![](http://www.brasilescola.com/upload/e/venceslaubras.jpg)
Venceslau Brás
Quando Venceslau assumiu a presidência, a Primeira Guerra Mundial já havia começado. A tendência natural do Brasil era colocar-se a favor dos Aliados, uma vez que a França dispunha de enorme prestígio perante as elites brasileiras e a Inglaterra, sempre serviu de modelo para a Monarquia. Além disso, em 26 de outubro de 1917, submarinos alemães torpedearam navios brasileiros, desencadeando e participação oficial do Brasil a favor dos Aliados. Essa participação se deu principalmente através do fornecimento de alimentos e transportes marítimos.
Devido à Primeira Guerra Mundial, o Brasil se viu impossibilitado de importar produtos europeus, sendo obrigado a desenvolver uma indústria nacional. Desta forma, ocorreu um surto de industrialização, que embora tenha sido acidental e não planificado, foi importante para a mudança do perfil socioeconômico brasileiro.
Venceslau Brás resolveu de forma pacífica a Guerra do Contestado, conflito do governo anterior. Assim, conseguiu estabelecer os limites entre os Estados do Paraná e Santa Catarina. Em 1916 foi promulgado o primeiro Código Civil Brasileiro, entrando em vigor a partir de 1917.
Nos últimos anos do mandato de Venceslau Brás, o Brasil foi atingido por uma grave epidemia denominada “Gripe Espanhola”, que provocou a morte de cerca de 15000 pessoas. Após seu mandato assumiu Delfim Moreira.
Por Tiago Dantas
Equipe Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário