Billings, a maior cidade do Estado de Montana.
Com a Compra da Luisiana em 1803, todo o território do atual Estado já passou para o domínio americano, entretanto, diversas tribos nativo-americanas habitavam a região. Os primeiros americanos que chegaram à região foram os exploradores Meriwether Lewis e William Clark, em 1805. Por 15 anos, a região ficou escassamente povoada. Isso mudou com a descoberta de ouro na mesma, o que atraiu um grande número de pessoas e levou o governo americano a criar o Estado de Montana.
O Estado limita-se a leste com a Dacota do Norte e a Dacota do Sul, ao sul com Wyoming e o Idaho, a oeste com o Idaho, e ao norte com o Canadá. Cerca de 60% do Estado é dominado pelas Grandes Planícies, largas faixas de pradarias, e outra parte é ocupada por cadeias de montanhas. Montana possui um clima temperado, grandemente influenciado por correntes de ar vindas de outras regiões.
A economia de Montana está longe de ser uma das maiores dos Estados Unidos: seu PIB em 2003 foi de apenas 26 bilhões de dólares. Além disso, a renda per capita do Estado é a quarta menor do país: 25 406 dólares. Entre as fontes de renda do mesmo, podemos citar a extração de petróleo e carvão, principalmente; a agropecuária e o turismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário