As opiniões sobre a melhor política a ser adotada pelo Brasil em relação à exploração do petróleo se radicalizavam no final da década de 40: havia grupos que defendiam o regime do monopólio estatal, enquanto outros eram favoráveis à participação da iniciativa privada.
Após intensa campanha de mobilização popular, a opção pelo monopólio foi consolidada no texto da lei 2004, de 3 de outubro de 1953. A pesquisa, lavra, refino e transporte do petróleo e derivados passaram a ser atribuições estatais, desempenhadas pela Petróleo Brasileiro S.A., Petrobras, empresa criada através do mesmo decreto.
Na época da criação da Petrobras, a produção nacional não atingia 1,6% do consumo interno. A companhia intensificou a exploração e trabalhou na formação e especialização de seu corpo técnico. A empresa conseguiu implementar um aumento constante das reservas.
Outra decisão da Petrobras, nessa época, foi ampliar o setor de refino existente, com o objetivo de reduzir os custos de importação dos derivados de petróleo. Havia, no Brasil, uma refinaria em operação, outra em construção e cinco de propriedade particulares.
O parque operacional montado passou a contar com onze refinarias, número ampliado posteriormente com a aquisição de unidades no exterior. Das unidades particulares, duas permaneceram em funcionamento até hoje.
LINHA DO TEMPO
No dia 3 de outubro de 1953, do Palácio do Catete, o presidente Getúlio Vargas enviava mensagem ao povo brasileiro, dando conta de que o Congresso acabara de transformar em lei o plano governamental para a exploração do petróleo. "Constituída com capital, técnica e trabalho exclusivamente brasileiros, a Petrobras resulta de uma firme política nacionalista no terreno econômico", disse o presidente. "É, portanto, com satisfação e orgulho patriótico que hoje sancionei o texto de lei aprovado pelo poder legislativo, que constitui novo marco da nossa independência econômica", concluiu. As bases da política petrolífera nacional se estabeleceram na Lei 2004, que criou a Petróleo Brasileiro S.A - Petrobrás.
PERFIL
A Petrobras é uma sociedade anônima de capital aberto que atua de forma integrada e especializada em segmentos relacionados à indústria de óleo, gás e energia.
Líder no mercado nacional e na América Latina, a Petróleo Brasileiro S.A. é uma empresa consciente de sua responsabilidade social e que respeita o meio ambiente.
No contexto de abertura do setor petrolífero brasileiro, a empresa mantém o crescimento e a liderança no País, preparando-se para tornar-se uma companhia de energia com atuação internacional.
MISSÃO DA EMPRESA: atuar de forma segura e rentável nas atividades da indústria de óleo, gás e energia, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços de qualidade, respeitando o meio ambiente, considerando os interesses dos seus acionistas e contribuindo para o desenvolvimento do País.
VISÃO DA EMPRESA: Petrobras será uma empresa de energia com forte presença internacional e líder na América Latina, atuando com foco na rentabilidade e responsabilidade social.
INVESTIMENTOS NO BRASIL
A Petrobras inicia o século XXI enfrentando todos os desafios com muita eficiência. Além de comprometida com a produção, transporte, refino e distribuição de petróleo e gás em condições máximas de segurança, a Petrobras é a empresa que mais investe em projetos sociais, culturais, artísticos e de educação ambiental no país.
A Companhia conta com quatro áreas de negócio (Exploração e Produção, Abastecimento, Gás & Energia e Internacional), duas áreas de apoio (Financeira e Serviços) e unidades corporativas ligadas diretamente ao presidente.
Além disso, o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) possui uma das mais avançadas tecnologias do mundo e é reconhecido internacionalmente pela sua grande competência.
ATIVIDADES
A petrobras atua em diversas áreas, entre elas as de abastecimento, exploração e produção, gás e energia, e negócios internacionais.
Confira como cada uma delas se insere no sistema Petrobras:
ABASTECIMENTO: A Petrobras abastece quase toda a demanda do mercado brasileiro por derivados de petróleo. Um mercado que consome aproximadamente 1,7 milhão de barris/dia.
A excelência do abastecimento da Petrobras colocou a empresa como a nona maior companhia no setor downstream (refino, transporte e comercialização), segundo avaliação da Petroleum Intelligence Weekly.
O termo downstream, na Petrobras, está ligado à boa parte da estrutura operacional: onze refinarias, duas fábricas de fertilizantes, bases, dutos, terminais e navios.
Entre os desafios do setor, a Petrobras trabalha para aumentar a produção de diferentes tipos de óleos em suas refinarias e eliminar a dependência da importação. Sempre com a preocupação com a qualidade do produto, a segurança do homem e os cuidados ambientais.
EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO: Este setor da Petrobras é responsável pela pesquisa, localização, identificação, desenvolvimento, produção e incorporação de reservas de óleo e gás natural.
A Petrobras atua em um padrão de excelência mundial de desenvolvimento e aplicação de tecnologia e produção em águas profundas. Em reconhecimento a este trabalho, a companhia recebeu, por duas vezes, o prêmio mais importante da indústria mundial de petróleo, o Distinguished Achievement Award, oferecido na Offshore Technology Conference (OTC), em 1992 e 2001.
Estas atividades, em alinhamento com as orientações corporativas da Petrobras, observam rigorosamente os preceitos de responsabilidade social e de preservação do meio ambiente em todas as localidades onde atua.
GÁS E ENERGIA: Com a nova estrutura organizacional da Petrobras, a estratégica área de negócios de Gás & Energia tornou-se responsável pela comercialização do gás natural nacional e importado e pela implantação de projetos - em parceria com o setor privado - que irão garantir a oferta deste combustível em todo o país.
A área de Gás & Energia da Petrobras é responsável por grande parte da estrutura de transporte e comercialização, atuando sempre de maneira segura e ambientalmente correta. Entre todos os combustíveis atualmente disponíveis em larga escala, o gás natural é aquele que se destaca como o mais versátil, econômico e limpo.
Preocupada em atender a crescente demanda de energia elétrica no país, a Petrobras também participa efetivamente na implantação de projetos de usinas termelétricas, bem como nos estudos de viabilidade técnica e econômica de empreendimentos como o gasoduto Bolívia-Brasil.
Petrobras começou a implementar no início deste novo milênio um importante plano de reestruturação com o objetivo de se tornar uma Empresa de Energia.
ÁREA DE NEGÓCIOS INTERNACIONAL (ANI): A Petrobras desenvolve diversas atividades no exterior, como exploração, compra e venda de petróleo, tecnologias, equipamentos, materiais e serviços, recrutamento de pessoal especializado, afretamento de navios, apoio em eventos internacionais, entre outros.
A companhia está associada às maiores empresas de petróleo do mundo fazendo-se presente em Angola, Argentina, Bolívia, Colômbia, Cazaquistão, Estados Unidos, Guiné Equatorial, Nigéria e Trinidad e Tobago.
TRANSPORTE E REFINO: Após a extração dos poços, o petróleo é transferido por oleodutos ou navios petroleiros até terminais marítimos. Desses portos, o produto é transportados para as refinarias para a obtenção dos derivados.
A Transpetro (Petrobras Transportes S.A.) é a empresa subsidiária da Petrobras responsável pelas atividades de transporte e armazenamento.
DISTRIBUIÇÃO: Nesta etapa, o derivado do petróleo chega até o consumidor. Esta atividade abrange da aquisição do produto até sua comercialização e controle de qualidade.
A Petrobras Distribuidora é a responsável por prestar esse serviço. A subsidiária conta com uma rede de mais de sete mil postos, em todo o território nacional.
A maior distribuidora do Brasil está presente em diversos segmentos: automotivo, marítimo, ferroviário e aviação, com produtos voltados para as mais diferentes aplicações.
No quesito controle de qualidade, o programa "De Olho no Combustível" é o mais completo do país, incluindo 11 requisitos para a certificação dos postos Petrobras.
EMPRESAS DO GRUPO
Como as grandes empresas internacionais de petróleo, a Petrobras também atua por meio de empresas subsidiárias, controladas e coligadas. Essas empresas foram criadas por necessidades diretas da própria indústria do petróleo, ou para atender a exigências do desenvolvimento do Brasil. Assim, aos poucos, foi tomando corpo o que, na década de 70, passou a ser conhecido como o Sistema Petrobras, que já chegou a reunir quase 150 empresas nos ramos petroquímico, de fertilizantes, distribuição, comércio internacional, reparos navais e transporte. Posteriormente, procurou-se racionalizar o sistema, com fusões e alienação de empresas ou de participações.
Hoje, o Sistema Petrobras é formado por subsidiárias (Petrobras Distribuidora, Transpetro, Gaspetro e Petroquisa) e algumas controladas e coligadas.
PETROBRAS QUÍMICA (PETROQUISA): A Petroquisa surgiu em 1967, para viabilizar a indústria petroquímica brasileira, porque, até então, o país importava todos os produtos petroquímicos básicos. A subsidiária participa em sociedades que têm por objetivo a fabricação, comércio, distribuição, transporte, importação e exportação de produtos das indústrias química e petroquímica. Implantou os três pólos petroquímicos brasileiros (São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul), um pólo cloroquímico (Alagoas) e unidades petroquímicas em Pernambuco e no Rio de Janeiro. A atuação da Petroquisa tem permitido que o Brasil seja auto-suficiente em produtos petroquímicos básicos, intermediários e finais. A Petroquisa participa hoje do capital das três centrais petroquímicas (Copene, Copesul e Petroquímica União) e em empresas de segunda geração.
PETROBRAS DISTRIBUIDORA: Criada em 1971, opera na distribuição e comercialização de produtos e derivados de petróleo, álcool e outros combustíveis. Seja nos mais de sete mil postos de serviço, com sua arquitetura futurista, ou nas balsas que abastecem a Amazônia, é a única empresa do setor que atua em todo o território nacional, levando derivados aos mais longínquos pontos do Brasil.
A Distribuidora atua em um mercado muito competitivo, com dezenas de concorrentes, e se destaca por manter a liderança na comercialização dos principais produtos, com participação de cerca de 33% do mercado.
A maior distribuidora do Brasil está presente em diversos segmentos da indústria: automotivo, marítimo, ferroviário e na aviação.
PETROBRAS GÁS (GASPETRO): A empresa funciona como holding para investimentos no transporte de gás natural, além de deter participações minoritárias em projetos de geração de energia e cabos de fibra óptica.
Esta subsidiária surgiu em maio de 1998, após a alteração da razão social da Petrobras Fertilizantes (Petrofertil) - a subsidiária criada em 1976 teve O objetivo da Gaspetro passou a ser a produção, o comércio, a importação, a exportação, a armazenagem, o transporte e a distribuição de gás natural, de gás liquefeito de petróleo e de gases raros de quaisquer origens; de fertilizantes, suas matérias-primas e produtos correlatos; de energia termoelétrica; de sinais de dados, voz e imagem por meio de sistemas de comunicação por cabo e rádio; bem como a prestação de serviços técnicos e administrativos relacionados a tais atividades.
Atualmente, o projeto mais importante da Gaspetro é o desenvolvimento e operação do gasoduto Bolívia-Brasil.
PETROBRAS TRANSPORTE (TRANSPETRO): É a mais jovem das subsidiárias, criada em 1998. Entre suas atribuições estão as atividades de transporte marítimo do Sistema Petrobras, podendo também prestar serviços de transporte a terceiros. Com a gradativa integração da Frota Nacional de Petroleiros (Fronape), a Transpetro opera no transporte e armazenagem de granéis, petróleo, derivados e de gás, por meio de dutos, terminais ou embarcações próprias ou de terceiros. Além disso, também tem por objetivos construir e operar novos dutos, terminais ou embarcações, mediante associação com outras empresas. Outra atribuição é o transporte de sinais, dados, voz e imagem associados às suas atividades-fim.
PETROBRAS COMERCIALIZADORA DE ENERGIA LTDA: A empresa tem como objetivos a comercialização dos blocos de energia elétrica contratados pela Petrobras, bem como a prestação de serviços técnicos e administrativos relacionados a essas atividades. A subsidiária tem como sócias a Petrobras e a Petrobras Gás S.A. (Gaspetro), com 99% e 1% de participação, respectivamente.
DEMAIS EMPRESAS CONTROLADAS OU COLIGADAS: Petrobras Negócios Eletrônicos S.A., Petrobras International Finance Company (PIFCO), Downstream Participações S.A.
PETROBRAS EM NÚMEROS
Meio século após a criação, a Petrobras transformou-se na maior empresa brasileira e na 15ª empresa de petróleo do mundo, segundo os critérios da publicação Petroleum Intelligence Weekly.
DADOS REFERENTES AO ANO DE 2004
Receitas Líquidas (em bilhões) | R$ 108,20 |
Lucro Líquido (em bilhões) | R$ 17,86 |
Investimentos (em bilhões) | R$ 21,77 |
Acionistas | 161.143 |
Exploração | 50 sondas de perfuração (31 marítimas) |
Reservas (Critério SEC) | 11,82 bilhões de barris de óleo e gás equivalente (boe) |
Poços Produtores | 13.821 (665 marítimos) |
Plataformas de Produção | 95 (72 fixas; 23 flutuantes) |
Produção Diária | 1,661 milhão bpd de óleo e LGN 359 milhões de barris de óleo equivalente |
Refinarias | 16 (cinco no exterior) Paulínia - Replan (SP) Landulpho Alves - Rlam (BA) Duque de Caxias - Reduc (RJ) Henrique Lage - Revap (SP) Alberto Pasqualini - Refap (RS) Pres. Getúlio Vargas - Repar (PR) Pres. Bernardes - RPBC (SP) Gabriel Passos - Regap (MG) Manaus - Reman (AM) Capuava - Recap (SP) Fortaleza - Lubnor (CE) Gualberto Villarrolel - Bolívia Guilhermo Elder Bell - Bolívia Ricardo Eliçabe - Argentina San Lorenzo - Argentina Del Norte - Argentina |
Rendimento das Refinarias | 1,797 milhão barris por dia (bpd) |
Dutos | 30.318 km |
Frota de Navios | 50 (46 próprios) |
Postos | 6.154 Ativos (631 próprios) |
Fertilizantes | 2 Fábricas: |
1.652 toneladas métricas de amônia | |
1.598 toneladas métricas de uréia |
Nenhum comentário:
Postar um comentário