Criança africana com aspecto de profunda subnutrição.
A fome aberta ocorre em períodos em que acontecem guerra em um determinado lugar, desastres ecológicos ou pragas que compromete drasticamente o fornecimento de alimentos, isso acarreta a morte de milhares de pessoas.
Atualmente esse tipo de fome não tem ocorrido. Hoje existem vários organismos humanitários que fornecem alimentos às áreas afetadas por conflitos etc.
A fome oculta possui outra característica, é aquela no qual o indivíduo não ingere a quantidade mínima de calorias diárias, o resultado disso é a desnutrição ou subnutrição que assola 800 milhões de pessoas em todo mundo.
A subnutrição fragiliza a saúde tornando a pessoa acessível a doenças. Houve uma diminuição relativa no mapa da fome, mas a realidade ainda é alarmante.
Observando esse panorama nota-se que a fome ou subnutrição não é decorrente da produção insuficiente de alimentos, pelo contrário, ano após ano a produção tem aumentado o volume, e é fato que a produção de alimentos é mais do que suficiente para suprir as necessidades da população mundial.
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Está na hora do mundo encarar a situaçao da fome como uma realidade bastante próxima da populaçao não só africana como brasileira já que no Brasil temos varias noticias de crianças desnutridas ou sub nutridas como a mídia gosta de utilizar. Na teoria tudo é sempre muito fácil mas na prática que é bom ninguém faz nada. Vamos acordar para arealidade gente se cada um fizer a sua parte em breve seremos um país livre da fome que tanto mata pessoas de diferentes iadades no Brasil e parar de pensar que só o que mata é drogas e violência nas grandes cidades...!!!!!!!!!
ResponderExcluir