Imagem de satélite que mostra a dinâmica da atmosfera
Massas de Ar: São porções de atmosfera que tem sua origem em regiões mais homogêneas e que possuem um movimento constante, quando as massas se movem levam consigo as características climáticas da região de onde se originou, na medida em que vai avançando perde parte de suas características originais.
Frentes: correspondem ao confronto de duas massas de ar com características diferentes, quando isso ocorre as massas de ar interagem, é o que ocorre no encontro entre a massa de ar quente com a massa de ar frio, fato que pode provocar chuvas.
A circulação e o deslocamento das massas de ar são derivados das variadas pressões atmosféricas existentes no mundo, são elas: alta pressão (anticiclonais) e baixa pressão (ciclonais).
Tipos de chuvas
Orográficas: Chamada também de chuva de relevo, isso ocorre devido às condições do relevo que serve de barreira para as massas de ar, então quando elas encontram gera precipitação.
Convecção: Ocorre em dias quentes com grande evaporação, essa se eleva verticalmente, ao atingir certa altitude se esfria gerando chuvas, esse tipo de precipitação é chamada de chuvas torrenciais, são rápidas e ocorrem com freqüência na Amazônia.
Frontais: Esse tipo de chuva é oriundo do encontro das frentes, ou seja, o choque entre uma massa de ar quente com uma massa de fria.
A atmosfera é muito dinâmica, pois a todo o momento surgem massas de ar que se locomovem, interagem com outras e se acabam, o dinamismo da atmosfera é comprovado quando verificamos uma mudança brusca no tempo, quando amanhece chovendo, à tarde faz sol e à noite chuva e frio.
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário