido; as temperaturas apresentam uma média anual de 20°C. Além disso, os índices pluviométricos são relativamente elevados, chegam a atingir 1.500mm por ano. Em contrapartida, a parte interiorana do Estado apresenta uma média de temperatura mais elevada (algo em torno de 27°C), e os índices pluviométricos na região são baixos e não superam os 800 mm ao ano.

Vegetação

Na região litorânea são identificadas duas características vegetais: os mangues e a floresta Atlântica (áreas remanescentes). No oeste do Estado, onde as temperaturas são elevadas e a incidência de chuvas é restrita, a cobertura vegetal predominante é a Caatinga.

Hidrografia

A hidrografia do Estado do Rio Grande do Norte é marcada pela temporariedade de seus rios, ou seja, rios que secam em um período do ano em decorrência do desprovimento de chuvas. No entanto, também existem rios de regime perene (que não secam) no agreste e no litoral. Dentre os rios que compõem a hidrografia, os principais são: Mossoró, Apodi Assu, Piranhas, Potengi, Trairi, Jundiaí, Jacu, Seridó e Curimataú.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores