Salvador, uma das primeiras cidades do país.
Algumas cidades nordestinas de grande expressão na região emergiram ainda no período colonial em fase inicial, das quais podemos citar: São Luiz (Maranhão), Olinda (Pernambuco), Recife (Pernambuco) e Salvador (Bahia). Esta última já ocupou a categoria de capital federal do país até o século XVIII, mais precisamente, até 1763. Após essa data, a cidade do Rio de Janeiro passou a ocupar tal condição.
De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a principal aglomeração urbana da região Nordeste é Recife. Esta cidade detém uma enorme região metropolitana, composta por 14 municípios, dos quais os de maior relevância são: Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Paulista.
Seguida por Salvador, segunda maior aglomeração urbana da região, composta por 10 municípios, dentre os quais, os principais são: Camaçari, Candeias e Itaparica. A terceira maior concentração urbana do Nordeste é a região metropolitana de Fortaleza, com 13 municípios. E logo em seguida vem a região metropolitana de Natal, formada por 8 municípios.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário