Bandeira da Venezuela
A Venezuela é um país sul-americano que apresenta litoral recortado, com penínsulas e ilhas no mar do Caribe, além de ser banhado pelo Oceano Atlântico. Seu território, antes da chegada dos colonizadores europeus, era habitado por índios Caraíbas, Aruaques e Cumanagatos.
A Venezuela, juntamente com a Colômbia, Panamá e Equador, formou, em 1819, o Estado-Nação denominado Grã – Colômbia, que era governado por Simón Bolívar (líder na luta pela independência desses países). Entretanto, em 1830, o país se desligou da Grã – Colômbia, tornando-se uma nação autônoma.
Atualmente, a Venezuela é habitada por 28,5 milhões de pessoas, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A maioria da população reside na região costeira, onde se localizam os principais centros urbanos. Caracas, capital nacional, é a cidade mais populosa: 2.985.000 habitantes.
Com a eleição de Hugo Chávez para a presidência, a Venezuela tem passado por várias transformações no âmbito político, econômico e social. Em 1998, mais da metade dos venezuelanos estavam abaixo da linha de pobreza, havendo a necessidade de uma modificação política. Nesse sentido, os eleitores recusaram os partidos tradicionais e optaram por Hugo Chávez, que prometia reduzir a desigualdade social no país, realizar a reforma agrária, ampliar o poder estatal sobre a economia, além de ser um grande opositor do governo estadunidense.
A economia da Venezuela tem na produção e exportação de petróleo sua principal fonte de receitas, sendo responsável por 80% das exportações. O produto é extraído na região do lago de Maracaíbo, fazendo do país um dos maiores detentores de reservas petrolíferas do mundo e integrante da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário