Tradução - Translation - Traducción

Parceiro


Excelência em prestação de serviços

Oferecemos suporte de qualidade aos nossos clientes, para apoiá-los nas seguintes atividades:

· Solução de dúvidas, incluindo apoio na seleção da melhor opção entre diversas disponíveis.

· Instalação e manutenção de equipamentos, bem como implementação de soluções técnicas e gerenciais.

· Sistema de registro de chamados de forma a permitir atendimento personalizado e acompanhamento do status do chamado, durante o tempo de resposta.

quarta-feira, 16 de março de 2011

A dinâmica da Atmosfera


VIsualização da atmosfera por meio das nuvens
A atmosfera é um dos componentes da biosfera, essa é a parte gasosa composta por vários tipos de gases (78% nitrogênio, oxigênio 21% e apenas 1% de outros gases como gás carbônico e vapor d`água) que envolvem a Terra.

As camadas da atmosfera estão divididas em:

Termosfera e Exosfera: Correspondem à última camada da atmosfera que está na faixa entre 80 e 400 km; a exosfera, camada que está acima da atmosfera, é o lugar onde se concentra uma grande quantidade de íons, responsáveis pela propagação dos sinais de rádio no planeta.
 

 

Mesosfera: Está presente na faixa entre 50 e 80 km de altitude, nela está presente o ozônio, sua temperatura pode atingir 50o negativos.

 
Estratosfera: Possui ar rarefeito, muito utilizado pela aviação em razão da pouca resistência do ar, possui temperatura acima de 50o, contém ozônio em sua composição.


Troposfera: É a primeira camada, onde ocorre o desenvolvimento da vida e formam as nuvens, a temperatura pode cair a -50o.

Aquecimento terrestre

O sol é indispensável para a propagação da vida, mas de todos os raios que entram na atmosfera, apenas 51% chega à superfície terrestre. É como se houvesse uma “filtragem” realizada pela atmosfera, os 49% restante dos raios são absorvidos pelas nuvens e alguns gases.

Essa quantidade de luz vinda do sol, que atinge a superfície terrestre, é chamada de insolação.

A Terra, por ter formato esférico, faz com que os raios solares incidem na superfície terrestre de forma irregular, pois quanto mais próximo da linha do Equador mais os raios atingirão de forma perpendicular e maior será a insolação na superfície, à medida que se afasta da linha do Equador, os raios incidem de forma dispersa.
Os raios que atingem a superfície são absorvidos pelos solos e pelas águas, e depois liberam calor, esse processo é denominado irradiação.
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores