O turismo é uma boa fonte de receitas para os países. O turismo e viagens internacionais há algum tempo servia apenas a uma restrita parcela da população mundial, aquelas com alto poder aquisitivo.
A indústria do turismo tem produzido um volume extraordinário de dinheiro, todos os países têm adotado políticas direcionadas ao turismo.
O turismo se expandiu por vários motivos, mas com certeza o que impulsionou essa atividade foi o desenvolvimento dos transportes (ferroviário, rodoviário, hidroviário, marítimo e aéreo) e da telecomunicação (telefone, internet celular etc.), pois esses facilitam a comunicação entre as empresas que trabalham nesse ramo. Hoje existe um fluxo internacional grande de turistas que gastam e consomem, incrementando ainda mais o turismo.
O ramo turístico modifica o espaço geográfico, pois para atender o turista é preciso criar infra-estruturas e direcionar mão-de-obra especializada, mas é importante destacar que o turismo exerce uma função importante em cidades turísticas, pois as características e a identidade do lugar são preservadas.
Os países que recebem o maior fluxo de turistas são Estados Unidos e União Européia.
Os europeus são os que mais realizam viagens turísticas, em seguida os Americanos e Canadenses.
Mas é bom ressaltar que essa é uma realidade vivida por pessoas de classe média e alta, que representam a minoria da população mundial. A maioria, aquelas que têm baixo poder aquisitivo, não tem expectativa de realizar tais viagens.
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário