Tradução - Translation - Traducción

Parceiro


Excelência em prestação de serviços

Oferecemos suporte de qualidade aos nossos clientes, para apoiá-los nas seguintes atividades:

· Solução de dúvidas, incluindo apoio na seleção da melhor opção entre diversas disponíveis.

· Instalação e manutenção de equipamentos, bem como implementação de soluções técnicas e gerenciais.

· Sistema de registro de chamados de forma a permitir atendimento personalizado e acompanhamento do status do chamado, durante o tempo de resposta.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A população brasileira


O Brasil detém a quinta maior população do mundo.
Atualmente o Brasil possui cerca de 189 milhões de habitantes, esse elevado contingente populacional coloca o país entre os mais populosos do mundo. O Brasil ocupa hoje o quinto lugar dentre os mais populosos, superado somente pela China (1,3 bilhões), Índia (1,1 bilhões), Estados Unidos (300 milhões) e Indonésia (234 milhões).

A população brasileira está irregularmente distribuída no território, pois há regiões densamente povoadas e outras quase desertas. A população brasileira se estabelece de forma concentrada na região sudeste, com cerca de 80 milhões de habitantes; o nordeste abriga aproximadamente 53 milhões, o sul acolhe cerca de 28 milhões, além das regiões menos povoadas, região norte com aproximadamente 16 milhões e centro-oeste com 14 milhões.

A irregularidade na distribuição da população fica evidente quando se analisa alguns dados populacionais de regiões ou Estados. Somente o Estado de São Paulo concentra cerca de 40 milhões de habitantes que correspondem às populações da região sul, norte e centro-oeste juntas.

A população brasileira está distribuída em um extenso território, com 8,5 milhões de quilômetros quadrados, em virtude disso a população relativa é modesta, com cerca de 22 hab/Km2, o dado apresentado classifica o país como pouco povoado, apesar de ser populoso diante do número da população absoluta.

O sudeste é a região mais populosa do país por ter ingressado primeiramente no processo de industrialização, e hoje encontra-se desenvolvida economicamente e industrialmente. O surgimento da indústria no sudeste foi primordial para a urbanização e a concentração populacional na região, pois tornou-se uma área de atração para trabalhadores de diversos pontos do país.

Em relação à densidade demográfica, a região sul ocupa o segundo lugar, as causas dessa concentração se devem principalmente pelo fato da região ser composta por apenas três estados e pela riqueza contida nos mesmos que proporciona um elevado índice de urbanização.

O nordeste é a segunda região mais populosa, no entanto, a densidade demográfica é baixa, proveniente da migração ocorrida para outros pontos do Brasil, ocasionada pelas crises socioeconômicas comuns nessa parte do país.

O centro-oeste ocupa o quarto lugar quando se trata de população relativa, isso é provocado pelo tipo de atividade econômica que está vinculada à agropecuária e que requer pouca mão-de-obra.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores