Tradução - Translation - Traducción

Parceiro


Excelência em prestação de serviços

Oferecemos suporte de qualidade aos nossos clientes, para apoiá-los nas seguintes atividades:

· Solução de dúvidas, incluindo apoio na seleção da melhor opção entre diversas disponíveis.

· Instalação e manutenção de equipamentos, bem como implementação de soluções técnicas e gerenciais.

· Sistema de registro de chamados de forma a permitir atendimento personalizado e acompanhamento do status do chamado, durante o tempo de resposta.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A Querela das Investiduras

No século XI, o movimento reformista de Cluny transformou-se em movimento por uma reforma geral da Igreja. O partido da reforma ganhou força na França graças à Trégua de Deus, movimento que procurava combater a verdadeira mania de guerra existente na época. Hildebrando, reformador ligado ao movimento de Cluny, tinha acesso ao papa e, sob sua influência, Nicolau II criou em 1059 o Colégio dos Cardeais, com finalidade de eleger o papa, limitado o cesaropapismo.
Em 1073, Hildebrando foi eleito papa, com o nome de Gregório VII. Proibiu o casamento dos padres, para combater o nicolaísmo, e a investidura leiga (escolha de bispos e abades por príncipes e imperadores), para acabar com a simonia.

O Imperador alemão Henrique IV reagiu dando o papa como deposto. O papa considerou o imperador igualmente deposto, excomungando-o, e proibindo os vassalos de lhe prestar serviço, sob pena de excomunhão. Através do conselho de seguidores, Henrique foi ao Castelo de Canossa em 1077 e pediu perdão ao papa, que o concedeu.
Na Alemanha, os inimigos de Henrique IV elegiam novo imperador, o duque Rodolfo. Henrique os combateu até 1080, quando Rodolfo morreu. Os normandos, que defendiam o papa, acabaram saqueando Roma; e Gregório VII se retirou para Salerno, onde morreu. Para o trono papal, Henrique indicou Guiberto, bispo de Ravena, que tomou o nome de Clemente III. No exílio, era eleito um sucessor para Gregório VII.

A divisão, chamada de cisma, só terminou em 1122, com a Concordata de Worms, assinada entre o papa Calixto II e o Imperador Henrique V. Ficou estabelecido que o papa faria a investidura espiritual (anel e cruz) e o imperador, a investidura temporal (báculo).
O sistema implantado pelos imperadores otonidas chegava ao fim. Os bispos não seriam mais funcionários do Estado, mas vassalos do Império. O imperador perdia o controle sobre ele e sobre os duques. Uma parcela de terras alemãs passava para a Igreja. Começava o período da supremacia do poder papal sobre o poder político da Europa. A supremacia se acentuou no período seguinte, a Baixa Idade Média

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores