Octanagem é o índice de resistência à explosão dos combustíveis, quanto mais alta a octanagem, maior a capacidade do combustível ser comprimido na câmara de combustão sem causar detonação. O índice faz relação de equivalência à porcentagem de mistura em um isoctano (o 2,2,4 trimetilpentano) e o n-heptano.
Atualmente, os aditivos que são utilizados para regular o índice de octama são proibidos devido a sua alta toxidade. Ao invés disso, utiliza-se o álcool etílico (C2H5OH), cujo teor varia, historicamente, entre 13 e 25% em volume. Assim, não se comercializa gasolina sem álcool, mas somente aquela com adição de álcool etílico anidro.
O combustível de maior octanagem, ao contrário do que muitos pensam, nem sempre é o de melhor qualidade. A qualidade do combustível é definida pelo rigoroso atendimento a várias especificações técnicas, não só a octanagem. Outro equívoco freqüente é o de pensar que a gasolina aditivada apresenta maior octanagem. A gasolina aditivada contém aditivos detergentes e dispersantes, evitando o acúmulo de depósitos no sistema de alimentação e nada tem a ver com a sua octanagem.
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