Tradução - Translation - Traducción

Parceiro


Excelência em prestação de serviços

Oferecemos suporte de qualidade aos nossos clientes, para apoiá-los nas seguintes atividades:

· Solução de dúvidas, incluindo apoio na seleção da melhor opção entre diversas disponíveis.

· Instalação e manutenção de equipamentos, bem como implementação de soluções técnicas e gerenciais.

· Sistema de registro de chamados de forma a permitir atendimento personalizado e acompanhamento do status do chamado, durante o tempo de resposta.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

A urbanização do Nordeste


Salvador, uma das primeiras cidades do país.
Na região Nordeste surgiu um dos primeiros núcleos urbanos do Brasil. As taxas de urbanização nacional atualmente se encontra em torno de 84,2%, enquanto que na região Nordeste esse percentual cai para 71,5%.

Algumas cidades nordestinas de grande expressão na região emergiram ainda no período colonial em fase inicial, das quais podemos citar: São Luiz (Maranhão), Olinda (Pernambuco), Recife (Pernambuco) e Salvador (Bahia). Esta última já ocupou a categoria de capital federal do país até o século XVIII, mais precisamente, até 1763. Após essa data, a cidade do Rio de Janeiro passou a ocupar tal condição.

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a principal aglomeração urbana da região Nordeste é Recife. Esta cidade detém uma enorme região metropolitana, composta por 14 municípios, dos quais os de maior relevância são: Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Paulista.

Seguida por Salvador, segunda maior aglomeração urbana da região, composta por 10 municípios, dentre os quais, os principais são: Camaçari, Candeias e Itaparica. A terceira maior concentração urbana do Nordeste é a região metropolitana de Fortaleza, com 13 municípios. E logo em seguida vem a região metropolitana de Natal, formada por 8 municípios.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores