Omaha, a maior cidade de Nebraska.
A atual região de Nebraska fora dominada inicialmente pela França. Em 1803, após o Tratado de Paris, o território foi comprado pelos Estados Unidos, e em 1812, o governo americano criou o Território de Missouri, o qual incluía Nebraska. O Estado finalmente foi criado em 1854 através do Ato de Kansas-Nebraska.
A maior parte de Nebraska é caracterizada pela presença das enormes faixas de pradarias; três rios cortam o Estado de leste a oeste: Platte, Niobrara e Republican. No mesmo, é predominante o clima continental úmido, com temperaturas bastante uniformes.
Nebraska possui uma população de 1.758.787 habitantes (2005); um crescimento de 8,4% em relação à população de 1990. Esse aumento populacional foi ocasionado principalmente pela imigração. Os maiores grupos étnicos presentes no Estado são os alemães (38,6%), irlandeses (12,4%), ingleses (9,6%), suecos (4,9%) e tchecos (4,9%).
Sua economia é baseada na agropecuária e na produção de milho, soja e carnes suínas. Em razão de sua localização estratégica, na região central dos Estados Unidos, Nebraska é um importante pólo de distribuição e transporte de produtos e encomendas. Além disso, muitas grandes empresas estão sediadas no Estado, como a seguradora Berkshire Hathaway, do bilionário Warret Buffet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário