Oceano Pacífico
Localizado a oeste da América, a leste da Austrália e da Ásia, e ao sul da Antártida, o oceano foi descoberto em 1513 pelo espanhol Vasco Núñez de Balboa, tendo sido navegado pela primeira vez em 1520, pelo navegador português Fernão de Magalhães.
Uma das características principais do oceano é o seu grande número de ilhas, aproximadamente 25.000. O conjunto dessas ilhas é denominado de Micronésia (pequenas ilhas) ou Polinésia (muitas ilhas). Além disso, o oceano também é caracterizado pela sua intensa atividade vulcânica. Isso ocorre pelo fato de o mesmo estar inteiramente contido em uma placa tectônica, denominada “Placa do Pacífico”.
O Oceano Pacífico recebe pouca influência de massas de ar continentais. Devido a sua extensão, nele existem cinco zonas ou regiões climáticas diferentes, apresentando temperaturas bastante distintas em cada uma dessas regiões. O oceano engloba as seguintes regiões marítimas: Oceano Glacial Antártico, Mar de Bering, Mar de Olchotsk, Mar do Japão, Mar da China Oriental, Mar da China Meridional, Mar de Java, Mar de Arafura, Mar de Corais, Mar de Taemfinia, Mar de Sonda e Golfo da Califórnia.
Por Tiago Dantas
Equipe Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário