Minneapolis, a maior cidade de Minnesota.
Minnesota fora dominada inicialmente pelos franceses, os quais não se interessaram muito em povoar a região. Posteriormente a província passou para o controle britânico, sob os termos do Tratado de Paris, em 1763. Após a independência dos Estados Unidos, em 1783, parte da região ficou sob o domínio americano. A outra parte, que pertencia aos franceses, foi anexada pelos Estados Unidos em 1803. Minnesote tornou-se o 32° Estado em 11 de maio de 1858.
Seu nome provém das palavras sioux “mini” (cor-de-céu) e “sota” (água), que eram usadas para descrever o rio Minnesota. Sua região é cortada por muitos rios e corpos d’água. O Estado possui um clima temperado, com verões amenos (temperaturas médias de 21ºC) e invernos muito frios (médias de -15ºC).
Embora tenha significativo destaque na agropecuária, uma vez que é um dos maiores produtores nacionais de trigo, soja e leite, é o setor terciário, isto é, a prestação de serviços, que responde pela maior parte da economia do Estado. A indústria de manufatura também é bastante importante; os principais bens produzidos são equipamentos eletrônicos, alimentos industrializados e maquinário.
Os maiores grupos étnicos presentes em Minnesota são alemães, noruegueses, irlandeses e ingleses. A capital do Estado é Saint Paul.
Por Tiago Dantas
Equipe Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário