Tradução - Translation - Traducción

Parceiro


Excelência em prestação de serviços

Oferecemos suporte de qualidade aos nossos clientes, para apoiá-los nas seguintes atividades:

· Solução de dúvidas, incluindo apoio na seleção da melhor opção entre diversas disponíveis.

· Instalação e manutenção de equipamentos, bem como implementação de soluções técnicas e gerenciais.

· Sistema de registro de chamados de forma a permitir atendimento personalizado e acompanhamento do status do chamado, durante o tempo de resposta.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Art Nouveau - Parte 2

Art Nouveau no Brasil

Conferir o estilo art nouveau do Teatro São Pedro, na rua Barra Funda, 171 em são paulo.



O Belvedere

Belvédère é um termo da língua francesa para designar um tipo de mirante construído em terraços situados em locais altos. O Belvedere, da Praça João Cândido, foi construído em 1915, em estilo art-nouveau. Em 1922, abrigou a primeira emissora de rádio do Paraná, a PRB-2. Em 1931, tornou-se observatório astronômico e meteorológico e, a partir de 1962, passou a ser sede da União Cívica Feminina.



O Belvedere na Praça João Cândido, em Curitiba.



Paula Sores tem uma carreira com diversas exposições, tendo sido premiada em vários Salões de Arte, em diversas cidades do País.
A trajetória da Artista Plástica Paula Soares é impressionante, 17 anos após o início de sua carreira profissional, acumulou um número aproximado de 1.000 obras vendidas.

Atelier Paula Soares: 011 – 6966 9994

Assim é que em 1912 a praça Fausto Cardoso recebe um monumento em homenagem a esse grande líder político, plantando-se novos jardins com dois coretos em estilo art-noveau, orgulho dos sergipanos que dali fizeram palco para retretas e manifestações cívicas. aracaju





Nas laterais do saguão principal encontram-se duas estátuas-luminárias de bronze assinadas por Raoul Verlet, de um estilo art noveau próximo ao barroco, representando a Dança e a Poesia. Teatro municipal do rio de janeiro.
Seu estilo "art noveau" surgiu com Lalique, no período entre 1875 e 1919, na França.

ART NOUVEAU NO BRASIL

Movimento das artes decorativas, a art nouveau surge na Europa por volta de 1890 e influencia as artes plásticas e a arquitetura. Preocupados em tornar mais agradável os objetos industrializados, os artistas criam elementos decorativos estilizando formas animais e vegetais. Exemplos disso são os desenhos florais aplicados nos pés de ferro das máquinas de costura, em papéis de parede, em grades de ferro fundido e em ilustrações de livros. Também as peças artesanais únicas exibem os mesmos padrões. É o período dos vitrais, vasos, luminárias, jóias e móveis excêntricos e requintados.

Os edifícios art nouveau apresentam linhas curvas, delicadas, irregulares e assimétricas. Mosaicos e mistura de materiais caracterizam muitas obras arquitetônicas, como as de Antoni Gaudí expoente do movimento na Espanha. Com cacos de vidro e ladrilhos, ele decora construções como o Parque Güell e a Casa Milá, em Barcelona. A Igreja da Sagrada Família é outra obra sua de destaque.

Entre os símbolos do art nouveau na França estão os vasos sinuosos de vidro de Émile Gallé (1864-1904), as jóias de pérolas e esmalte de René Lalique (1860-1945), os cartazes de Toulouse-Lautrec (1864-1901) e a ornamentação das entradas de algumas estações de metrô de Paris, assinadas por Hector Guimard (1867-1934). Na Bélgica, destaca-se o arquiteto Victor Horta (1861-1947). Sua obra-prima, a Casa Tassel, em Bruxelas, é repleta de trabalhos de ferro fundido. Nos Estados Unidos (EUA), o grande representante é Louis Tiffany (1848-1933), criador de vasos de inspiração mourisca e japonesa, peças marcadas pela ousadia e por seu imenso valor. Por volta de 1910, a necessidade de padronização e simplificação imposta pela indústria faz o movimento perder força em todo o mundo. O art nouveau recebe um nome em cada país. Na Alemanha chama-se jugendstil (estilo de juventude) e na Itália, stile liberty.

ART NOUVEAU NO BRASIL – Conhecido também como estilo floral, está presente em edifícios projetados pelo francês Victor Dubugras (1868-1933?); nas construções do sueco Karl Ekman (1866-1940), como a Vila Penteado, em São Paulo; e em gradis, portas e móveis produzidos pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. No Rio de Janeiro, um grande exemplo é o interior da Confeitaria Colombo. Cerâmicas e cartazes do pintor Eliseu Visconti (1866-1944) também têm inspiração art nouveau.

De 1890 à Primeira Guerra Mundial, floresce o estilo chamado na França de Art Nouveau, na Alemanha de Jugendstil e na Itália de Liberty. É uma forma de arte que valoriza o decorativo e o ornamental – em contraposição às formas industriais que então surgiam – determinando formas tridimensionais delicadas, sinuosas, ondulantes e sempre assimétricas. A pintura do austríaco Gustav Klimt (O beijo).



As ilustrações eróticas do inglês Aubrey Beardsley, as luminárias, bibelôs e vidros dos franceses Émile Gallé e René Lalique, os projetos arquitetônicos do belga Victor Horta, do francês Hector Guimard (que desenha as saídas do metrô de Paris) e a arquitetura do catalão Antonio Gaudí são os mais típicos exemplos desse estilo.



Nathalia Sá Cavalcante é formada em Comunicação Visual pela PUC/RJ e pelo curso de especialização em História da Arte e da Arquitetura do Brasil PUC/RJ. Mestre pelo Departamento de Artes e Design PUC/RJ.

Um comentário:

Seguidores