Tradução - Translation - Traducción

Parceiro


Excelência em prestação de serviços

Oferecemos suporte de qualidade aos nossos clientes, para apoiá-los nas seguintes atividades:

· Solução de dúvidas, incluindo apoio na seleção da melhor opção entre diversas disponíveis.

· Instalação e manutenção de equipamentos, bem como implementação de soluções técnicas e gerenciais.

· Sistema de registro de chamados de forma a permitir atendimento personalizado e acompanhamento do status do chamado, durante o tempo de resposta.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O esgotamento de alguns minérios


No futuro, a procura por determinados minerais será inútil.
A palavra minério é derivada do latim, que significa minera, é um recurso natural extraído do subsolo que pode ter origem orgânica e inorgânica, o mesmo é de grande valia para a humanidade, uma vez que são transformados em instrumentos e objetos úteis ao homem.

Os minérios são fundamentais para todos os países, tendo em vista que favorecem o desenvolvimento industrial-econômico, pois são matérias-primas que, extraídas da natureza, são transformadas em mercadorias (carros, eletrodomésticos, máquinas e muitos outros).

Nos últimos dois séculos a extração dos recursos minerais tornou-se mais intensa, retirando volumes cada vez maiores da natureza. A preocupação é que a maioria desses recursos são não-renováveis (minérios que não são repostos pela natureza), isso implica em um esgotamento de determinados minérios. Se o ritmo de extração continuar como está, certamente a humanidade verá alguns minérios extinguir-se. Com base em reservas existentes hoje, determinados recursos minerais já possuem uma possível data para se esgotar, dentre eles podemos citar o ouro, o estanho e o níquel.

Ouro é um tipo de minério metálico de grande valor econômico, após sua extração o mesmo é beneficiado e se torna matéria-prima, a qual é utilizada na confecção de peças de uso pessoal, como jóias, relógios entre outros. Esse recurso valioso serve como fonte de reserva de riquezas para diversos países. Porém, estimativas revelam que as reservas de ouro devem findar-se por volta do ano de 2020.

O estanho é extraído a partir de um minério denominado de cassiterita, o mesmo tem seu uso difundido na construção de estátuas, medalhas, além de ser usado para revestir as latas de conservas e de óleo, é também misturado à fabricação do cobre. Apesar de sua grande relevância, especialmente para as indústrias, as estimativas são de que esse material esgote por volta do ano de 2020.

O níquel tem grande valorização no setor industrial, por ser bastante resistente a processos corrosivos. É usado na confecção de moedas, para revestimento de outros metais (é comum em torneiras de banheiro e cozinha). A data prevista para o fim das reservas de níquel no planeta é em torno de 2050. Esses são alguns exemplos, porém existem outros não citados, como o petróleo, o qual muitos cientistas afirmam que acabará por volta da década de 2070.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores