Boston, a capital de Massachusetts.
Massachusetts foi uma das treze colônias inglesas, tenso sido palco das primeiras guerras pela independência dos Estados Unidos. De fato, o Estado ratificou a Constituição estadunidense em 6 de fevereiro de 1788. Massachusetts é conhecido pelo seu pioneirismo, uma vez que no Estado foram fundados o primeiro jornal, a primeira instituição de ensino superior e a primeira biblioteca pública do país.
Geograficamente, o Estado é caracterizado pelo seu grande número de baías, rios e lagos. Aproximadamente 55% de toda sua extensão territorial é formada por florestas. O clima predominante em Massachusetts é o temperado, com temperaturas frias no inverno (média de 0ºC), principalmente em sua região oeste, onde as altitudes são mais altas. No verão as temperaturas são mais amenas; na região litorânea são registradas as maiores temperaturas: média de 25ºC.
Embora tenha uma área relativamente pequena (27 360 km²), o Estado é o terceiro mais densamente habitado dos Estados Unidos. O mesmo também é um dos principais destinos de imigrantes, principalmente de latino-americanos. Um reflexo disso é a predominância da religião católica, uma vez que Massachusetts sempre foi um Estado majoritariamente protestante ao longo de sua história.
Massachusetts é um dos grandes pólos financeiros dos Estados Unidos. A renda per capita do Estado é a quarta maior do país. O setor terciário responde por 82% de todo seu PIB, com destaque para a prestação de serviços financeiros e imobiliários. Sua capital e maior cidade, Boston, é uma das grandes metrópoles estadunidenses.
O principal destaque do Estado é na educação, sem dúvida. Massachusetts possui um grande número de instituições de ensino; só na região metropolitana de Boston há mais de 100 universidades. Dentre muitas delas, podemos destacar a Universidade de Harvard, considerada a maior e melhor universidade do mundo; e o MIT (Massachusetts Institute of Technology), um dos líderes mundiais em ciência e tecnologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário