Tradução - Translation - Traducción

Parceiro


Excelência em prestação de serviços

Oferecemos suporte de qualidade aos nossos clientes, para apoiá-los nas seguintes atividades:

· Solução de dúvidas, incluindo apoio na seleção da melhor opção entre diversas disponíveis.

· Instalação e manutenção de equipamentos, bem como implementação de soluções técnicas e gerenciais.

· Sistema de registro de chamados de forma a permitir atendimento personalizado e acompanhamento do status do chamado, durante o tempo de resposta.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Os pólos do planeta Terra


Imagem de um local do pólo Sul.
Os pólos do planeta Terra, chamados também de regiões polares, são as áreas mais frias de todo o mundo. Por isso, são pouco povoadas. Durante grande parte do ano, as temperaturas nos pólos se encontram abaixo de 0°C, favorecendo a formação de paisagens diferentes das que conhecemos.

Essa porção do planeta ocupa uma área de 35 milhões de km2. No extremo norte do planeta temos a região polar ártica ou simplesmente: Ártico, o qual ocupa uma área de 21 milhões de Km2, constituído pelo Oceano Glacial Ártico. Está localizado geograficamente entre o Círculo Polar Ártico e o Pólo Norte. A área onde se encontra o pólo Norte é constituída por uma espessa camada de gelo de aproximadamente 2 km, oriunda das baixas temperaturas que predominam no lugar.

Já no extremo Sul do planeta, se encontra a região polar antártica que é considerada um continente denominado de Antártica, o qual ocupa uma área de 14 108 000 km2 localizada no hemisfério Sul. Assim com o pólo Norte, essa extensão territorial também é formada por gelo.

Tanto o pólo Norte como o pólo Sul, possuem características iguais, como: temperatura que não supera os 10°C nos períodos mais quentes do ano e por apresentarem o fenômeno chamado de “sol da meio-noite”, que acontece quando o Sol brilha 24 horas sem cessar. Outro aspecto comum a essas duas regiões é que elas regulam a temperatura do planeta, por isso a preocupação de se preservar as calotas polares.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores