Meteorito Hoba West
Muitos confundem os conceitos de meteoro, meteoróide e meteorito. Basicamente, meteoróides são fragmentos de corpos celestes que vagueiam pelo espaço. Meteoro é a faixa de luz produzida conforme o fenômeno de passagem dos meteoróides, que se incandescem pelo atrito das partículas de ar. Os meteoritos são meteoróides que conseguem chegar à atmosfera terrestre.
A maioria dos meteoritos se desintegra ao entrar na atmosfera, no entanto, estima-se que cerca de 500 meteoritos de diversos tamanhos consigam atingir a superfície terrestre. Em relação à sua formação, estes podem ser classificados em pétreos, quando são formados por material rochoso; metálicos, por liga metálica; e siderolitos, quando são compostos por uma mescla de material rochoso e metálico.
Embora a Terra seja bombardeada por vários meteoritos, os impactos desses fragmentos são muito raros. Para alguns, os meteoritos estão diretamente relacionados com o surgimento de vida na Terra, uma vez que, segundo essa visão, a vida se originou fora da Terra e chegou ao nosso planeta sob a forma de esporos. A extinção em massa dos dinossauros há 65 milhões de anos também estaria ligada aos meteoritos.
O maior meteorito conhecido até hoje é o Hoba West, encontrado próximo de Grootfontein, Namíbia. O mesmo possui 2,7 m de comprimento por 2,4 de largura e tem um peso estimado de 59 toneladas.
Por Tiago Dantas
Equipe Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário