Tradução - Translation - Traducción

Parceiro


Excelência em prestação de serviços

Oferecemos suporte de qualidade aos nossos clientes, para apoiá-los nas seguintes atividades:

· Solução de dúvidas, incluindo apoio na seleção da melhor opção entre diversas disponíveis.

· Instalação e manutenção de equipamentos, bem como implementação de soluções técnicas e gerenciais.

· Sistema de registro de chamados de forma a permitir atendimento personalizado e acompanhamento do status do chamado, durante o tempo de resposta.

domingo, 10 de julho de 2011

Ucrânia


Bandeira da Ucrânia
Segundo maior país do continente europeu, atrás somente da Rússia, a Ucrânia, cujo nome na língua eslava significa “Fronteira”, limita-se ao sul com a Moldávia, a sudoeste com a Romênia, Hungria e Eslováquia, a oeste com a Polônia, a noroeste com a Bielorrússia, a nordeste com a Rússia, além de ser banhada ao sul pelo Mar Negro.
A Ucrânia foi um dos principais países da extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Em 1920, seu território passou a ser controlado pelos comunistas que, aproveitando a fertilidade do solo ucraniano (“terra negra”), desenvolveram grandes plantações de cereais. A independência nacional foi proclamada em 16 de julho de 1990, sendo aprovada no dia 24 de agosto do mesmo ano. Desde então, a nação passou a integrar a Comunidade dos Estados Independentes (CEI) – grupo formado pela Rússia e as antigas repúblicas soviéticas.
Com a desagregação da União Soviética, a economia ucraniana sofreu grande declínio, pois a Rússia, principal importadora dos seus produtos agrícolas (beterraba, trigo, batata, milho, soja, etc.) e responsável pela aplicação de recursos financeiros no setor industrial, também teve a economia extremamente afetada, refletindo diretamente nas relações comerciais entre as duas nações. Desde 1990, a Ucrânia, visando alavancar o setor econômico, tem proporcionado incentivos para a entrada de capitais estrangeiros, atraindo filiais de empresas transnacionais. Outro destaque são as grandes reservas de carvão, ferro e manganês.
A população nacional apresenta grande diversidade cultural. Na porção leste do país, próxima à Rússia, os habitantes são seguidores do cristianismo ortodoxo, ligado ao patriarcado russo. A população do oeste ucraniano, por sua vez, é majoritariamente católica grega, aceitando a supremacia do Papa. Também existem movimentos separatistas, sobretudo na península da Crimeia, na qual a maioria da população é de origem russa.
O país ficou mundialmente conhecido após o acidente nuclear na usina de Chernobyl (em abril de 1986), que é considerado a maior catástrofe com material radioativo da história. Esse desastre provocou a morte de milhares de pessoas, além do desenvolvimento de cânceres após décadas do ocorrido. Por volta de 135 mil habitantes tiveram que abandonar a região onde estava instalada a usina.

Brasão de Armas da Ucrânia
Dados da Ucrânia:
Extensão territorial: 603.700 km².
Localização: Europa.
Capital: Kiev.
Clima: Temperado continental.
Governo: República com forma mista de governo.
Divisão administrativa: 24 províncias, 1 república autônoma (Crimeia) e 2 áreas metropolitanas (Kiev e Sebastopol).
Idiomas: Ucraniano (oficial), russo.
Religiões: Cristianismo 80,1% (ortodoxos 52,9%, independentes 17,1%, outros 10,1%), sem religião 13,5%, ateísmo 4,2%, outras 2,2%.
População: 45.708.081 habitantes. (Homens: 21.076.311; Mulheres: 24.631.770).
Composição: Ucranianos 73%, russos 22%, outros 5%.
Densidade demográfica: 75,7 hab/km².
Taxa média anual de crescimento populacional: - 0,6%.
População residente em área urbana: 68,02%.
População residente em área rural: 31,98%.
População subnutrida: menor que 5%.
Esperança de vida ao nascer: 67,7 anos.
Domicílios com acesso a água potável: 97%.
Domicílios com acesso a rede sanitária: 93%.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,710 (alto).
Moeda: Hyvnia.
Produto Interno Bruto (PIB): 180,3 bilhões de dólares.
PIB per capita: 3.055 dólares.
Relações exteriores: Banco Mundial, CEI, FMI, OMC, ONU.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores