Nações que integram o CAFTA
CAFTA (Tratado de Livre Comércio entre Estados Unidos, América Central e República Dominicana) é a denominação de um bloco que visa a estabelecer uma zona de livre comércio entre a Costa Rica, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Nicarágua e República Dominicana.
Esse acordo internacional visa à redução e à eliminação das tarifas alfandegárias, proporcionando maior flexibilidade nas importações e exportações de produtos entre os países membros. Outros objetivos do CAFTA são:
- Extinguir as medidas protecionistas entre os países integrantes;
- Eliminar os subsídios na produção agrícola;
- Fortalecer as regras trabalhistas;
- Estabelecer leis ambientais.
- Eliminar os subsídios na produção agrícola;
- Fortalecer as regras trabalhistas;
- Estabelecer leis ambientais.
Com a implantação do CAFTA, os produtos exportados pelos Estados Unidos terão as tarifas reduzidas em 80%, atingindo a marca de 100% em 10 anos. A formalização desse bloco proporcionará a expansão das empresas transnacionais estadunidenses, pois elas poderão atuar nos países da América Central pagando impostos inferiores e utilizando mão de obra muito barata.
Para as outras nações integrantes, a implantação do bloco pode até ser positiva, pois ocorrerá o desenvolvimento industrial, modernização da economia e maior número de postos de trabalho. Entretanto, alguns especialistas afirmam que os problemas socioambientais se intensificarão, além de possíveis ondas de privatização. Outro aspecto destacado pelos opositores ao CAFTA se refere às relações comerciais, visto que os países da América Central já exportam produtos para os Estados Unidos com taxas reduzidas, devido à ICB (Iniciativa da Bacia do Caribe).
O CAFTA será uma etapa de fundamental importância para a formação da ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), pois o seu sucesso poderá servir de incentivo para a integração dos países americanos em um bloco econômico, formando a maior zona de livre comércio do planeta (em quantidade de integrantes), superando, inclusive, a União Europeia (UE).
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário