Tradução - Translation - Traducción

Parceiro


Excelência em prestação de serviços

Oferecemos suporte de qualidade aos nossos clientes, para apoiá-los nas seguintes atividades:

· Solução de dúvidas, incluindo apoio na seleção da melhor opção entre diversas disponíveis.

· Instalação e manutenção de equipamentos, bem como implementação de soluções técnicas e gerenciais.

· Sistema de registro de chamados de forma a permitir atendimento personalizado e acompanhamento do status do chamado, durante o tempo de resposta.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A migração atual no Brasil


Migrante nordestino em São Paulo.
A região Nordeste, de acordo com pesquisas realizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) por meio do censo, ainda segue em primeiro lugar como área de repulsão dentro do Brasil. Geralmente, a região de atração para os nordestinos é o Sudeste. Na mesma pesquisa, descobriu-se também um fluxo no sentido contrário, fato atribuído àqueles que não obtiveram sucesso em sua tentativa e que foram obrigados a retornar à sua terra natal. Muitos nordestinos que obtiveram ascensão, também voltaram para suas respectivas cidades natais.

Na década de 90, havia aproximadamente 500 mil nordestinos vivendo em outras regiões brasileiras. Na década seguinte, o número aumentou para cerca de 700 mil pessoas. Entre os primeiros anos da década de 90 e 2.000, pelo menos 1,4 milhão de nordestinos deixaram seus estados. Já a região Sudeste absorveu cerca de 1,5 milhão de pessoas e, no mesmo período, aproximadamente 950 mil migrantes deixaram essa região com destino a outros pontos do Brasil.

Cerca de 66,8% do número de migrantes que chegaram à região Sudeste são oriundos do Nordeste, 14,5% do Sul, 13,5% do Centro-Oeste e 5,2% do Norte. A pesquisa apontou que muitos nordestinos têm migrado em direção ao Centro-Oeste, sobretudo para o Distrito Federal e o estado de Goiás. Atualmente, tem ocorrido um grande fluxo de sulistas em direção à região Norte, especialmente para o sul do Pará.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores