Tradução - Translation - Traducción

Parceiro


Excelência em prestação de serviços

Oferecemos suporte de qualidade aos nossos clientes, para apoiá-los nas seguintes atividades:

· Solução de dúvidas, incluindo apoio na seleção da melhor opção entre diversas disponíveis.

· Instalação e manutenção de equipamentos, bem como implementação de soluções técnicas e gerenciais.

· Sistema de registro de chamados de forma a permitir atendimento personalizado e acompanhamento do status do chamado, durante o tempo de resposta.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Kuwait


Bandeira do Kuwait
O Kuwait é um pequeno país da península Arábica, limita-se com a Arábia Saudita (a oeste e ao sul), Iraque (ao norte) e com o Golfo Pérsico (a leste). Um deserto pedregoso cobre a maior parte do seu território nacional.
O país possui grandes reservas de petróleo, aproximadamente 10% das reservas mundiais de petróleo estão localizadas no Kuwait. A exploração desse produto estimulou fluxos migratórios com destino ao país, fato constatado na sua população, onde a maioria dos habitantes é imigrante, com destaques para os palestinos, egípcios, jordanianos, iranianos e paquistaneses.

O petróleo é o principal responsável pela riqueza do país. O Kuwait é um dos maiores produtores mundiais de petróleo e gás natural. Com o intuito de flexibilizar a economia nacional, o governo vem desenvolvendo medidas para atrair investimentos internacionais, oferecendo vantagens econômicas para empresas transnacionais.
O Kuwait, em 1990, foi acusado pelo Iraque de vender mais petróleo do que a quantidade estabelecida pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). O então presidente do Iraque, Saddam Hussein, exigiu que o Kuwait perdoasse a dívida de 10 bilhões de dólares, além de pagar uma indenização de 2,4 bilhões de dólares para o Iraque. Com o não pagamento proposto, Saddam Hussein proclamou a anexação do Kuwait como província iraquiana. Essa decisão desencadeou a Guerra do Golfo, em 1991, onde tropas coligadas de 30 países, lideradas pelos Estados Unidos, atacaram o Iraque. Esse conflito provocou a morte de 30 mil kuwaitianos, 107 mil iraquianos e 510 soldados da coalizão.

Brasão de Armas do Kuwait
Dados do Kuwait:
Extensão territorial: 17.818 km².
Localização: Oriente Médio.
Capital: Cidade do Kuwait.
Clima: Árido subtropical.
Governo: Monarquia islâmica.
Divisão administrativa: 6 governadorias.
Idioma: Árabe (oficial).
Religião: Islamismo 85,7%, cristianismo 9,8% (católicos 6,9%, outros 2,9%), outras 3,7%, sem religião e ateísmo 0,8%.
População: 2.985.046 habitantes. (Homens: 1.777.238; Mulheres: 1.207.808).
Composição Étnica: Árabes kuwaitianos 31,5%, outros árabes 48,5%, sul-asiáticos 9%, iranianos 4%, outros 7%.
Densidade demográfica: 167,5 hab/km².
Taxa média anual de crescimento populacional: 2,4%.
População residente em área urbana: 98,37%.
População residente em área rural: 1,63%.
População subnutrida: menor que 5%.
Esperança de vida ao nascer: 77,4 anos.
População analfabeta: 5,5%.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,771 (alto).
Moeda: Dinar kuaitiano.
Produto Interno Bruto (PIB): 112,1 bilhões de dólares.
PIB per capita: 38.574 dólares.
Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, OMC ONU, Opep.
 
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Laos


Uma das lindas paisagens contidas no território laosiano.
Laos, ou República Democrática Popular do Laos, é um país localizado no sul da Ásia, mais precisamente na região da Indochina.

O território laosiano limita-se ao sul com o Camboja; a leste, com o Vietnã; a oeste, com a Tailândia; a noroeste, com Mianmar; e a norte, com a China.
 

A Capital de Laos, Vientiane.
Laos abrange uma área de 236 800 km², onde vivem 6,3 milhões de habitantes. Sua capital é a cidade de Vientiane, a mais populosa do país, com aproximadamente 460 mil habitantes.

O território de Laos não possui acesso ao oceano Pacífico, fator negativo para o país. A superfície é constituída por montanhas. O clima da região é diretamente influenciado pelas monções e apresenta característica tropical.
 
A economia da nação é modesta, voltada para as atividades primárias, especialmente a agricultura. A rede de transporte é ineficiente em razão do desprovimento de infraestrutura (ferrovias, rodovias, hidrovias, portos, aeroportos e etc.), tendo em vista que não há ferrovias e as rodovias existentes se restringem a interligar somente os principais centros urbanos, deixando centenas de vilas praticamente isoladas, pois as estradas de terra são praticamente intransitáveis.

Laos é bastante isolado do mundo, fator resultante da falta de modernização e expansão das telecomunicações (telefone fixo e celular, internet, entre outros) no país. A atividade primária prevalece, sendo o arroz o principal produto de comercialização. Há também o cultivo ilegal de ópio.

