Tradução - Translation - Traducción

Parceiro


Excelência em prestação de serviços

Oferecemos suporte de qualidade aos nossos clientes, para apoiá-los nas seguintes atividades:

· Solução de dúvidas, incluindo apoio na seleção da melhor opção entre diversas disponíveis.

· Instalação e manutenção de equipamentos, bem como implementação de soluções técnicas e gerenciais.

· Sistema de registro de chamados de forma a permitir atendimento personalizado e acompanhamento do status do chamado, durante o tempo de resposta.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Epirogênese e orogênese


As cordilheiras são provocadas pelo movimento orogênese.
O relevo é formado a partir de fatores internos (endógenos) e externos (exógenos), os internos ou endógenos são provenientes de movimentos tectônicos ou de massas continentais.

Os movimentos tectônicos são reconhecidos de acordo com o tipo de deformação que produz nas placas, além da intensidade das forças empregadas nas mesmas. Nesse sentido, existem dois tipos de movimentos denominados de epirogênese e orogênese.

Epirogênese

Epirogênese é uma expressão criada por Gilbert, em 1890, a denominação teve como objetivo principal designar o fenômeno geológico que resulta em movimentos tectônicos no sentido vertical. Caso esse movimento seja para cima, recebe o nome de soerguimento e para baixo, subsidência.

Orogênese

Orogênese é um movimento tectônico que ocorre de forma horizontal, e pode ter duas configurações: convergente, quando duas placas se chocam; e divergente, quando duas placas se afastam. A primeira provoca o surgimento de dobramentos e cordilheiras e a segunda responde pela formação das dorsais (cordilheiras submarinas).
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores