Tradução - Translation - Traducción

Parceiro


Excelência em prestação de serviços

Oferecemos suporte de qualidade aos nossos clientes, para apoiá-los nas seguintes atividades:

· Solução de dúvidas, incluindo apoio na seleção da melhor opção entre diversas disponíveis.

· Instalação e manutenção de equipamentos, bem como implementação de soluções técnicas e gerenciais.

· Sistema de registro de chamados de forma a permitir atendimento personalizado e acompanhamento do status do chamado, durante o tempo de resposta.

domingo, 15 de maio de 2011

Aspectos físicos da Oceania


Litoral de Papua Nova Guiné
Com extensão territorial de 8.526.462 quilômetros quadrados, correspondendo a 5,8% das áreas continentais, a Oceania é o menor continente terrestre. Essa região é formada por 14 países: Austrália, Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Micronésia, Nauru, Nova Zelândia, Palau, Papua Nova Guiné, Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanuatu.
A Austrália ocupa cerca de 90% da porção continental, os outros países são formados por ilhas e atóis no Oceano Pacífico, sendo que a maioria é de origem vulcânica. Essas ilhas estão divididas em três grupos: Polinésia (no extremo leste), Melanésia (porção central) e Micronésia (porção norte).
O relevo da Oceania é caracterizado pela grande diversidade de formações, onde é possível detectar unidades geomorfológicas como, por exemplo, a cordilheira australiana e as cadeias de montanhas. A Austrália possui extensas áreas de formação planáltica muito antiga. Esse país também abriga montanhas (nas porções leste e sudeste), conhecidas como os Alpes.
A Oceania é o único continente que possui países nos quatro hemisférios da Terra – Setentrional, Meridional, Ocidental e Oriental. As principais Zonas Climáticas que o continente ocupa são a Zona Temperada do Sul (entre o Trópico de Capricórnio e a Zona Glacial Antártica) e a Zona Intertropical (entre os Trópicos de Capricórnio e o de Câncer).
Os principais climas que atuam na Oceania são o árido tropical, subtropical, tropical, mediterrâneo, temperado oceânico e equatorial. Esse continente apresenta grande diversidade de paisagens, com destaque para as florestas tropicais, desertos, savanas, montes nevados, estepes, zonas litorâneas. A fauna é representada pelos cangurus, coalas, ornitorrinco, entre outros.
 
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado  em Geografia
Equipe Brasil Escola

terça-feira, 10 de maio de 2011

Aspectos humanos da América Central


Mapa da América Central.
A América Central é um subcontinente da América (continente) situado entre a América do Norte e do Sul. Ocupa uma área de 731.000 km², onde vivem aproximadamente 75 milhões de pessoas, que resulta em uma densidade demográfica de 102,6 hab./km².

O país mais populoso da América Central é a Guatemala, com cerca de 12 milhões de habitantes. São Vicente e Granadinas figura como o país menos populoso dessa porção do espaço americano.

Barbados é o mais povoado, com densidade demográfica de 647 hab./km²; enquanto Belize é o país menos povoado, com 13 hab./km².

A população da região é constituída por uma variada composição étnica. Países como Guatemala, Honduras, Nicarágua, El Salvador e Panamá têm suas respectivas populações formadas por mestiços (mistura entre índio e branco), com um número reduzido de brancos. Os negros e mulatos são mais evidentes na planície costeira atlântica de Honduras, Nicarágua e Belize.

Quanto à religião, a que predomina é a católica. Existem diversas línguas na América Central, mas a principal é o espanhol, o qual é falado por praticamente todos os países; com exceção de Belize, que usa o inglês. Há também várias línguas nativas, como: macropenutiana (origem maia), mame, chol, itza, jacalteco, chuj, aguacateco, ixil, quiche, pokoman, cholti, chorti, achi, ponton, utoasteca, pipil, alaguilac, micarao, bagas, entre outras.
Por Eduardo de Freitas
Graduado  em Geografia
Equipe Brasil Escola

Aspectos territoriais da Austrália


Urulu e o deserto australiano.
A Austrália é um país da Oceania situado a sudoeste do continente, encontra-se localizado totalmente no hemisfério sul. Seu território ocupa uma área de 7,6 milhões de km², que parece uma imensa ilha envolvida pelos oceanos Índico e Pacífico.

Os países mais próximos são Nova Zelândia, ao sul; Vanuatu, a leste; Papua-Nova Guiné, Timor Leste e Indonésia, ao norte. O território é cortado pelo Trópico de Capricórnio, desse modo, uma parte do país encontra-se na zona temperada e a outra na zona tropical ou intertropical.

A superfície do território australiano é marcada por uma formação planáltica muito antiga, denominada de planalto Ocidental australiano, o qual não apresenta grandes altitudes em razão de intensos processos erosivos. Por essa razão não existem altitudes elevadas no país. O ponto culminante do país é denominado de cordilheira Australiana, o local é chamado de Kosciusko, com 2.230 metros de altitude. As planícies encontram-se entre o planalto Ocidental e a cordilheira Australiana, elas recebem o nome de planícies Centrais, região que corta dois importantes rios, o Murray e o Darling.
 

Pico culminante da Austrália, o Kosciusko, com 2.230 metros de altitude.
O território do país é extenso, por esse motivo existem diversas características climáticas, como o árido, semiárido, tropical, tropical úmido e subtropical. Majoritariamente, os climas que predominam são, em geral, secos e quentes, fator que explica a existência de dois desertos, Gibson e Vitória. O clima tropical apresenta uma incidência de precipitação concentrada na estação do verão. O tropical úmido é caracterizado pela elevada umidade e não possui estação seca durante o ano. Já o clima subtropical apresenta uma característica semelhante ao mediterrânico, com inverno chuvoso e verão quente e seco.
 

Deserto de Gibson
As condições climáticas referidas determinam a disposição da vegetação ao logo do território, por exemplo, onde o clima é árido ou semiárido a cobertura vegetal é constituída por estepes e arbustos xerófilos. Já nas partes mais úmidas existem florestas tropicais ou subtropicais.
Por Eduardo de Freitas
Graduado  em Geografia
Equipe Brasil Escola

Atividade extrativista


Pesca artesanal é uma atividade extrativista animal.
A atividade extrativista consiste em extrair ou retirar recursos naturais em sua forma original com fins lucrativos ou simplesmente para subsistência. A atividade extrativista está dividida em três tipos distintos: a extração vegetal, animal e mineral.

A atividade do extrativismo vegetal está vinculada à extração de produtos ou subprodutos oriundos de plantas, tais como seivas, folhas, ervas, madeira, frutos, cascas de tronco entre outros. Esse tipo de atividade é bastante difundido no Brasil, principalmente na região norte, na floresta Amazônica é extraído madeiras, castanha-do-pará, látex da seringueira, açaí e muitos outros, além do nordeste que extrai carnaúba e babaçu.

A atividade extrativista animal executa a pesca e a caça, tais procedimentos em animais silvestres como jacarés, onças, macacos e pássaros são protegidos pela lei federal, mesmo assim ainda é uma prática que ocorre frequentemente e de forma ilegal. A pesca não configura como uma atividade ilegal e sua exploração é relativamente modesta, uma vez que o país possui uma grande riqueza em litorais e rios. Isso é explicado pelo fato do baixo consumo de pescado no país, que é de aproximadamente 6,4 quilos por habitante no período de um ano, no Japão o consumo é de 52 quilos por pessoa ao ano.

A atividade extrativista mineral extrai ou retira recursos de origem mineral, esses são encontrados no subsolo, nessa modalidade a execução é chamada de garimpo, pois se desenvolve de forma tradicional com equipamentos rudimentares. Em território brasileiro essa atividade acontece nas margens dos rios e córregos, especialmente na região norte e centro-oeste, onde são comumente extraídas, sobretudo, pedras preciosas como ouro, diamantes, esmeralda entre outros minérios.
Por Eduardo de Freitas
Graduado  em Geografia
Equipe Brasil Escola

Atividade industrial no Oriente Médio


Indústria no Oriente Médio
A economia do Oriente Médio está extremamente ligada à produção de petróleo, uma vez que tal subcontinente abriga a maior jazida do minério no mundo.

Em contrapartida, o setor industrial não detém o mesmo destaque, salvo Israel. Só agora que a maioria dos países do Oriente Médio está iniciando um processo efetivo de industrialização. De maneira generalizada, a produção industrial na região gira em torno do seguimento têxtil (confecção de tapetes, como por exemplo, os persas), além das indústrias alimentícias.

A maioria dos parques industriais presentes dentro do Oriente Médio encontra-se nas principais cidades, tais como Ancara (capital da Turquia), Damasco (Síria), Bagdá (Iraque) e Teerã (Irã).

Todo recurso gerado pela produção petrolífera tem sido empregado no desenvolvimento tecnológico das refinarias e indústrias petroquímicas em países como Irã, Iraque e Arábia Saudita.

Em Israel, apesar das adversidades naturais de ordem climática, o país possui um relativo desenvolvimento industrial, atividade responsável por 30% do PIB (Produto Interno Bruto). O parque industrial desse país é localizado, sobretudo, nas cidades de Telavive e Haifa, as quais detêm cerca de 25% do PEA (População Economicamente Ativa) nacional. Encontra-se também, indústrias tradicionais (alimentícias e têxteis), além de indústrias que atuam na lapidação de diamantes, na produção de equipamento bélico e eletroeletrônicos.
Por Eduardo de Freitas
Graduado  em Geografia
Equipe Brasil Escola

Atmosfera e gravidade


Esboço de como ocorre a pressão atmosférica sobre a superfície.
A atmosfera é um conjunto de gases que envolvem o planeta Terra. No nosso planeta, a atmosfera é formada por 21% de oxigênio, 78% de hidrogênio e outros em quantidades menores, que são atraídos pela gravidade existente no planeta.

A altitude da atmosfera é de cerca de 1.000 km, apesar disso 80% da massa fluida concentra-se a 5 km acima da superfície terrestre.

A gravidade existente na superfície é influenciada pela pressão que o ar exerce em razão de seu peso, isso pode acontecer de maneira variada, dependendo do ponto e do momento e outras muitas circunstâncias.

Em áreas de grandes altitudes a pressão é menor, portanto o ar é rarefeito, por isso que as pessoas que escalam montanhas como o Everest (Himalaia, com 8.848 metros de altitude) devem carregar aparelhos que contenham oxigênio.
Por Eduardo de Freitas
Graduado  em Geografia
Equipe Brasil Escola

Aurora Boreal - Noite Polar

Aurora boreal é um fenômeno natural óptico que acontece no polo norte. São luzes coloridas que aparecem no céu, durante a noite. Normalmente é esverdeada, isso se deve aos átomos de oxigênio das altas camadas atmosféricas emitirem luz verde, ao serem excitados pelos elétrodos de alta velocidade do vento solar.

O nome aurora vem da deusa romana e boreal do deus grego do vento forte Bóreas, nomes dados pelo astrônomo italiano Galileu Galilei. O fenômeno também é conhecido por noite polar. Nas latitudes do polo sul ela é conhecida como aurora astral.

Tal fenômeno não se restringe à Terra, também ocorre em outros planetas do sistema solar como Júpiter, Marte, Vênus e Saturno. Ele também pode ser reproduzido de forma artificial. O local onde há maior incidência da noite polar é na Lapônia Finlandesa.

Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola.com

Banco Mundial (World Bank)


Sede do Banco Mundial
O Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento - BIRD, chamado também de Banco Mundial, possui sede na cidade americana de Washington, sua criação tinha como finalidade inicial ajudar na reconstrução das economias arrasadas na Segunda Guerra Mundial.

Na atualidade, para a manutenção do banco, cerca de 150 países contribuem com recursos financeiros, pois o agrupamento desses resulta em um montante que posteriormente é utilizado para financiar reconstrução e infraestrutura. As decisões são tomadas por meio de votos que são definidos de acordo com o volume de colaboração e contribuição para o banco, vindos de cada país. Os Estados Unidos detêm o poder de veto diante de todas as decisões tomadas dentro da instituição, já que esse é o maior acionista.

O Banco Mundial é uma enorme instituição financeira que realiza empréstimos a governos para realização de obras de infraestrutura, transporte, usinas hidrelétricas, saneamento, entre outras, além de contribuições para programas para o desenvolvimento econômico, industrial e da agricultura, medidas sociais e ambientais.

Não só governos podem ter acesso a financiamentos, mas também grandes corporações que comprovem sua capacidade de garantir o pagamento da dívida e apresentação de projetos prévios que apresentam viabilidade econômica, isso com a aprovação do governo local.

A instituição financeira em questão, além de conceder empréstimos a governos e grandes grupos empresariais, desenvolve um trabalho de assessoria técnica ao grupo de países-membros.
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Seguidores