Dados gerais

Bandeira:
Brasão:
Língua oficial: laosiano.

Governo: República Socialista Unipartidária.

PIB (Produto Interno Bruto): 12 bilhões de dólares.

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,497 (médio).

Expectativa de vida: 63,7 anos.

Mortalidade infantil: 51,4/mil nascimentos.

Alfabetização: 68,7%.

Moeda: Kup laosiano.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Lesoto


Bandeira de Lesoto
Lesoto, antigo Reino da Basutolândia, é um pequeno país africano localizado na porção centro-leste da África do Sul. Seu território apresenta altitudes elevadas: aproximadamente 75% da sua área estão a mais de mil metros de altitude.
Esse território se tornou, em 1868, protetorado britânico, passando a ser colônia da Coroa em 1884. Somente em 1996 a independência foi obtida, e o país adotou o nome de Reino de Lesoto, integrando a Comunidade Britânica – organização formada pelo Reino Unido e suas antigas colônias.
A economia nacional é pouco desenvolvida, pois o país é extremamente dependente da África do Sul. A principal atividade econômica é a agricultura, em especial a de subsistência, na qual há o cultivo de milho, sorgo, trigo e feijão. Outro destaque é a criação de ovelhas, nos Montes Drakensberg.
Lesoto apresenta vários problemas socioeconômicos. A maioria da população vive abaixo da linha de pobreza, ou seja, com menos de 1,25 dólar por dia; a expectativa de vida é uma das menores do planeta: 42,3 anos; a taxa de mortalidade infantil é de 67 óbitos a cada mil nascidos vivos. Outro aspecto de total relevância é que o país apresenta um dos mais altos índices de portadores do vírus HIV no mundo.
 

Brasão de Armas
Dados de Lesoto:
Extensão territorial: 30.355 km²
Localização: África
Capital: Maseru
Clima: Tropical de altitude
Governo: Monarquia parlamentarista
Divisão administrativa: 10 distritos
Idioma: Inglês e sessoto (oficiais)
Religião: Cristianismo - 91,8% (católicos - 50,1%; sem filiação - 14,5%; outros - 27,2%); crenças tradicionais - 7%; outras - 1%; sem religião e ateísmo - 0,2%.
População: 2.066.919 habitantes (Homens: 975.604; Mulheres: 1.091.315)
Composição étnica: Sotos - 99%; outros -1%
Densidade demográfica: 68 hab/km²
Taxa média anual de crescimento populacional: 0,8%
População residente em área urbana: 26,15%
População residente em área rural: 73,85%
Analfabetismo: 17,8%
População subnutrida: 15%
Esperança de vida ao nascer: 42,3 anos
Domicílios com acesso a água potável: 78%
Domicílios com acesso a rede sanitária: 36%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,427 (baixo)
Moeda: Loti
Produto Interno Bruto (PIB): 1,6 bilhão de dólares
PIB per capita: 797 dólares
Relações exteriores: Banco Mundial, Comunidade Britânica, FMI, OMC, ONU, SADC, UA.
 
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

domingo, 9 de outubro de 2011

Letônia


Bandeira da Letônia
Localizado no continente europeu, o território da Letônia faz fronteiras com a Estônia (ao norte), Rússia (a leste), Bielorússia (a sudeste), Lituânia (ao sul), além de ser banhado pelo mar Báltico (a oeste e ao sul). Juntamente com a Lituânia e Estônia, a Letônia é uma das Repúblicas Bálticas.
Ex-integrante da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, a Letônia conquistou sua independência no dia 21 de agosto de 1991, esse país não se tornou membro da Comunidade dos Estados Independentes (CEI), cujo bloco econômico é formado por nações da extinta União Soviética. No dia 1° de maio de 2004, a Letônia passou a ser país membro da União Europeia (EU).
Aproximadamente 45% do território da Letônia é coberto por florestas, o país também possui um litoral pantanoso, com dunas de areia, além de cavernas e bosques, em especial na cidade de Sigulda. Essas características físicas proporcionam o turismo ecológico no país. Outro destino turístico na Letônia é Riga, capital nacional, com edifícios medievais e prédios de art nouveau, declarados patrimônio da humanidade.
As principais atividades econômicas desenvolvidas na Letônia são a agricultura, que se baseia nos cultivos de beterraba, cereais e batata; o turismo e a indústria, cujos principais segmentos são: alimentício, têxtil, madeireiro e de maquinário.
A população nacional desfruta de boa qualidade de vida. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Letônia tem média de 0,769 (alto); a expectativa de vida é superior à 72 anos e a taxa de analfabetismo é uma das menores do planeta: 0,2%.

Brasão de Armas da Letônia
Dados da Letônia:
Extensão territorial: 64.500 km².
Localização: Europa.
Capital: Riga.
Clima: Temperado continental.
Governo: República parlamentarista.
Divisão administrativa: 26 distritos e 7 cidades.
Idioma: Letão (oficial), russo.
Religião: Cristianismo 67,2% (protestantes 12,4%, ortodoxos 31,8%, católicos 19,2%, outros 3,8 %), sem religião 26,1%, ateísmo 6%, outras 0,7%.
População: 2.249.362 habitantes. (Homens: 1.036.706; Mulheres: 1.212.656).
Composição Étnica: Letões 52%, russos 34%, bielorrussos 5%, ucranianos 3%, poloneses 2%, outros 4%.
Densidade demográfica: 34,8 hab/km².
Taxa média anual de crescimento populacional: - 0,4%.
População residente em área urbana: 68,1%.
População residente em área rural: 31,9%.
Analfabetismo: 0,2%.
População subnutrida: menor que 5%.
Esperança de vida ao nascer: 72,3 anos.
Domicílios com acesso a água potável: 99%.
Domicílios com acesso a rede sanitária: 78%.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,769.
Moeda: Lats.
Produto Interno Bruto (PIB): 33,8 bilhões de dólares.
PIB per capita: 11.930 dólares.
Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, OMC, ONU, Otan, UE.
 
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Libéria


Bandeira da Libéria
Localizada na África Ocidental, a Libéria limita-se com Serra Leoa (a noroeste), Guiné (ao norte), Costa do Marfim (a leste) e com o Oceano Atlântico (ao sul e a oeste).
Adquirida no século XIX por uma Organização dos Estados Unidos que pretendia assentar na África os negros livres ou libertos da escravidão estadunidense, a Libéria foi formada por ex-escravos, haja vista que seu nome significa “país dos libertos”. Sua independência foi obtida no dia 26 de julho de 1847. De todas as nações africanas, somente a Libéria e a Etiópia não foram colônias de países europeus.

A economia do país sofre com as consequências das guerras civis de 1989 a 2003, as quais desencadearam a falta de investimentos internacionais e a destruição da infraestrutura do país. Outro fator agravante foi o embargo econômico imposto à Libéria entre 2001 e 2007, pois esse país foi acusado de contrabandear diamantes retirados de Serra Leoa.
A agricultura é o setor que mais capta mão de obra. Essa atividade se baseia no cultivo de arroz, mandioca, café e cacau. O país tem na borracha, madeira e ferro os principais produtos de exportação. Outro aspecto importante para a economia nacional são os recursos financeiros oriundos dos registros de navios com a bandeira liberiana, nos quais os proprietários desses navios são atraídos graças a um regime fiscal vantajoso.
Os habitantes da Libéria sofrem com vários problemas socioeconômicos. O desemprego atinge grande parte da população; a fome e a desnutrição castigam os habitantes.
A cada mil nascidos na Libéria, 93 morrem antes de completar um ano de idade; a maioria dos habitantes vive com menos de 1,25 dólar por dia, ou seja, abaixo da linha de pobreza.

Brasão de Armas da Libéria
Dados da Libéria:
Extensão territorial: 111.369 km²
Localização: África
Capital: Monróvia
Clima: Equatorial chuvoso
Governo: República presidencialista
Divisão administrativa: 15 condados, divididos em 64 distritos
Idioma: Inglês (oficial) e línguas regionais
Religião: Crenças tradicionais - 42,2%; Cristianismo - 40% (independentes - 15,6%, Protestantes - 12,2%, outros - 14,4%); Islamismo - 16%; sem religião - 1,5%; Bahaísmo - 0,3%
População: 3.954.979 habitantes (Homens: 1.965.192; Mulheres: 1.989.787)
Composição étnica: Grupos étnicos autóctones - 95% (principais: Capeles - 19%, Bassas - 15%), Américo-Liberianos - 3%, outros - 2%
Densidade demográfica: 35,5 hab/km²
Taxa média anual de crescimento populacional: 4,2%
População residente em área urbana: 60,85%
População residente em área rural: 39,15%
Analfabetismo: 44,5%
População subnutrida: 40%
Esperança de vida ao nascer: 45,1 anos
Domicílios com acesso a água potável: 64%
Domicílios com acesso a rede sanitária: 32%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,300 (baixo)
Moeda: Dólar liberiano
Produto Interno Bruto (PIB): 870 milhões de dólares
PIB per capita: 195 dólares
Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, ONU, UA.
 
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Liechtenstein


Bandeira de Liechtenstein
Com extensão territorial de 160 quilômetros quadrados, Liechtenstein é um dos menores países do continente europeu. O principado de Liechtenstein está encravado nos Alpes Centrais, entre a Áustria e a Suíça. Seu território é composto por montanhas, exceto na porção oeste, onde predomina as planícies férteis do vale do rio Reno.
Liechtenstein possui fortes laços econômicos e políticos com a vizinha Suíça, sendo que o país adota o franco suíço e delega à nação vizinha a administração das relações exteriores e dos serviços telefônicos e postais.
Apesar da pequena extensão territorial, Liechtenstein é um país muito rico. Sua economia é bem desenvolvida e industrializada, os principais segmentos da indústria são: têxtil, farmacêutico, próteses dentárias, entre outros. As baixas tarifas de impostos fizeram com que o país atraísse milhares de empresas; atualmente, mais de 75 mil empresas têm sede no país. Outro elemento importante para a economia nacional é o turismo.
Os habitantes desse país possuem excelente padrão de vida. O PIB per capita é um dos maiores do planeta: 118.040 dólares. Com média de 0,891, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Liechtenstein ocupa o 6° lugar no ranking mundial de IDH, conforme daddos divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas.

Brasão de Armas de Liechtenstein
Dados de Liechtenstein:
Extensão territorial: 160 km².
Localização: Europa.
Capital: Vaduz.
Clima: De montanha.
Governo: Monarquia parlamentarista.
Divisão administrativa: 11 comunas.
Idioma: Alemão (oficial).
Religião: Cristianismo 93,6% (católicos 75,2%, sem filiação 7,3%, outros 11,1%), sem religião e ateísmo 3,6%, outras 2,8%.
População: 35.010 habitantes. (Homens: 17.256; Mulheres: 17.754).
Composição Étnica: Alemães 73%, suíços 15%, outros 12%.
Densidade demográfica: 218,8 hab/km².
Taxa média anual de crescimento populacional: 0,8%.
População residente em área urbana: 14,22%.
População residente em área rural: 85,78%.
Esperança de vida ao nascer: 83,5 anos.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,891 (muito alto).
Moeda: Franco suíço.
Produto Interno Bruto (PIB): 4,2 bilhões de dólares.
PIB per capita: 118.040 dólares.
Relações exteriores: OMC, ONU.
 
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Lituânia


Bandeira da Lituânia
Localizada no continente europeu, a Lituânia, juntamente com a Letônia e a Estônia, integra os Países Bálticos. Seu território está situado na porção centro-norte da Europa, limitando-se com a Letônia (ao norte), Bielorrússia (ao sul e a leste), Polônia (ao sul), com o enclave russo de Kaliningrado (a oeste), além de ser banhado pelo mar Báltico (a oeste).
A Lituânia integrou a extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), no entanto, durante a década de 1980, os lituanos iniciaram um movimento separatista e a independência foi obtida em 1991, as tropas russas se retiraram completamente desse país em 31 de agosto de 1993. Com isso, a Lituânia foi o primeiro país a desvincular da União Soviética.
A economia nacional tem se fortalecido a cada ano, apresentando crescimentos significativos do Produto Interno Bruto (PIB). Uma das atividades de maior destaque na Lituânia é a extração de âmbar, resina fóssil usada na confecção de joias.
A Comunidade dos Estados Independentes (CEI) consiste em um bloco econômico formado por ex-repúblicas da União Soviética, somente os Países Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia) nunca participaram dessa organização, pois sempre pretenderam reduzir os laços econômicos e políticos com a Rússia. A Lituânia, em 2004, passou a integrar a União Europeia (UE) e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Brasão de Armas da Lituânia
Dados da Lituânia:
Extensão territorial: 65.200 km².
Localização: Europa.
Capital: Vilnius.
Clima: Temperado continental.
Governo: República parlamentarista.
Divisão administrativa: 10 condados subdivididos em municipalidades.
Idioma: Lituano (oficial), russo.
Religião: Cristianismo 87,5% (católicos 77%, outros 10,5%), sem religião 11,3%, ateísmo 0,9%, outras 0,3%.
População: 3.286.547 habitantes. (Homens: 1.537.923; Mulheres: 1.748.624).
Composição Étnica: Lituanos 80%, russos 9%, poloneses 8%, bielo-russos 2%, outros 1%.
Densidade demográfica: 50,4 hab/km².
Taxa média anual de crescimento populacional: - 0,9%.
População residente em área urbana: 67,03%.
População residente em área rural: 32,97%.
Analfabetismo: 0,3%.
População subnutrida: menor que 5%.
Esperança de vida ao nascer: 72,7 anos.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,783 (alto).
Moeda: Litas.
Produto Interno Bruto (PIB): 47,3 bilhões de dólares.
PIB per capita: 11.308 dólares.
Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, OMC, ONU, Otan, UE.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Luxemburgo


Bandeira de Luxemburgo
Pequeno país localizado na Europa Ocidental, Luxemburgo limita-se com a Alemanha (a leste), Bélgica (a oeste e ao norte) e França (ao sul), seu território não possui saída para o oceano. O nome oficial é Grão-Ducado de Luxemburgo.
Sua posição geográfica é extremamente favorável para a realização de atividades econômicas com os principais países europeus (Alemanha, França, Países Baixos, Bélgica). Luxemburgo destaca-se como centro financeiro internacional, favorecido pela estabilidade política e econômica.
O país apresenta grande desenvolvimento econômico, recebe investimentos estrangeiros no setor de serviços e na indústria. Até a década de 1970, o setor industrial baseava-se na siderurgia, no entanto, essa atividade está em constante declínio no país. O setor financeiro, por sua vez, tem apresentado fortalecimento, sendo responsável por 22% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
A população local desfruta de excelente padrão social. Luxemburgo, com média de 0,852, ocupa o 24° lugar no ranking mundial de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de acordo com dados publicados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os serviços de saneamento ambiental são proporcionados a 100% das residências.

Brasão de Armas de Luxemburgo
Dados de Luxemburgo:
Extensão territorial: 2.586 km².
Localização: Europa.
Capital: Luxemburgo.
Clima: Temperado oceânico.
Governo: Monarquia parlamentarista.
Divisão administrativa: 3 distritos subdivididos em 12 cantões.
Idioma: Luxemburguês (oficial), alemão, francês.
Religião: Cristianismo 92,5% (católicos 91,4%, outros 1,1%), sem religião e ateísmo 6%, outras 1,5%.
População: 486.184 habitantes. (Homens: 241.167; Mulheres: 245.017).
Composição: Luxemburgueses 69,7%, portugueses 10,8%, italianos 5%, franceses 3,4%, belgas 2,5%, alemães 2,2%, outros 6,4%.
Densidade demográfica: 188 hab/km².
Taxa média anual de crescimento populacional: 1,1%.
População residente em área urbana: 82,32%.
População residente em área rural: 17,68%.
População subnutrida: menor que 5%.
Esperança de vida ao nascer: 78,6 anos.
Domicílios com acesso a água potável: 100%.
Domicílios com acesso a rede sanitária: 100%.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,852 (muito alto).
Moeda: Euro.
Produto Interno Bruto (PIB): 54,3 bilhões de dólares.
PIB per capita: 50.489 dólares.
Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, OCDE, OMC, ONU, Otan, UE.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Macedônia



Bandeira da Macedônia
Localizada no interior da montanhosa península Balcânica, a Macedônia limita-se com a Sérvia (a noroeste), Bulgária (a leste), Grécia (ao sul) e Albânia (a oeste), seu território não possui saída para o mar.
A Macedônia é uma das ex-repúblicas da Iugoslávia, cuja independência foi obtida no dia 17 de setembro de 1991. O processo de independência ocorreu de forma pacífica, diferentemente dos outros países dessa região. A Bulgária foi o primeiro país a reconhecer a Macedônia como nação independente. No entanto, a Grécia foi totalmente contra esse processo em razão do emprego do nome e do símbolo da bandeira utilizada, visto que a Grécia tem uma província chamada Macedônia.
A oposição da Grécia resultou num bloqueio comercial, em fevereiro de 1994, à Macedônia. Somente com a modificação da bandeira e da constituição nacional, em 1995, os dois países normalizaram as relações, retornando as exportações agrícolas pelo porto de Salônica, no mar Egeu.

A maioria da população nacional é seguidora do cristianismo ortodoxo. Em 1999, durante a guerra do Kosovo, aproximadamente 360.000 albaneses (mulçumanos) refugiaram para a Macedônia. Em 2001, a tensão entre albaneses e macedônios quase desencadeou um confronto, entretanto, um acordo de paz estabeleceu um convívio pacífico entre as diferentes etnias. 
 

Brasão de Armas da Macedônia
Dados da Macedônia:
Extensão territorial: 25.713 km².
Localização: Europa.
Capital: Skopje.
Clima: Mediterrâneo.
Governo: República parlamentarista.
Divisão administrativa: 85 municipalidades.
Idiomas: Macedônio, albanês (oficiais).
Religião: Cristianismo 64,2% (ortodoxos 61,4%, outros 2,8%), islamismo 28,4%, sem religião 6%, ateísmo 1,4%.
População: 2.042.484 habitantes. (Homens: 1.019.983; Mulheres: 1.022.501).
Composição: Macedônicos 67%, albaneses 21%, turcos 4%, sérvios 2%, outros 6%.
Densidade demográfica: 79,4 hab/km².
Taxa média anual de crescimento populacional: 0,07%.
População residente em área urbana: 67,39%.
População residente em área rural: 32,61%.
População subnutrida: menor que 5%.
Esperança de vida ao nascer: 74 anos.
Domicílios com acesso a água potável: 100%.
Domicílios com acesso a rede sanitária: 89%.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,701 (alto).
Moeda: Dinar macedônico.
Produto Interno Bruto (PIB): 9,5 bilhões de dólares.
PIB per capita: 3.703 dólares.
Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, OMC, ONU. 
 
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia 
Equipe Brasil Escola

Madagascar



Bandeira de Madagascar
País africano situado no oceano Índico, Madagascar é a quarta maior ilha do mundo. Possui 18 grupos étnicos, com influência predominante dos malaiopolinésios, antigos colonizadores asiáticos. 

A agricultura é a principal atividade econômica do país, cujo destaque é a exportação de café, cravo da índia e baunilha. A maioria da população reside em áreas rurais (70,18%).

Madagáscar
O isolamento geográfico da ilha favoreceu o desenvolvimento de espécies únicas de flora e fauna: a maioria dos mamíferos e das plantas e metade dos pássaros de Madagascar não existem em outro lugar da Terra, ou seja, são espécies endêmicas. Porém, nas últimas décadas, práticas predatórias ao meio ambiente têm provocado intensa destruição e ameaçado a existência de várias espécies. 

O país conseguiu sua independência em 1960, após anos de batalhas contra o exército francês. Em 1972, um golpe militar impôs o comunismo como sistema político. O capitão Didier Ratsiraka assumiu a presidência do país em 1975, instalando uma ditadura que durou dezessete anos.

Brasão de Armas de Madagáscar
Dados de Madagascar: 

Extensão territorial: 587.041 km². 

Localização: África. 

Capital: Antananarivo. 

Clima: Tropical (maior parte) e árido tropical (extremo sul). 

Governo: República parlamentarista. 

Divisão administrativa: 6 províncias autônomas subdivididas em departamentos. 

Idiomas: Francês e malgaxe. 

Religião: Cristianismo 49,5% (protestantes 25,7%, católicos 23%, outros 0,8%), crenças tradicionais 48%, outras 2,2%, sem religião 0,3%. 

População: 19.625.030 habitantes. (Homens: 9.771.243; Mulheres: 9.853.787). 

Composição Étnica: Grupos étnicos autóctones 98%, (principais: merinas 15%, betsimissaracas 9%, betsileus 7%, tsimihets 4%, antaíssacas 4%), comorenses, indianos, paquistaneses, franceses e outros 2%. 

Densidade demográfica: 32 hab/km². 

Taxa média anual de crescimento populacional: 2,83%. 

População residente em área urbana: 29,82%. 

População residente em área rural: 70,18%. 

População subnutrida: 37%. 

Esperança de vida ao nascer: 58,8 anos. 

Domicílios com acesso a água potável: 47%. 

Domicílios com acesso a rede sanitária: 12%. 

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,435 (baixo). 

Moeda: Ariary. 

Produto Interno Bruto (PIB): 7.417 milhões de US$. 

PIB per capita: 377 de US$. 

Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, OMC, ONU, UA.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia 
Equipe Brasil Escola

Maine



Portland, a maior cidade de Maine.
Maine é o Estado mais setentrional dos Estados Unidos, localizado no extremo nordeste do país, região denominada como New England. O mesmo limita-se com o Canadá ao norte e leste, e com o Oceano Atlântico ao sul. Ao leste, Maine limita-se com o Canadá e com o Estado americano de Nova Hampshire.

O Estado de Maine sempre foi disputado por franceses e britânicos. Em virtude dessas guerras, a Inglaterra se viu obrigada a criar mais impostos e a proibir o comércio entre as colônias americanas e outros países. Isso resultou em um grande descontentamento em todas as treze colônias. Após a Guerra de Independência dos Estados Unidos, o Estado de Maine continuou a fazer parte de Massachusetts, tendo sido transformado no vigésimo terceiro estado americano somente em 15 de março de 1820. 

Cerca de 90% de todo o território do Estado é coberto por florestas. Uma conseqüência disso é o fato do mesmo ser o líder nacional da indústria madeireira. O turismo e a pesca são outros setores que contribuem de forma significativa para a economia do Estado. 

O clima em Maine é temperado, com verões amenos (média de 19ºC) e invernos muito frios (média de -15,5ºC). A capital do Estado é Augusta, já a maior cidade é Portland, uma cidade muito conhecida pelo seu antigo porto histórico.

Malásia



Bandeira da Malásia
Localizada no Sudeste Asiático, a Malásia possui o território dividido em duas grandes áreas: a parte sul continental da Península da Malásia e ilhas adjacentes, e uma no norte da ilha de Bornéu. O clima do país é quente e úmido e o seu território é coberto por florestas tropicais.
O país apresentou grande desenvolvimento econômico durante a década de 1990. Esse processo foi impulsionado pela intensa industrialização, fato que proporcionou ao país um destaque no cenário mundial, sendo considerado um dos Novos Tigres Asiáticos.
A Malásia é, atualmente, a maior produtora mundial de borracha e estanho. O país é grande produtor de petróleo, gás e látex. Seus recursos naturais são explorados por empresas nacionais e japonesas. Na década de 1990, a economia se modernizou, com destaque para a indústria de componentes eletrônicos.
Todo esse desenvolvimento econômico proporcionou ao país uma elevação nos indicadores socioeconômicos. O Índice de Desenvolvimento é considerado alto: 0,744; o analfabetismo está em constante declínio e, atualmente, atinge apenas 8,1% da população. A Taxa de mortalidade infantil é de 9 óbitos a cada mil nascidos vivos. Um aspecto social negativo são as severas restrições à liberdade de organização e de manifestação.

Brasão de Armas da Malásia
Dados da Malásia:
Extensão territorial: 329.749 km².
Localização: Sudeste Asiático.
Capital: Kuala Lampur.
Clima: Equatorial.
Governo: Monarquia parlamentarista.
Divisão administrativa: 13 estados e 3 territórios federais.
Idiomas: Malaio (oficial), chinês, tâmil, ibã.
Religião: Islamismo 45,8%, crenças populares chinesas 24,5%, cristianismo 9,4%, hinduísmo 7,3%, budismo 6,8%, crenças tradicionais 3,6%, outras 2%, sem religião e ateísmo 0,6%.
População: 27.467.837 habitantes. (Homens: 13.946.639; Mulheres: 13.521.198).
Composição: Malaios 59%, chineses 32%, indianos 9%.
Densidade demográfica: 83,2 hab/km².
Taxa média anual de crescimento populacional: 1,7%.
População residente em área urbana: 71,34%.
População residente em área rural: 28,66%.
População subnutrida: menor que 5%.
Esperança de vida ao nascer: 73,9 anos.
Domicílios com acesso a água potável: 99%.
Domicílios com acesso a rede sanitária: 94%.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,744.
Moeda: Ringgit.
Produto Interno Bruto (PIB): 194,9 bilhões de dólares.
PIB per capita: 7.027 dólares.
Relações exteriores: Apec, Asean, Banco Mundial, Comunidade Britânica, FMI, OMC, ONU.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Malauí



Bandeira do Malauí
Malauí é um pequeno país localizado no sudeste do continente africano, seu território não possui saída para o mar e faz fronteiras com a Tanzânia (ao norte), Zâmbia (a oeste) e Moçambique (a leste e ao sul). O país foi colônia britânica, e tornou-se independente no dia 6 de julho de 1964.
Apesar de pequeno, o Malauí possui o terceiro maior lago da África (lago Malauí), que compreende cerca de 20% da área do país. Com território montanhoso, ele apresenta savanas e florestas tropicais, fato que atrai vários turistas para seus parques com animais selvagens e aldeias tribais.
De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Malauí é um dos países economicamente mais pobres do planeta. A economia nacional se baseia na agricultura e no turismo. Os principais produtos de exportação são o fumo, café, amendoim e madeira. O país é extremamente dependente de ajuda financeira internacional, em especial da África do Sul, dos Estados Unidos e do Reino Unido.
A população do Malauí sofre com vários problemas socioeconômicos. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país é um dos menores do mundo: 0,385. A taxa de mortalidade infantil é alarmante: 80 óbitos a cada mil nascidos vivos. Aproximadamente 55% dos habitantes vivem abaixo da linha de pobreza; a subnutrição atinge 29% da população malauiana.

Brasão de Armas do Malauí
Dados do Malauí:
Extensão territorial: 118.484 km².
Localização: África.
Capital: Lilongue.
Clima: Tropical (maior parte) e tropical de altitude.
Governo: República presidencialista.
Divisão administrativa: 3 regiões subdivididas em 24 distritos.
Idiomas: Inglês e chicheua (oficiais).
Religiões: Cristianismo 76,8% (católicos 23,8%, protestantes 26,9%, independentes 14,3%, outros 11,8%), islamismo 15,6%, crenças tradicionais 6,9%, outras 0,4%, sem religião e ateísmo 0,3%.
População: 15.263.417 habitantes. (Homens: 7.584.763; Mulheres: 7.678.654).
Composição: Maraves 58,3%, lomues 18,4%, iaos 13,2%, engonis 6,7%, outros 3,4%.
Densidade demográfica: 128,8 hab/km².
Taxa média anual de crescimento populacional: 2,7%.
População residente em área urbana: 19,26%.
População residente em área rural: 80,74%.
População subnutrida: 29%.
Esperança de vida ao nascer: 47 anos.
Domicílios com acesso a água potável: 76%.
Domicílios com acesso a rede sanitária: 60%.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,385 (baixo).
Moeda: Quacha malauiana.
Produto Interno Bruto (PIB): 4,3 bilhões de dólares.
PIB per capita: 257 dólares.
Relações exteriores: Banco Mundial, Comunidade Britânica, FMI, OMC, SADC, UA. 
 
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Maldivas



Bandeira das Maldivas
Localizada no continente asiático, a República das Maldivas é formada por aproximadamente 1.200 ilhas no oceano Índico. Esse pequeno país insular está situado a sudoeste da Índia e sua única fronteira real é com o estado indiano das Laquedivas (ao norte).
Ex-protetorado britânico, entre 1887 a 1965, a República das Maldivas conquistou sua independência no dia 25 de julho de 1965. Atualmente, integra a Comunidade Britânica, associação formada pelo Reino Unido e suas antigas colônias.

Seu território apresenta relevo plano e com baixas altitudes, fato que gera grande instabilidade com relação à ameaça de inundação em consequência da elevação do nível do mar, causado pelo aquecimento global.

A República das Maldivas é um local privilegiado quanto aos aspectos naturais – apresenta águas azuladas, quentes e transparentes, além de extensas áreas com coqueirais. Todas essas belezas atraem milhões de visitantes, sendo essa uma atividade de fundamental importância para a economia nacional.

Belezas naturais das Maldivas
O turismo foi impulsionado no país a partir da década de 1970, tornando-se uma das principais fontes de receitas. A pesca também exerce grande importância na economia nacional. O setor industrial tem se desenvolvido nos últimos anos e baseia-se nos segmentos têxteis e alimentícios.

O país tem apresentado algumas melhoras nos indicadores socioeconômicos. A taxa de mortalidade infantil é de 22 para cada mil nascidos vivos. O analfabetismo tem demonstrado significativas reduções e, atualmente, apenas 3% dos habitantes não são alfabetizados.

Brasão de Armas
Dados das Maldivas:
Extensão territorial: 298 km².
Localização: Ásia.
Capital: Male.
Clima: Equatorial.
Governo: República Presidencialista.
Divisão administrativa: 21 distritos.
Idiomas: Dhivehi (oficial).
Religião: Islamismo 98,4%, outras 1,6%.
População: 309.430 habitantes. (Homens: 156.260; Mulheres: 153.170).
Composição: Maldívios 97%, árabes 2%, outros 1%.
Densidade demográfica: 1.038 hab/km².
Taxa média anual de crescimento populacional: 1,4%.
População residente em área urbana: 39,19%.
População residente em área rural: 60,81%.
Esperança de vida ao nascer: 67,6 anos.
Domicílios com acesso a água potável: 83%.
Domicílios com acesso a rede sanitária: 59%.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,602 (médio).
Moeda: Rúfia.
Produto Interno Bruto (PIB): 1,3 bilhão de dólares.
PIB per capita: 3.454 dólares.
Relações exteriores: Banco Mundial, Comunidade Britânica, FMI, OMC, ONU. 
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Mali



Bandeira do Mali
País do continente africano, Mali limita-se com a Mauritânia e Senegal (a oeste), Argélia (ao norte e a leste), Níger (a leste), Burkina Faso (a sudeste), Costa do Marfim (ao sul) e Guiné (a sudoeste). O país não possui saída para o mar e tem sua porção norte coberta pelo deserto do Saara, região habitada por tribos nômades tuaregues.
Mali é uma ex-colônia francesa, o idioma oficial (francês) é uma das consequências desse processo de colonização. A independência nacional foi conquistada no dia 22 de setembro de 1960.
O país apresenta uma das piores economias do planeta. A agropecuária é responsável por empregar, aproximadamente, 70% da população do Mali, em especial para o cultivo de algodão, principal produto de exportação nacional. No entanto, a agricultura vem sendo extremamente prejudicada devido ao processo de desertificação no país.
Além do algodão, Mali também produz arroz, legumes e milho. O setor industrial é pouco desenvolvido, atuando no segmento têxtil. Os principais recursos naturais com potencial econômico no Mali são o urânio e o ouro.
Com média de 0,309, Mali está entre os dez piores no ranking mundial de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), conforme dados publicados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O país apresenta baixa expectativa de vida (53 anos); a taxa de mortalidade infantil é uma das mais elevadas do mundo: 104 óbitos a cada mil nascidos vivos; e o analfabetismo atinge 74% da população, sendo uma das maiores médias do planeta.

Brasão de Armas do Mali
Dados do Mali:
Extensão territorial: 1.240.192 km².
Localização: África.
Capital: Bamaco.
Clima: Tropical (maior parte) e árido tropical (ao norte).
Governo: República com forma mista de governo.
Divisão administrativa: 8 regiões e 1 distrito.
Idiomas: Francês (oficial), línguas regionais (principais: bambara, fulani, sonrai, soninquê e dogão).
Religiões: Islamismo 80,7%, crenças tradicionais 16,3%, cristianismo 2,7%, sem religião e ateísmo 0,3%.
População: 13.010.209 habitantes. (Homens: 6.424.448; Mulheres: 6.585.761).
Composição: Bambaras 50%, fulanis 17%, voltas 12%, chongais 6%, dogões, peules, bozos e tuaregues 15%.
Densidade demográfica: 10,4 hab/km².
Taxa média anual de crescimento populacional: 2,3%.
População residente em área urbana: 32,74%.
População residente em área rural: 67,26%.
População subnutrida: 11%.
Esperança de vida ao nascer: 53 anos.
Domicílios com acesso a água potável: 60%.
Domicílios com acesso a rede sanitária: 45%.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,309.
Moeda: Franco CFA.
Produto Interno Bruto (PIB): 8,7 bilhões de dólares.
PIB per capita: 554 dólares.
Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, OMC, ONU, UA. 
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Seguidores