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segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Poluição Visual

A grande quantidade de elementos destinados à comunicação visual, como cartazes publicitários, anúncios, placas, pichações, outdoors, entre outros, geram desconforto visual para a população. Esse processo é caracterizado como poluição visual. Esse tipo de poluição está presente de forma mais intensa nos grandes centros urbanos.

O modelo econômico capitalista, com os atuais padrões de produção, promove o incentivo exacerbado ao consumo. As propagandas publicitárias são uma forma de instigar a população ao consumismo. Realizando de forma explícita a alienação da população, com anúncios cada vez mais chamativos e atrativos. No entanto, essas propagandas espalhadas pela cidade atuam de forma prejudicial, escondendo a arquitetura original da cidade, gerando cansaço visual e até desencadeando acidentes no trânsito devido ao desvio de atenção dos motoristas e pedestres.



Placas e anúncios que geram a poluição visual
A redução de áreas verdes e a intensificação de anúncios, outdoors, cartazes, placas e outros elementos que causam a poluição visual, reduzem de forma significativa a qualidade de vida da população urbana. Isso ocorre devido ao desconforto gerado pela quantidade de anúncios e a falta de harmonia entre eles, havendo um amontoado de propagandas que modificam as características das cidades.

Apesar de tantos transtornos gerados pela poluição visual, poucas providências são tomadas para solucionar esse problema. Um dos motivos é que a própria população muitas vezes não percebe os prejuízos e a agressão causados por esse processo.
Diferentemente dos outros tipos de poluição, como atmosférica, das águas, do solo e sonora, que geram problemas mais perceptíveis, a poluição visual gera transtornos, principalmente psicológicos, que muitas vezes não são notados pelas pessoas.

Políticas Públicas devem ser criadas com o objetivo de solucionar o problema da poluição visual. Alguns municípios aplicam normas que proíbem a excessiva quantidade de anúncios espalhados pela cidade, determinando que lojas e outros pontos comerciais adéquem suas fachadas de forma que proporcionem um local agradável para a população que transita por esses espaços.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com a associação que voce fez entre capitalismo e poluição visual. a poluição visual está diretamente ligada com o bem-estar dos individuos em sociedade. na verdde a sociedade burguesa propõe, em sua política comercial, a supressão de toda humanidade do indivíduo, enchem as avenidas com placas coloriadas, sedutoras, impactantes. O individuo não percebe a poluição visual, da mesma maneira que não percebe uma grande mentira. Na verdade mesmo as grandes cidades torna o individuo um sujeito inativo. olhando para os outdoors não reproduz nenhum pensmento crítico, só se sente coagido, incentivado, obrigado a comprar, obrigado a reconhecer sua situação de um mero instrumento na grande engrenagem do consumismo.
    Robson Silva
    Professor de Filosofia

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