Tradução - Translation - Traducción

Parceiro


Excelência em prestação de serviços

Oferecemos suporte de qualidade aos nossos clientes, para apoiá-los nas seguintes atividades:

· Solução de dúvidas, incluindo apoio na seleção da melhor opção entre diversas disponíveis.

· Instalação e manutenção de equipamentos, bem como implementação de soluções técnicas e gerenciais.

· Sistema de registro de chamados de forma a permitir atendimento personalizado e acompanhamento do status do chamado, durante o tempo de resposta.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

As haciendas


Imagem da sede de uma antiga hacienda localizada no interior mexicano.


Em boa parte dos livros didáticos, a questão da organização e exploração econômica das terras na América Espanhola ganha pouco ou nenhum destaque. Contudo, sendo a mineração um tipo de atividade econômica finita, devemos também falar sobre como os colonizadores espanhóis elaboraram o uso das terras no tempo em que estiveram no continente americano. Dessa forma, passamos a discutir sobre a formação das haciendas, grandes extensões de terra controladas por representantes da elite hispânica.

Inicialmente, podemos equiparar este tipo de unidade produtiva à plantation brasileira. Em ambos os casos, observamos a existência de uma grande extensão de terras tomada pela formação de monocultura de gêneros agrícolas tropicais e subtropicais. Sob o ponto de vista sócio-econômico, ainda temos que grifar a utilização do trabalho compulsório e a presença de um proprietário que controlava as atividades ali desenvolvidas.

Apesar de tantas semelhanças, devemos mostrar que a destinação da produção agrícola das haciendas era bem diferente das grandes propriedades encontradas no território colonial português. As grandes unidades agrícolas da América Hispânica tinham o interesse de suprir as necessidades de consumo regionais e intercoloniais. No entanto, havia algumas exceções, como nos casos do México e das Antilhas, onde o modelo agroexportador foi empregado para a comercialização de açúcar.

Outro ponto bastante particular das haciendas gira em torno da mão-de-obra empregada pelos colonizadores. Em poucos casos, podemos registrar a utilização de mão-de-obra escrava africana. A falta de entrepostos na costa africana e a grande presença da força de trabalho indígena motivaram os colonizadores espanhóis a não utilizarem os escravos negros. A mais conhecida exceção aconteceu em Cuba, onde o desenvolvimento da indústria açucareira e a falta de índios motivaram o uso dos escravos africanos.

Mesmo com o processo de descolonização, um grande número de haciendas foi preservado. Na Argentina e no México, este modelo produtivo foi responsável por uma grave desigualdade econômica que ainda se manifesta em ambos os países. No caso da região de Santo Domingo, hoje capital da República Dominicana, a desintegração do sistema colonial foi substituída pela organização de várias propriedades rurais de pequeno e médio porte.


Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores