A Terra abriga aproximadamente 6,5 bilhões de habitantes.
Conhecer as populações quanto ao número e suas condições socioeconômicas se faz necessário para implantação de projetos e medidas que atendam a realidade de uma determinada população. O censo, ao ser realizado, tem como objetivo conhecer o número de habitantes, os índices de crescimento vegetativo, índices de natalidade, índices de mortalidade, qualidade de vida, distribuição de renda entre outros, tais informações servem para que os governos realizem os orçamentos anuais direcionados aos serviços públicos, como educação, saúde, infra-estrutura, geração de emprego e muitas outras.
O procedimento usado para analisar todos os aspectos populacionais ocorrem por meio da estatística. População corresponde ao conjunto de habitantes que vivem em um determinado lugar, que pode ser um bairro, cidade, estado, país, continente, no qual são realizados questionários para obter informações acerca de distintos temas.
Através desse tipo de procedimento é possível saber o número de habitantes, estrutura etária, número de habitantes por casa, a divisão dos cidadãos por sexo, além de dados como número de TVs, que contribui para conhecer o grau de consumo dos habitantes e a distribuição de renda.
Para conhecer a configuração de uma população cada país possui um órgão responsável por catalogar e cruzar as informações e publicar as mesmas para o governo, pessoas e empresas interessadas. No Brasil, o órgão responsável é o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que realiza anualmente o censo para conceber dados temáticos da população brasileira.
O elevado número de habitantes do planeta não se encontra distribuído de forma eqüitativa, uma vez que a Ásia é o continente mais populoso com aproximadamente 3,9 bilhões de pessoas enquanto que a Oceania possui somente 31 milhões de habitantes, no mundo existem vastas áreas sem ou com pouca ocupação demográfica, geralmente são lugares desérticos, áreas frias ou florestas.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Equipe Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário