Bandeira da República da Índia.
A República da Índia é um país
asiático, situado no centro-sul do mesmo. O território ocupa uma área de
3.287.590 km2 que abriga uma população de aproximadamente 1.198.033.272
habitantes, número que lhe garante o segundo lugar em população no
mundo, superado somente pela China, que possui cerca de 1,3 bilhão de
habitantes.
No interior do território indiano é possível identificar distintas condições de relevo e clima. Existem vários pontos do país que apresentam topografia acidentada, especialmente ao norte, lugar onde se estabelece a cordilheira do Himalaia, com altitudes sempre acima dos 6.000 metros. Além das montanhas, o território abriga características de relevo do tipo planalto e planície. A área do país, em sua maioria, está situada sobre o planalto do Decã, a oeste do mesmo são identificadas escarpas de altitude elevada, lugar denominado de Ghatts.
As planícies se encontram entre a cordilheira do Himalaia e os planaltos e possuem terras com grande fertilidade. Na Índia é possível identificar basicamente dois tipos de climas: o seco e o chuvoso. Existem áreas, como o noroeste, nas quais os índices pluviométricos não ultrapassam os 500 mm ao ano, por outro lado, há regiões de grande umidade, provocada pelo fenômeno das monções que ocorrem na estação do verão.
A República da Índia se destaca em relação à diversidade cultural (língua, cultura e religião). Grande parte da população, cerca de 80%, segue os princípios religiosos do hinduísmo, que divide a população em castas. Além de outras religiões, como o islamismo, que possui cerca de 11% da população; siks, 2,7%; cristãos, 2,0% e budistas, 0,7%. As duas religiões mais representativas entraram em conflito desde a independência do país, em 1947.
A população indiana é predominantemente agrária, grande parte tem sua produção vinculada à agricultura de subsistência, aplicando técnicas tradicionais de plantio.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário