Tradução - Translation - Traducción

Parceiro


Excelência em prestação de serviços

Oferecemos suporte de qualidade aos nossos clientes, para apoiá-los nas seguintes atividades:

· Solução de dúvidas, incluindo apoio na seleção da melhor opção entre diversas disponíveis.

· Instalação e manutenção de equipamentos, bem como implementação de soluções técnicas e gerenciais.

· Sistema de registro de chamados de forma a permitir atendimento personalizado e acompanhamento do status do chamado, durante o tempo de resposta.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

As Drogas do Sertão


Drogas do sertão é o nome dado às especiarias que eram extraídas no sertão do Brasil, no século XVII. Estas especiarias, quando descobertas neste território, foram extremamente cobiçadas pelos nobres europeus já que não eram encontrados em seu território.
Em algumas missões religiosas comandadas pelos jesuítas, buscavam a colheita destas usando o trabalho indígena, onde estes eram forçados a entrar na mata e extraí-las num período de seis meses, o que iniciou um processo de escravização indígena.
As especiarias denominadas drogas do sertão eram: cravo, canela, pimenta, urucum, castanha e baunilha. Para a transferência das especiarias a Portugal, os jesuítas utilizavam a foz do rio Amazonas para contrabandeá-las, uma vez que já eram bastante conhecidas e de alto custo. Para combater este tipo de contrabando, Francisco Caldeira Castelo Branco, em 1616, construiu o Forte do Presépio.
Portugal decide afastar a Igreja do Estado, fazendo com que esta perdesse o controle sobre a comercialização das especiarias, o que tornou o Amazonas prisioneiro de Portugal, já que não podia comercializar seus produtos a outros.
Os índios começaram a resistir ao trabalho forçado imposto pelos portugueses e estes como forma de solucionar o problema começaram a catequizá-los para que se convertessem, se tornassem dóceis e iniciassem um processo de troca de serviço, onde os padres ensinavam aos índios o cultivo e os índios os ensinavam a coletar todos os produtos do Amazonas de forma correta.
Conforme as drogas do sertão foram se tornando conhecidas o interesse de colonos estrangeiros aumentava. Estes colonos então começaram a chegar ao território e por meio da escravização indígena iniciaram um processo de colheita das especiarias, o que fez com que Portugal proibisse a entrada desses no território sem o acompanhamento de um missionário.
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores