Tradução - Translation - Traducción

Parceiro


Excelência em prestação de serviços

Oferecemos suporte de qualidade aos nossos clientes, para apoiá-los nas seguintes atividades:

· Solução de dúvidas, incluindo apoio na seleção da melhor opção entre diversas disponíveis.

· Instalação e manutenção de equipamentos, bem como implementação de soluções técnicas e gerenciais.

· Sistema de registro de chamados de forma a permitir atendimento personalizado e acompanhamento do status do chamado, durante o tempo de resposta.

domingo, 31 de outubro de 2010

Laguna


Área de Laguna
A ciência responsável  pelo estudo da dinâmica das águas é a hidrologia. Através dela é possível analisar o ciclo da água, suas características, além de diferenciar os vários corpos d’água existentes no planeta Terra. A laguna, que muitas vezes é erroneamente confundida com os lagos, é um dos ambientes aquáticos analisados pela hidrologia.
O termo laguna vem do latim lacuna. Esse ambiente é formado em terrenos rebaixados, ou seja, em depressões, e abriga águas paradas e de pouca profundidade que pode ser doce, salobra ou salgada. As lagunas localizam-se na borda litorânea, sendo alimentadas pelas águas dos rios (doce) e, em alguns casos, por águas oceânicas, através das marés e por canais.
As águas das lagunas e do mar são separadas por cordões litorâneos, no entanto, muitos desses ambientes possuem canais que proporcionam contato permanente com o oceano. Esse fator é determinante no grau de salinização das águas de uma laguna, pois quanto maior o contato dos dois ambientes, maior será sua salinidade. Nas regiões onde ocorre maior vazão de descargas de água doce, a sailinidade é menor. A temperatura é outro elemento responsável por essa característica da água: temperaturas elevadas intensificam o processo de evaporação, havendo, portanto, maior concentração de sal na água.
Apesar de abrigar poucas espécies animais e vegetais, as lagunas são de grande importância para o equilíbrio ambiental, pois fornecem alimentos ricos em nutrientes para a base da cadeia alimentar oceânica. Esse ambiente também é utilizado como refúgio e para a reprodução de algumas espécies marinhas.
 
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores