Tradução - Translation - Traducción

Parceiro


Excelência em prestação de serviços

Oferecemos suporte de qualidade aos nossos clientes, para apoiá-los nas seguintes atividades:

· Solução de dúvidas, incluindo apoio na seleção da melhor opção entre diversas disponíveis.

· Instalação e manutenção de equipamentos, bem como implementação de soluções técnicas e gerenciais.

· Sistema de registro de chamados de forma a permitir atendimento personalizado e acompanhamento do status do chamado, durante o tempo de resposta.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Equinócio


Representação de um equinócio
O eixo de rotação da Terra possui uma pequena inclinação de aproximadamente 23,5º em relação ao seu eixo de translação. Isso faz com que a luz do Sol incida com intensidades diferentes em determinadas regiões do planeta. Entretanto, em certas épocas, a Terra se situa em determinados pontos que proporcionam a equivalência da distribuição da luz solar sobre os dois hemisférios.

Esses momentos são denominados equinócios (do Latim aequi = igual e noctiu = noite, ou seja, noites iguais). Nos equinócios, a eclíptica cruza o equador celeste, assim, dias e noites possuem exatamente a mesma duração. Tal fenômeno ocorre duas vezes por ano: nos dias 21 ou 22 de Março e 22 ou 23 de Setembro, datas que marcam o início do outono e da primavera, dependendo do hemisfério em questão.

Em dias de equinócio, todos os pontos em regiões próximas à linha do Equador deixam de possuir sombra, uma vez que o Sol passa a estar “a pino” sobre os mesmos. Ao longo da história, os equinócios foram fenômenos festejados e ligados aos costumes de muitos povos ancestrais. Um exemplo disso é a Páscoa, uma das principais celebrações cristãs que se iniciava com o equinócio da primavera.

No Brasil, um ritual bastante curioso relacionado ao fenômeno era realizado por índios das regiões centrais do país. Durante os dias de equinócio, os pajés levavam uma bola de látex à linha central que dividia a parte sul da parte norte de suas tribos. Assim, os guerreiros do sul entregavam o objeto aos do norte, em uma clara evidência às mudanças astronômicas que ocorrem durante os equinócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores