Tradução - Translation - Traducción

Parceiro


Excelência em prestação de serviços

Oferecemos suporte de qualidade aos nossos clientes, para apoiá-los nas seguintes atividades:

· Solução de dúvidas, incluindo apoio na seleção da melhor opção entre diversas disponíveis.

· Instalação e manutenção de equipamentos, bem como implementação de soluções técnicas e gerenciais.

· Sistema de registro de chamados de forma a permitir atendimento personalizado e acompanhamento do status do chamado, durante o tempo de resposta.

domingo, 31 de outubro de 2010

Inverno


Em muitas regiões, a neve é freqüente durante os meses de Inverno.
Inverno é mais fria estação do ano. No hemisfério norte, se inicia por volta de 21 de dezembro, no solstício de inverno, e termina em 21 de março, no equinócio de primavera. Já no hemisfério sul, o inverno se inicia em 21 de junho e termina em 23 de setembro.
Na mitologia grega, Zeus ordenou que Perséfone, sua filha com Deméter, ficasse seis meses com sua mãe e seis meses com Hades, o deus da escuridão. Deméter teria se entristecido, e por causa desses períodos em que ficaria longe de sua filha, teria se originado o outono e o inverno.

Em certos períodos do movimento de translação, alguns pontos da Terra ficam bem próximos ao sol, em contrapartida, outros ficam mais distantes. Na parte que está mais próxima do sol, é verão; na mais distante, inverno. Por esse motivo, nenhuma estação pode ocorrer simultaneamente em dois pólos da Terra.

O inverno é caracterizado, principalmente, pelas baixas temperaturas. Durante a estação, várias espécies de animais, principalmente de pássaros, migram para outras regiões mais quentes. Outros animais, como ursos, hibernam nesse período, reduzindo grandemente sua atividade metabólica. Em muitas regiões, pode ocorrer a incidência de neve e geadas.

No Brasil, pelo fato de não haver estações bem definidas, o inverno não é tão rigoroso como em outras regiões de clima temperado; os efeitos típicos da estação são sentidos apenas na região Sul, que apresenta temperaturas pouco acima dos 0ºC. De fato, o inverno causa chuvas generalizadas nas regiões Sul e Sudeste, além de constantes inversões térmicas em muitas cidades.

Inversão Térmica


Fenômeno que se inicia ao anoitecer.
A inversão térmica é um fenômeno natural meteorológico que ocorre mais facilmente no final da madrugada e no início da manhã e principalmente nos meses de inverno. Manifesta-se quando o ar quente retido nas altitudes impede a elevação do ar frio que por ser mais denso e pesado encontra dificuldades ainda maiores para subir. Esse processo ainda faz com que os poluentes lançados na atmosfera permaneçam retidos nela juntamente com o ar frio.

Tal fenômeno pode ocorrer em qualquer parte do planeta, mas tende a acontecer com mais facilidade em regiões onde o solo recebe mais calor durante o dia e perde mais calor durante a noite.

A inversão térmica pode ser vista através do fecho de luz que divide o céu no período em que começa a anoitecer. A coloração desse fenômeno é cinza alaranjada, cor que caracteriza a presença dos poluentes.

Apesar de ser um fenômeno natural, a inversão térmica provoca problemas de saúde como pneumonia, bronquite, enfisemas, asma, cansaço e outros problemas que ataca, principalmente, indivíduos mais frágeis como as crianças, os doentes e os idosos.
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Iowa


Des Moines, a maior cidade de Iowa.
O Estado americano de Iowa é situado na região centro-oeste dos Estados Unidos. O mesmo limita-se com os Estados de Minnesota ao norte, Wisconsin e Illinois a leste, Missouri ao sul, e Nebrasca e Dakota do Sul a oeste. Seu nome é proveniente do povo nativo-americano Iowa, o qual habitava o território antes da chegada dos europeus.

Os primeiros exploradores a chegar à região foram os franceses Louis Joliet e Jacques Marquette, em 1673, que conseguiram adentrar às novas terras navegando pelo rio Mississipi. Os Estados Unidos começaram a colonizar a região a partir de 1833; Iowa se tornou oficialmente o 29º Estado americano em 28 de dezembro de 1846.

O relevo do Estado é formado principalmente por planícies. Iowa possui muitos lagos naturais; os principais são os lagos Spirit, West Okoboji e East Okoboji. A elevação média do Estado é de 335m, com poucas variações entre uma região e outra. Iowa possui um clima continental úmido, com temperaturas bastante extremas em cada estação.

O Estado possui grande destaque na agropecuária, uma vez que é o maior produtor de milho, possui o maior rebanho suíno e é um dos maiores produtores de soja dos Estados Unidos. O mesmo também é o maior produtor de etanol do país. Os principais produtos fabricados no Estado são alimentos industrializados, maquinário e produtos químicos e equipamentos elétricos. No entanto, a maior fonte de riqueza de Iowa é a prestação de serviços comunitários, pessoais, financeiros e imobiliários, ou seja, o setor terciário.

Sua capital e maior cidade é Des Moines.

O IDH dos países europeus


Índice de Desenvolvimento Humano
A Organização das Nações Unidas (ONU), para analisar o nível de desenvolvimento social de um país, utiliza como critério o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
O IDH consiste na média obtida através da análise de três fatores: Produto Interno Bruto (PIB) per capita (calculado com base na paridade de poder de compra – PCC); grau de escolaridade das pessoas; expectativa de vida da população.

Os valores do IDH variam de 0 a 1, países ricos possuem IDH próximo a 1, nações em desenvolvimento apresentam IDH mais próximo de 0.

O continente Europeu é o que possui a maior quantidade de países entre os primeiros nas medições de Índice de Desenvolvimento Humano, esse fato é consequência de planejamento e altos investimentos na área social durante décadas.

Ruas da Noruega
Confira os países europeus com maiores índices de IDH.

Noruega - 0,968
Islândia - 0,968
Irlanda - 0,960
Países Baixos (Holanda) - 0,958
Suécia - 0,958
Luxemburgo - 0,956
Suíça - 0,955
França - 0,955
Finlândia - 0,954
Dinamarca - 0,952
Áustria - 0,951
Espanha - 0,949
Bélgica - 0,948
Grécia - 0,947
Itália - 0,945
Reino Unido - 0,942
Alemanha - 0,940
Israel - 0,930
Eslovênia - 0,923

Os países do continente europeu que apresentam as menores médias de IDH são:

Moldávia - 0,719
Arzebaijão – 0,758
Geórgia - 0,763
Armênia - 0,777
Ucrânia - 0,786
Bósnia e Herzegovina - 0,802
Rússia - 0,806
Albânia 69 – 0,807
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Os Indicadores Sociais


Os indicadores sociais mostram a qualidade de vida de uma população.
Os indicadores sociais são meios utilizados para designar os países como sendo: Ricos (desenvolvidos, centrais, Primeiro mundo e países do norte) ou Pobres (subdesenvolvidos, periféricos, Terceiro mundo e países do sul.). Com isso organismos internacionais analisam os países segundo a:


• Expectativa de vida (É a média de anos de vida de uma pessoa em um determinado país).

• Taxa de mortalidade (Corresponde ao número de pessoas que morreram durante o ano).

• Taxa de mortalidade infantil (Corresponde ao número de crianças que morrem antes de chegar a 1 ano).

• Taxa de analfabetismo (Corresponde ao percentual de pessoas que não sabem ler e nem escrever).

• Renda per capita (Corresponde ao valor de toda riqueza de um país, dividido pelo número de habitantes, resultando em um valor, geralmente em dólar, por habitante).

• Saúde (Refere-se à qualidade da saúde da sua população).

• Alimentação (Refere-se à alimentação mínima que uma pessoa necessita, cerca de 2.500 calorias, e se essa alimentação é balanceada).

• Condições médico-Sanitárias (Acesso a esgoto, água tratada, pavimentação etc.)

• Qualidade de vida e acesso ao consumo (Correspondem ao número de carros, de computadores, televisores, celulares, acesso a internet entre outros).


IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)

Foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para tentar medir o grau econômico e, principalmente, como as pessoas estão vivendo nos países de todo o mundo.

O IDH avalia os países em uma escala de 0 a 1. O índice 1 não foi alcançado por nenhum país do mundo, pois tal índice iria significar que determinado país apresentaria uma realidade quase que perfeita, por exemplo, uma elevada renda per capita, expectativa de vida de 90 anos e assim por diante.

Também é bom ressaltar que não existe nenhum país do mundo com índice 0, pois se isso ocorresse era o mesmo que apresentar, por exemplo, taxas de analfabetismo de 100% e todos os outros indicadores em níveis desastrosos.
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Kansas


Kansas City
Kansas é o Estado mais central dos Estados Unidos. Localizado em seu território, o Condado de Osborne é o centro geodésico da América do Norte, utilizado como ponto de referência para todos os mapas. O nome “kansas” , o mesmo de uma tribo de nativos que vivia na região anteriormente, significa "povo dos ventos do sul".

A maior parte do Kansas foi anexada pelos Estados Unidos, em 1803, com a Compra do Luisiana. Na verdade, a região compunha, ao lado dos Estados de Nebraska e Oklahoma, o chamado “Território Indígena”. Entretanto, o povoamento de brancos na região fez com que o governo dos Estados Unidos transformasse o Kansas em um Estado em 30 de maio de 1854, através do Ato de Kansas-Nebraska. Assim, a maioria dos nativos americanos foi levada para outras regiões, especialmente para o território do atual Estado de Oklahoma.

Kansas limita-se ao norte com Nebraska, a leste com Missouri, ao sul com Oklahoma e a oeste com Colorado. O Estado é apelidado de The Sunflower State (O Estado Girassol), uma vez que enormes planícies em seu território são cobertas por essas espécies de plantas. O mesmo possui um clima temperado, com invernos frios (média de -1ºC) e verões quentes (média de 26ºC).

O Estado se destaca na agropecuária: é o maior produtor de trigo dos Estados Unidos, além de ter um dos maiores rebanhos bovinos do país. Kansas também é um dos líderes nacionais na exploração de petróleo e gás natural. Podemos destacar a prestação de serviços comunitários e pessoais como outro setor de destaque.

A cidade mais importante do Kansas é Kansas City, a qual concentra a maior parte dos serviços e do comércio do Estado.

Kentucky


Louisville, a maior cidade de Kentucky
Kentucky é um Estado localizado na região sudeste dos Estados Unidos. O mesmo limita-se ao norte com Illinois, Indiana e Ohio, a nordeste com a Virgínia Ocidental, a leste com a Virgínia, ao sul com Tennessee, e a oeste com Missouri.

O Estado fora colonizado em 1774 por um grupo de colonos da Pensilvânia. Após a região ser finalmente controlada pelos Estados Unidos, em 1776, a mesma se tornou um condado da Virginia. Kentucky só se tornou oficialmente um Estado americano em 1 de junho de 1792.

Grande parte de sua fronteira com os outros Estados é delimitada pelo Rio Ohio. Cerca de 30% de seu território é coberto por florestas. Kentucky possui um clima temperado, com temperaturas médias de 25ºC no verão e 2ºC no inverno.

Os principais produtos fabricados no Estado são produtos químicos, maquinário e equipamentos de transporte. A agropecuária possui pouca importância para o mesmo, uma vez que responde por apenas 2% de seu PIB. Já o setor de serviços, especialmente o ramo de serviços comunitários e pessoais, é a maior fonte de riqueza para Kentucky, respondendo por 64% de seu Produto Interno Bruto.

KGB


Quartel General da KGB, em Moscou.
KGB é a sigla do Komitet Gosudarstveno Bezopasnosti, que em português significa Comitê de Segurança do Estado. O comitê foi uma importante agência de informação, segurança e serviços secretos (polícia secreta), que vigorou na antiga União Soviética. A sua criação teve por finalidade promover a segurança nacional e internacional do país, executar espionagem internacional e averiguar os crimes cometidos contra a União Soviética.

O KGB vigorou de 13 de março de 1954 até 06 de novembro de 1991. Ao longo da Guerra Fria o seu papel era semelhante ao desempenhado pelas instituições norte-americanas, CIA e FBI. Com o declínio da União Soviética, em 1991, o KGB foi substituído pelo Serviço Federal de Segurança Russa (FSB).

O Comitê de Segurança do Estado foi criado depois da Segunda Guerra Mundial (1954), mas suas origens vêm desde 1917, com a criação de um grupo paramilitar chamado Tcheka.
A polícia secreta e a política da União Soviética eram constituídas por cinco direções gerais. A primeira e principal controlava os ilegais (agentes secretos que viviam em outros países com identidade falsa), além da subdireção científica e técnica (serviço de antiespionagem) e um serviço de ação (realizavam o trabalho sujo, como assassinatos, atentados, sequestros, dentre outros). A segunda e terceira tinham a incumbência de cuidar da informação e repressão interna. Já a quarta era responsável por cuidar das fronteiras; e a quinta, por fiscalizar as escolas.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Laguna


Área de Laguna
A ciência responsável  pelo estudo da dinâmica das águas é a hidrologia. Através dela é possível analisar o ciclo da água, suas características, além de diferenciar os vários corpos d’água existentes no planeta Terra. A laguna, que muitas vezes é erroneamente confundida com os lagos, é um dos ambientes aquáticos analisados pela hidrologia.
O termo laguna vem do latim lacuna. Esse ambiente é formado em terrenos rebaixados, ou seja, em depressões, e abriga águas paradas e de pouca profundidade que pode ser doce, salobra ou salgada. As lagunas localizam-se na borda litorânea, sendo alimentadas pelas águas dos rios (doce) e, em alguns casos, por águas oceânicas, através das marés e por canais.
As águas das lagunas e do mar são separadas por cordões litorâneos, no entanto, muitos desses ambientes possuem canais que proporcionam contato permanente com o oceano. Esse fator é determinante no grau de salinização das águas de uma laguna, pois quanto maior o contato dos dois ambientes, maior será sua salinidade. Nas regiões onde ocorre maior vazão de descargas de água doce, a sailinidade é menor. A temperatura é outro elemento responsável por essa característica da água: temperaturas elevadas intensificam o processo de evaporação, havendo, portanto, maior concentração de sal na água.
Apesar de abrigar poucas espécies animais e vegetais, as lagunas são de grande importância para o equilíbrio ambiental, pois fornecem alimentos ricos em nutrientes para a base da cadeia alimentar oceânica. Esse ambiente também é utilizado como refúgio e para a reprodução de algumas espécies marinhas.
 
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Linha do Equador


Linha do Equador
A linha do Equador é uma linha imaginária responsável pela divisão do globo terrestre em dois hemisférios:

Hemisfério Sul, também denominado meridional ou austral.
Hemisfério Norte, também conhecido como setentrional ou boreal.

A distância de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à linha do Equador recebe o nome de latitude, e é dada em graus. Define-se, portanto, como 0° a latitude do Equador. Nos hemisférios Norte e Sul têm-se, respectivamente, latitude norte (N) e latitude sul (S), que medem até 90°.

Existem outros quatro paralelos importantes: o trópico de Câncer e o círculo polar Ártico, no hemisfério Norte, e o trópico de Capricórnio e o círculo polar Antártico, no hemisfério Sul.

A linha do Equador possui extensão de 40.000 quilômetros, presente em toda a circunferência da Terra, passa pelo trecho centro-meridional da América, pela porção central da África e pelo extremo sul da Ásia.

Os países onde a linha do Equador está presente são:

• São Tomé
• Gabão
• República Democrática do Congo
• Uganda
• Quênia
• Somália
• Maldivas
• Indonésia
• Kiribati
• Equador
• Colômbia
• Brasil.

Em território brasileiro existe somente uma capital que é cortada pelo paralelo do Equador, essa é Macapá, localizada no Estado do Amapá.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Lixo Espacial


Lixo espacial caído no estado de Goiás em março de 2008.
Lixo espacial é o nome dado aos objetos criados na Terra e lançados à órbita que após desempenharem suas funções permanecem em volta do planeta inutilmente. O lixo espacial possui desde luvas e ferramentas até pedaços de satélites, naves, foguetes e outros.

Os objetos que estão inutilmente em órbita são bastante perigosos tanto onde estão, por colocarem em risco a vida de astronautas, quanto para os satélites de comunicações que estão em órbita e para a vida no planeta, pois podem a qualquer momento entrar na atmosfera e atingir algo ou alguém. Esses objetos são projetados para serem destruídos ao tentar adentrar na atmosfera, alguns objetos conseguem passar pela atmosfera e atingir áreas habitadas comprometendo a área e a saúde das pessoas.

Por incrível que pareça, existem aproximadamente nove mil fragmentos inoperantes sobre o planeta, quantidade essa que tende a aumentar com o passar do tempo, já que os lançamentos  são constantes. Apesar de existir a preocupação com o lixo espacial, não existem métodos eficientes e econômicos para resolver ou amenizar o problema.

Infelizmente não há nada que obrigue o país ou a instituição privada que lança algo no espaço e deixa o lixo por lá, a assumir as responsabilidades por qualquer problema proveniente de lixos espaciais que provocam danos no espaço ou dentro do planeta. A legislação nesse ponto é falha, pois nada relata a respeito desse grave problema. Também não é interesse para nenhum país desenvolvido que sejam criadas regras que limitem seus lançamentos ou suas ações espaciais.
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Lixo Urbano


Destinação do lixo urbano
Um dos principais problemas ambientais da atualidade é a grande produção de lixo, pois esse processo tem como consequência a liberação de gases que promovem o efeito estufa e a poluição das águas subterrâneas e superficiais. Esse fenômeno é uma das consequências do aumento populacional nas cidades, da intensificação do modelo consumista, do uso de produtos descartáveis, além do modismo, pois existe uma “necessidade” de se adquirir objetos mais modernos.
O lixo é também um problema socioeconômico, visto que grandes quantias de dinheiro são destinadas à coleta e tratamento do lixo urbano. No aspecto social, vários indivíduos são afetados pela concentração de lixo nas cidades, que causam proliferação de insetos, transmissão de doenças, poluição visual, entupimento de bueiros, entre outros.

As origens do lixo urbano são as mais distintas, e ele é classificado em:
Domiciliar: alimentos, papéis, plásticos, vidros, papelão, produtos deteriorados, etc.
Industrial: cinzas, lodos, metais, cerâmicas, madeira, borracha, resíduos alcalinos, etc.
Hospitalar: embalagens, seringas, agulhas, curativos, gazes, ataduras, peças atômicas.
Lixo tecnológico: computadores, pilhas e aparelhos eletrônicos em geral.
A coleta do lixo deve ocorrer de acordo com a sua classificação, pois os tratamentos finais desses resíduos são diferentes. O lixo hospitalar, por exemplo, tem que ser incinerado, queimado em forno de micro-ondas ou tratado em autoclave. Porém, não é o que acontece na maioria das cidades.
A falta de estrutura e empenho dos políticos em solucionar o problema do lixo tem como consequência a existência de lixões a céu aberto em várias cidades. O destino adequado para o lixo urbano é o aterro sanitário, construído em áreas adequadas, com profissionais qualificados e estrutura para o tratamento dos gases e do chorume. Outra alternativa é a incineração dos resíduos, no entanto, esse método é muito caro, sendo inviável em muitos casos.
O mais importante, porém, é a conscientização da população, e isso pode ser promovido através da utilização da Política dos 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A coleta seletiva é uma das alternativas mais eficientes para reduzir o lixo, além de ser uma forma de contribuir para os catadores de materiais recicláveis. Portanto, através de simples atitudes e mudanças de comportamento todos os habitantes podem colaborar para reduzir a produção de lixo.
 
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Louisiana


Nova Orleans
Louisiana é um dos cinqüenta Estados americanos. O mesmo é localizado na região sudeste do país, limitando-se com os Estados de Arkansas no norte, Mississipi a leste, Texas a oeste, e com o Golfo do México ao sul. O Estado possui o cognome “The Pelican State” (O Estado Pelicano), uma vez que essa ave era muito comum em seu litoral.

Inicialmente, a Luisiana era uma província colonial francesa, tendo passado para o domínio espanhol em 1763, e voltado novamente para o domínio francês em 1800. Em 31 de outubro de 1803, os Estados Unidos compraram oficialmente o território de Luisiana, elevando-o à categoria de Estado em 30 de abril de 1812.

O Mississipi, segundo mais longo rio dos Estados Unidos, possui uma forte relação com a Louisiana, uma vez que os franceses descobriram a região acompanhando o trajeto do rio. Ao lado da Flórida, a Louisiana é o Estado que possui a menor altitude média dos EUA: apenas 30 metros. Seu clima é o subtropical, com verões bastante quentes (média de 29ºC) e invernos amenos (média de 13ºC).

Em virtude dos baixos impostos comerciais e o fato de seu clima ser um pouco diferente da maior parte do país, muitas empresas foram atraídas para o Estado, resultando em uma das maiores taxas de crescimento econômico  dos Estados Unidos. De uma forma geral, sua economia é bastante diversificada, com destaques para a agricultura, pecuária, comércio, turismo e exploração de petróleo e gás natural. Sua maior cidade, Nova Orleans, ficou bastante conhecida no mundo inteiro após os inúmeros prejuízos causados pelo furacão Katrina, em agosto de 2005.

Lua


Lua.
A Lua é o satélite natural do planeta  Terra, distanciados por aproximadamente 384.405 km. Estima-se que exista um número superior a 150 Luas no Sistema Solar, somente Netuno possui treze; Saturno, quarenta e oito; e Júpiter, sessenta e duas. A maior Lua do Sistema Solar é Titãn, seu tamanho é duas vezes superior ao da lua terráquea. A nossa Lua é o único corpo celeste a receber seres humanos.

O seu diâmetro é de aproximadamente 3.500 km, por essa razão seu tamanho é 80 vezes inferior ao do planeta Terra. Ao longo da superfície lunar não são identificados gases, como nitrogênio, oxigênio ou mesmo água.

Esse corpo celeste é visto da Terra e exibe várias fases, mesmo assim expõe sempre a mesma face. O tempo gasto para realização do movimento de rotação é o mesmo para o de translação. No movimento de rotação a lua gira em torno de si mesma, sendo necessários 27 dias e 7 horas (tempo igualmente gasto para o movimento de translação - deslocamento em torno do Sol).

A face da Lua iluminada apresenta uma temperatura de aproximadamente 127°C, enquanto que a face não iluminada gira em torno de – 170°C

Ao contrário do planeta Terra, a Lua não possui atmosfera. A superfície lunar permanece ilesa por milhões de anos, exceto as crateras causadas pelas colisões de meteoritos.

A Lua interfere diretamente nas marés, em razão das águas oceânicas serem atraídas durante o deslocamento orbital desse corpo celeste.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Lugar de criança é na escola


Milhões de crianças estão fora da escola por conta do trabalho que exercem.
Em muitos países, milhares de crianças saem todos os dias de casa ainda muito cedo para trabalhar. No Brasil, aproximadamente 5,5 milhões de brasileiros, com idades que oscilam entre 5 e 17 anos, trabalham enquanto deveriam estar na escola.

Geralmente, essas crianças e adolescentes executam elevadas jornadas de trabalho, impedindo assim a presença deles na escola. Além disso, o trabalho desempenhado, muitas vezes, requer um enorme esforço físico.

O ingresso no trabalho de forma prematura impossibilita a busca por uma vida melhor e ofusca os sonhos de milhares de crianças e adolescentes. É notório que o trabalho executado por essas crianças as exclui da escola.
Essa realidade não é exclusividade do Brasil, a seguir o panorama do trabalho infantil no mundo:

• De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho, no mundo existem cerca de 250 milhões de crianças trabalhando.

• O trabalho é realizado por crianças com idades entre 5 e 14 anos.

• Cerca de 120 milhões trabalham em período integral.

• Aproximadamente 80% não desfrutam de descanso semanal.

• Grande parte desses trabalhadores vive na zona rural.


- Em Portugal são cerca de 200 mil trabalhadores com idade inadequada para o trabalho.

- Na Espanha são aproximadamente 500 mil.

- Na Alemanha, cerca de 600 mil.

- A América Latina abriga aproximadamente 7% da mão de obra infantil mundial.

- A África responde por 32% da força de trabalho infantil no mundo.

- Aproximadamente 61% do total de crianças que trabalham no mundo habitam o continente asiático.

- Somente na Índia cerca de 120 milhões de crianças e adolescentes desempenham algum tipo de trabalho.

- Na Oceania são cerca de 500 mil.

A partir desses números podemos perceber que se trata de um problema que abrange uma dimensão internacional. Essas crianças que trabalham poderiam estar na escola e brincando, tendo em vista que essa etapa da vida deve ser dedicada exclusivamente a isso.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

O líder tibetano


Tenzin Gyatso, o atual Dalai Lama.
O governo tibetano é teocrático e quem o dirige é o líder espiritual Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama. O atual líder espiritual tibetano tem origem simples, nasceu em uma família de camponeses em uma aldeia de Taktser, região localizada no leste do Tibete.

De forma bastante prematura, aos dois anos de idade, teve o reconhecimento dos monges que o designaram com um Dalai Lama, o décimo quarto da linhagem. Dalai Lama é o nome dado a autoridade mais alta do budismo tibetano.

Na língua mongol, Dalai significa oceano e Lam corresponde a mestre ou guru, dando origem ao abrangente significado de “oceano de sabedoria”. De acordo com a crença budista, os dalai lamas são reconhecidos como a reencarnação do príncipe Chenrezig, o detentor do lótus branco que simboliza a compaixão. É considerado um bodhisattva, que em sânscrito significa o ser destinado à iluminação.

O atual Dalai Lama teve acesso ao poder político no ano de 1950, com quinze anos de idade, nesse período a província do Tibete se encontrava tomada pelo governo chinês. O Dalai Lama assumiu o poder do Tibete após ter passado por longos e desgastantes períodos de estudos, preparando para se consolidar como um líder espiritual, período em que obteve conhecimento do budismo, de história e de filosofia.

Mais tarde, em 1959, o líder tibetano foi obrigado a se retirar do Tibete, após uma frustrada rebelião contrária à ocupação chinesa, diante dessa manifestação o governo chinês invadiu a província, e, para não ser aprisionado pelas forças chinesas, o Dalai Lama se passou por soldado e chegou até a fronteira com a Índia, onde encontrou exílio e atraiu cerca de 80 mil seguidores tibetanos. Atualmente existem cerca de 120 mil tibetanos em condição de exílio. O líder espiritual se estabeleceu em Dharamsala, cidade indiana, que se tornou sede do governo tibetano no exílio.

Diante dos esforços de Dalai Lama na luta pela independência tibetana da China, que é desenvolvida de forma pacífica, o líder recebeu o Prêmio Nobel da Paz no ano de 1989, tendo assim reconhecimento internacional de sua causa, exceto da China, principal interessada no fracasso do processo de independência tibetana.

Lista da linhagem de Dalai Lamas
• 1391 a 1474 Gedun Drub.

• 1475 a 1542 Gedun Gyatso.

• 1543 a 1588 Sonam Gyatso.

• 1589 a 1616 Yontem Gyatso.

• 1617 a 1682 Lobsang Gyatso.

• 1683 a 1706 Tsangyang Gyatso.

• 1708 a 1757 Kelsang Gyatso.

• 1758 a 1804 Jamphel Gyatso.

• 1806 a 1815 Lungtok Gyatso.

• 1816 a 1837 Tsultrim Gyatso.

• 1838 a 1856 Khendrup Gyatso.

• 1856 a 1875 Trinley Gyatso.

• 1876 a 1933 Thubten Gyatso.

• 1935 até os dias atuais, Tenzin Gytso.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

As megacidades dos países pobres


Lagos, capital da Nigéria.
Megacidades são cidades com populações superiores a 10 milhões de habitantes. De acordo com estimativas, até 2015 pelo menos quatro dos cinco maiores centros urbanos do mundo pertencerão a países pobres.

Isso fica evidente quando observamos importantes metrópoles pertencentes a países desenvolvidos que foram superadas populacionalmente por grandes centros urbanos localizados em países pobres como Lagos, na Nigéria, e Dacca, em Bangladesh. Apesar disso as nações ricas prosseguirão com elevado desenvolvimento econômico, industrial e tecnológico, as cidades dessas nações abrangem relevantes centros financeiros, instituições internacionais, centros de pesquisas, sedes de empresas transnacionais e são palco das principais decisões globais.

O processo de urbanização acelerada promoveu recentemente uma ascensão da população urbana em relação à rural, ou seja, pela primeira vez na história o número de pessoas que vivem em cidades superou o de indivíduos de zonas rurais, isso em países pobres.

A urbanização implantada de maneira desestruturada provoca não somente uma concentração de pessoas, mas também uma aglomeração de pobreza, miséria e demais problemas sociais.

A causa principal do problema é a dificuldade em acompanhar o crescimento populacional urbano com a implantação das infra-estruturas (saneamento básico, saúde, transporte, água, habitação etc.), desse modo as megacidades não conseguem atender à demanda do elevado número de pessoas fugindo do controle das autoridades.

Um dos aspectos comuns entre as megacidades é o crescente alargamento das disparidades de renda entre as pessoas.

Segundo pesquisadores ligados à urbanização, uma das propostas para prevenir e amenizar tais inconvenientes é o planejamento, a partir de um plano diretor que conte com a participação de vários seguimentos da sociedade.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Macrocefalia Urbana

Macrocefalia urbana é um fenômeno urbano que ocorre principalmente em países subdesenvolvidos. É caracterizada pelo desequilíbrio populacional de uma determinada região que pode ser classificada como cidade, estado ou país onde se tornam dominantes e autoritárias em relação a outras cidades por ser favorecida pela quantidade de habitantes que contém e também pela grande quantidade de indústrias em seu território.
Este fenômeno produz cidades completamente desprovidas de infra-estrutura e planejamento, o que provoca marginalização, submoradia, aumento da violência, criminalidade, desemprego, doenças que são favoráveis à reprodução de outros problemas.
Podemos perceber a macrocefalia urbana presente em países africanos e em cidades como Trípoli (Líbia), Atenas (Grécia), Montevidéu (Uruguai), Santiago (Chile), Buenos Aires (Argentina), São Paulo (Brasil) e tantas outras que apresentam problemas visíveis quanto a atividades econômicas e da população que tendem a ser mais perceptíveis em metrópoles.
Em países desenvolvidos a macrocefalia urbana atinge menores proporções por causa do planejamento dos mesmos e por causa do crescimento urbano gradativo que os permite estruturar suas cidades.
A macrocefalia urbana é considerada como a maior arma letal contra a qualidade de vida, mas para os políticos em geral é uma forma de conquistar votos e a confiança da população, pois por meio dos problemas que a macrocefalia urbana provoca estes conseguem construir projetos de urbanização e habitação.
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

Maine


Portland, a maior cidade de Maine.
Maine é o Estado mais setentrional dos Estados Unidos, localizado no extremo nordeste do país, região denominada como New England. O mesmo limita-se com o Canadá ao norte e leste, e com o Oceano Atlântico ao sul. Ao leste, Maine limita-se com o Canadá e com o Estado americano de Nova Hampshire.

O Estado de Maine sempre foi disputado por franceses e britânicos. Em virtude dessas guerras, a Inglaterra se viu obrigada a criar  mais impostos e a proibir o comércio entre as colônias americanas e outros países. Isso resultou em um grande descontentamento em todas as treze colônias. Após a Guerra de Independência dos Estados Unidos, o Estado de Maine continuou a fazer parte de Massachusetts, tendo sido transformado no vigésimo terceiro estado americano somente em 15 de março de 1820.

Cerca de 90% de todo o território do Estado é coberto por florestas. Uma conseqüência disso é o fato do mesmo ser o líder  nacional da indústria madeireira. O turismo e a pesca são outros setores que contribuem de forma significativa para a economia do Estado.

O clima em Maine é temperado, com verões amenos (média de 19ºC) e invernos muito frios (média de -15,5ºC). A capital do Estado é Augusta, já a maior cidade é Portland, uma cidade muito conhecida pelo seu antigo porto histórico.

Maiores países do planeta


A Rússia é o maior país do mundo
Os oceanos ocupam aproximadamente 70,9% da área total do planeta Terra, restando, portanto, 29,1% para as áreas continentais, o que corresponde a 149,3 milhões de quilômetros quadrados. Toda essa grande extensão territorial está fragmentada em continentes, países, estados, cidades e outras divisões políticas.
Você já deve ter ouvido a seguinte pergunta – qual é o maior país do planeta? Para solucionar essa questão, segue abaixo uma lista com os 20 maiores países, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Lista dos 20 maiores países do planeta:
1° Rússia
Extensão territorial: 17.075.400 km².
População: 140.873.647 habitantes.
Densidade demográfica: 8,2 hab/km².
2° Canadá
Extensão territorial: 9.976.139 km².
População: 33.573.467 habitantes.
Densidade demográfica: 3,3 hab/km².
3° China
Extensão territorial: 9.596.961 km².
População: 1.345.750.973 habitantes.
Densidade demográfica: 140 hab/km².
4° Estados Unidos
Extensão territorial: 9.363.520 km².
População: 314.658.780 habitantes.
Densidade demográfica: 33,6 hab/km².
5° Brasil
Extensão territorial: 8.514.876 km².
População: 193.205.783 habitantes.
Densidade demográfica: 22,6 hab/km².
6° Austrália
Extensão territorial: 7.713.364 km².
População: 21.292.893 habitantes.
Densidade demográfica: 2,7 hab/km².
7° Índia
Extensão territorial: 3.287.590 km².
População: 1.198.003.272 habitantes.
Densidade demográfica: 364,4 hab/km².
8° Argentina
Extensão territorial: 2.766.889 km².
População: 40.276.376 habitantes.
Densidade demográfica: 14,5 hab/km².
9° Cazaquistão
Extensão territorial: 2.717.300 km².
População: 15.636.987 habitantes.
Densidade demográfica: 5,7 hab/km².
10° Sudão
Extensão territorial: 2.505.813 km².
População: 42.272.435 habitantes.
Densidade demográfica: 16,8 hab/km².
11° Argélia
Extensão territorial: 2.381.741 km².
População: 34.895.470 habitantes.
Densidade demográfica: 14,6 hab/km².
12° República Democrática do Congo
Extensão territorial: 2.344.858 km².
População: 66.020.365 habitantes.
Densidade demográfica: 28 hab/km².
13° Arábia Saudita
Extensão territorial: 2.149.690 km².
População: 25.720.605 habitantes.
Densidade demográfica: 12 hab/km².
14° México
Extensão territorial: 1.958.201 km².
População: 109.610.036 habitantes.
Densidade demográfica: 56 hab/km².
15° Indonésia
Extensão territorial: 1.904.569 km².
População: 229.964.723 habitantes.
Densidade demográfica: 120,7 hab/km².
16° Líbia
Extensão territorial: 1.759.540 km².
População: 6.419.925 habitantes.
Densidade demográfica: 3,6 hab/km².
17° Irã
Extensão territorial: 1.648.000 km².
População: 74.195.741 habitantes.
Densidade demográfica: 45 hab/km².
18° Mongólia
Extensão territorial: 1.566.500 km².
População: 2.670.966 habitantes.
Densidade demográfica: 1,7 hab/km².
19° Peru
Extensão territorial: 1.285.216 km².
População: 29.164.883 habitantes.
Densidade demográfica: 22,6 hab/km².
20° Chade
Extensão territorial: 1.284.000 km².
População: 11.206.152 habitantes.
Densidade demográfica: 8,7 hab/km².
Uma característica comum entre a maioria dessas nações é a pequena densidade demográfica (população relativa), visto que esse dado é obtido através da divisão da população total pela extensão territorial e, devido à grande área, esses países, apesar de populosos (população absoluta), são pouco povoados.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Mar de Aral


A diminuição progressiva do Mar de Aral.
O Mar de Aral corresponde a um imenso lago constituído de água salgada que se encontra no centro do continente asiático, esse é considerado um mar interior que se estabelece entre o Cazaquistão (norte) e o Uzbequistão (sul). Até 1960 ocupava uma área de 68 mil quilômetros quadrados, extensão essa que o colocava como o quarto maior lago do mundo.

O Mar de Aral é testemunho de uma grande catástrofe ambiental, em menos de trinta anos perdeu tamanho de forma considerável causado pela ação antrópica, mais especificamente pelo desvio de parte de suas águas que foram destinadas à irrigação.

Atualmente, o Mar de Aral conta com aproximadamente metade de seu volume original, ao passo que o percentual de salinidade obteve uma grande elevação em seus níveis, reduzindo de forma significativa a quantidade de vida silvestre (fauna e flora). As 178 espécies de animais diminuíram drasticamente para 38, além disso, a atividade pesqueira que produzia cerca de 25.000 toneladas anuais atualmente não existe mais, por causa da grande intensidade de sal que não favorece o povoamento de peixes.

O ponto de partida para a destruição do Mar de Aral ocorreu a partir da implantação do governo da ex-União Soviética, do cultivo de extensas áreas de algodão, com aplicação de agrotóxico e substâncias para desfolhar as plantas.

O uso desenfreado de insumos agrícolas (fertilizantes, herbicidas, inseticidas entre outros) promoveu um elevado volume de mortalidade infantil proveniente de doenças que foram passadas de forma hereditária, sem contar a perda de vidas selvagens, como peixes e outros animais.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Mar Mediterrâneo


Mar Mediterrâneo visto do espaço.
O mar Mediterrâneo é formado a partir das águas do Oceano Atlântico, está situado ao norte da África, ao sul da Europa e a oeste da Ásia. Integra a categoria de mar interior, nesse seguimento é o maior do planeta, ocupando uma área de 2,5 milhões de km2, além disso, possui o maior volume de água.

Esse mar banha dezoito nacionalidades diferentes, essa distinção vai além da denominação que cada país possui e dos continentes dos quais fazem parte, pois o que difere realmente essas nações é a dimensão territorial, a cultura, o desenvolvimento, os indicadores sociais entre outros aspectos.

Na Europa os países banhados pelo Mediterrâneo são Espanha, Gilbraltar, França, Turquia, Chipre, Grécia, Albânia, Montenegro, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Eslovênia, Malta, Itália e Mônaco.

No continente asiático os países banhados por esse mar são Turquia (esse se apresenta nos dois continentes, uma parte na Ásia e outra na Europa.), Palestina, Israel, Líbano e Síria.

Os países africanos banhados pelo mar Mediterrâneo são Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia e Egito.

Características gerais do mar Mediterrâneo:

Canais e estreitos do mar Mediterrâneo: Estreito de Bósforo e Dardanelos, Estreito de Gilbratar e Canal de Suez.

Número de rios que deságuam no mar Mediterrâneo: 69 rios.

Profundidade: em média 1.400 metros e em alguns pontos atinge 5.121 metros.
Salinidade: 4%.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Maritimidade e continentalidade


As áreas costeiras sofrem os efeitos da maritimidade.
Os climas sofrem influências de diversos elementos naturais, como os oceanos e mares. Essa influência ocorre de acordo com a proximidade de uma área do litoral. Em áreas costeiras o clima está sujeito a uma grande influência das águas marítimas e oceânicas. Isso ocorre por que as águas possuem a capacidade de reter calor e liberá-lo de forma lenta.

Em áreas sujeitas aos efeitos da maritimidade, a amplitude térmica é baixa durante o dia. Na medida em que distanciamos do litoral a variação de temperatura aumenta.

Em regiões distantes de oceanos e mares o clima sofre influência da continentalidade. Nesse caso, a superfície terrestre absorve calor e se aquece rapidamente, entretanto, o resfriamento é rápido, o que favorece uma variação de temperatura durante o dia (amplitude térmica).

Um exemplo claro desse processo ocorre na Europa, países banhados por oceanos e mares enfrentam invernos relativamente moderados, enquanto que em áreas distantes de oceanos, como a Rússia, a estação é extremamente rigorosa.
Por Eduardo de Freitas
Graduado  em Geografia
Equipe Brasil Escola

Maryland


Baltimore, a maior cidade de Maryland.
Localizado na região nordeste dos Estados Unidos, o Estado de Maryland limita-se com a Pensilvânia ao norte, com a Virgínia Ocidental ao oeste, com Delaware e o Oceano Atlântico a leste, e com a Virgínia ao sul. Seu nome (Marilândia, em português) foi dado em homenagem à rainha da Inglaterra Henrietta Maria da França.

Maryland foi uma das 13 colônias que se rebelaram contra o domínio britânico; o Estado foi palco de numerosas batalhas. Maryland também é conhecida pelo nome “Old Line State”, justamente em homenagem às suas "tropas de linha" e seu espírito nacionalista, elogiado várias vezes por George Washington.

Washington D.C., a capital dos Estados Unidos, foi fundada a partir de terras cedidas pelos Estados de Maryland e Virginia. A Baía Chesapeake, maior estuário nos Estados Unidos, quase divide o Estado ao meio. Seu clima é temperado, com temperaturas mais amenas no inverno e um pouco mais quentes no verão, se comparado com outros Estados da região. Isso se dá em razão da sua proximidade com o Oceano Atlântico. A média de temperatura em Maryland é de 27ºC no verão e 1ºC no inverno.

O setor terciário é responsável por 85% do PIB do Estado, com destaque para os serviços  comunitários e pessoais. O centro financeiro, econômico e cultural de Maryland é Baltimore, um dos pólos portuários de maior importância do país. A capital do Estado é a cidade de Annapolis.

domingo, 17 de outubro de 2010

Massachusetts


Boston, a capital de Massachusetts.
Localizado na região nordeste dos Estados Unidos, conhecida como New England, Massachusetts é um dos cinqüenta Estados estadunidenses. O mesmo limita-se com os Estados de Nova York a oeste, Nova Hampshire e Vermont ao norte, Connecticut e Rhode Island ao sul, e com o Oceano Atlântico a leste.

Massachusetts foi uma das treze colônias inglesas, tenso sido palco das primeiras guerras pela independência dos Estados Unidos. De fato, o Estado ratificou a Constituição estadunidense em 6 de fevereiro de 1788. Massachusetts é conhecido pelo seu pioneirismo, uma vez que no Estado foram fundados o primeiro jornal, a primeira instituição de ensino superior e a primeira biblioteca pública do país.

Geograficamente, o Estado é caracterizado pelo seu grande número de baías, rios e lagos. Aproximadamente 55% de toda sua extensão territorial é formada por florestas. O clima predominante em Massachusetts é o temperado, com temperaturas frias no inverno (média de 0ºC), principalmente em sua região oeste, onde as altitudes são mais altas. No verão as temperaturas são mais amenas; na região litorânea são registradas as maiores temperaturas: média de 25ºC.

Embora tenha uma área relativamente pequena (27 360 km²), o Estado é o terceiro mais densamente habitado dos Estados Unidos. O mesmo também é um dos principais destinos de imigrantes, principalmente de latino-americanos. Um reflexo disso é a predominância da religião católica, uma vez que Massachusetts sempre foi um Estado majoritariamente protestante ao longo de sua história.

Massachusetts é um dos grandes pólos financeiros dos Estados Unidos. A renda per capita do Estado é a quarta maior do país. O setor terciário responde por 82% de todo seu PIB, com destaque para a prestação de serviços financeiros e imobiliários. Sua capital e maior cidade, Boston, é uma das grandes metrópoles estadunidenses.

O principal destaque do Estado é na educação, sem dúvida. Massachusetts possui um grande número de instituições de ensino; só na região metropolitana de Boston há mais de 100 universidades. Dentre muitas delas, podemos destacar a Universidade de Harvard, considerada a maior e melhor universidade do mundo; e o MIT (Massachusetts Institute of Technology), um dos líderes mundiais em ciência e tecnologia.

Massas de ar


Imagem de satélite de massas de ar na América do Sul
As massas de ar são grandes porções de ar que apresentam condições internas de temperatura, pressão e umidade relativamente homogêneas, influenciadas pela região onde são formadas.

O local de formação da massa de ar é denominado região de origem, é neste local que a massa de ar irá adquirir suas características de temperatura, pressão e umidade. Portanto, uma massa de ar que se forma sobre uma superfície gelada, como a Antártida, apresenta características típicas dessa região, ou seja, temperatura baixa, alta pressão e pouca umidade.

Ao se deslocarem, as massas de ar vão aos poucos, perdendo as suas características de temperatura, pressão e umidade originadas no momento de sua formação. Esse deslocamento ocorre sempre no sentido das altas pressões para as baixas pressões.

A troposfera (local de movimentação das massas de ar) não é uma camada homogênea. Nela, encontram-se basicamente três tipos distintos de massas de ar que se diferenciam conforme a latitude sobre a qual elas se formaram, podendo ser classificadas em equatorial, tropical ou polar. Dentre essa classificação, diferencia-se ainda em continental (formadas em áreas continentais) ou oceânica (formadas em áreas oceânicas).

Massas equatoriais – sua formação ocorre nas baixas latitudes, na região próxima da linha do Equador, entre 5° Norte e 5° Sul. Apresentam temperaturas elevadas, quando formadas em áreas oceânicas são úmidas; se formadas em regiões continentais, são menos úmidas.

Massas tropicais – suas regiões de origem são nas áreas próximas aos trópicos de Capricórnio e Câncer, entre as latitudes 25° e 30° tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul. São massas de ar bastante úmidas, no entanto, se formadas em áreas continentais, normalmente, são secas.

Massas polares – formam-se nas regiões próximas aos polos Sul e Norte, sempre em latitudes superiores a 50° e por esses aspectos, são extremamente frias. A polar continental é mais fria e mais seca; a oceânica é mais úmida.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Mercosul: Países Integrantes


Uruguai, Brasil, Paraguai e Argentina - nações que integram o Mercosul
No ano de 1990, os líderes do Brasil (Fernando Collor) e da Argentina (Carlos Menem) se encontraram para firmar e assinar o Tratado de Buenos Aires, consolidando uma integração econômica entre as duas nações.

Nos anos seguintes foi assinado outro tratado, como forma de completar o Tratado de Buenos Aires. Assim, em 26 de março de 1991 foi assinado o Tratado de Assunção, que abrangeu, além de Brasil e Argentina, Paraguai e Uruguai.
A integração entre os países membros permitiria a implantação de um mercado comum, a partir desse momento formalizou o bloco que possui característica de uma União Aduaneira, na qual são praticadas tarifas de importação e exportação comuns, a livre circulação de mercadorias, capitais e serviços. Entretanto, um dos objetivos propostos pelo Tratado de Assunção é que o bloco se torne um Mercado Comum, proporcionando, além dos aspectos já citados, a livre circulação pessoas.

Diante desses aspectos, destacaremos quais são os países membros, associados e observadores, além das características culturais, econômicas e de identidades nacionais.

Informações sobre os países que integram o MERCOSUL

Cidade sede da Secretaria do MERCOSUL: Montevidéu - Uruguai

Maior cidade do MERCOSUL: São Paulo – Brasil

Países membros do MERCOSUL: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai. A Venezuela está em processo de adesão e se tornará membro efetivo quando entrar em vigor o Protocolo de Adesão da República Bolivariana da Venezuela ao Mercosul.

Estados associados: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.

Estado observador: México

Idiomas oficiais e de trabalho do Mercosul: Português e Espanhol.

Moedas dos países integrantes do MERCOSUL

- Peso argentino (Argentina)
- Real (Brasil)
- Guarani (Paraguai)
- Peso uruguaio (Uruguai)

Moeda dos Estados associados

- Boliviano (Bolívia)
- Peso chileno (Chile)
- Peso colombiano (Colômbia)
- Nuevo sol (Peru)
- Dólar americano (Equador)
República da Argentina:
Extensão territorial: 2.766.889 km².
Capital: Buenos Aires.
Idioma: Espanhol.
População: 40.276.376 habitantes.
Densidade Demográfica: 14,5 hab/km².
Governo: República presidencialista.
Atual Presidente: Cristina Kirchner.
Moeda: Moeda: Peso argentino.
Produto Interno Bruto (PIB): 328 bilhões de dólares.
PIB per capita: 6.040 dólares.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,866.

República Federativa do Brasil:
Extensão territorial: 8.514.876 km².
Capital: Brasília.
Idioma: Português.
População: 193.205.783 habitantes.
Densidade Demográfica: 22,6 hab/km².
Governo: República presidencialista.
Atual Presidente: Luís Inácio Lula da Silva.
Moeda: Real.
Produto Interno Bruto (PIB): 1,6 trilhão de dólares.
PIB per capita: 6.060 dólares.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,813.


República do Paraguai:
Extensão territorial: 406.752 km².
Capital: Assunção.
Idioma: Espanhol e guarani.
População: 6.348.917 habitantes.
Densidade demográfica: 15,6 hab/km².
Governo: República presidencialista.
Atual presidente: Fernando Lugo.
Moeda: Guarani.
Produto Interno Bruto (PIB): 16 bilhões de dólares.
PIB per capita: 1.710 dólares.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,761.

República Oriental do Uruguai:

Extensão territorial: 177.414 km².
Capital: Montevidéu.
Idioma: Espanhol.
População: 3.360.854 habitantes.
Densidade demográfica: 19 hab/km².
Governo: República presidencialista.
Atual presidente: José Mujica.
Moeda: Peso uruguaio.
Produto Interno Bruto (PIB): 32,2 bilhões de dólares.
PIB per capita: 6.620 dólares.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,865.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Mercúrio


Aspecto visual do planeta Mercúrio.
Mercúrio é o nome de um planeta do Sistema Solar, é o primeiro a partir do Sol, além disso, é o menor, praticamente 40% menor que a Terra.

A superfície de Mercúrio é semelhante à lunar, isso porque esse planeta sofreu intensos impactos de meteoritos. Mercúrio não possui satélites conhecidos, o que ocorre também com Vênus, e por essa razão são chamados de “planetas sem-lua”.

O movimento de rotação de Mercúrio está diretamente ligado com o período orbital, que gira uma volta e meia a cada órbita. O tempo gasto para completar o movimento de rotação é de 59 dias.

Segundo cientistas, o planeta Mercúrio teria se formado no mesmo período que a Terra, há cerca de 4,5 bilhões de anos.

Mercúrio apresenta temperatura máxima que pode atingir 350°C (parte iluminada pelo Sol) e temperatura mínima (parte não iluminada pelo Sol) que chega a -170°C, considerado um dos planetas mais quentes do sistema solar.

Quanto à densidade, é o planeta mais denso do Sistema Solar, o seu núcleo é constituído por ferro, com uma parte líquida e outra sólida. O planeta Mercúrio pode ser visto a olho nu em períodos específicos, como ao amanhecer e ao entardecer.

Dados gerais sobre o planeta:

- Tempo gasto para concluir o movimento de rotação: 59 dias.

- Tempo gasto para concluir o movimento de translação: 87 dias.

- Diâmetro: 4.848 quilômetros.

- Composição da atmosfera: hélio, sódio e oxigênio.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Metanol


Metanol
O metanol, também chamado de álcool metílico e hidrato de metilo, é um biocombustível altamente inflamável. Essa substância pode ser obtida através da destilação destrutiva de madeiras (principal), processamento da cana-de-açúcar ou por meio de gases de origem fóssil. Suas propriedades químicas são semelhantes ao etanol, porém, a toxidade é bem superior. Sua fórmula é: CH3OH.
Após ser produzido, o metanol é bastante utilizado nas indústrias químicas, pois ele é um importante solvente industrial, apresentando grande eficiência no processo de dissolução de alguns sais. Também pode ser empregado na fabricação de plástico, preparo de vitaminas e hormônios, solvente em reações farmacológica, produção de biodiesel, combustível, entre outros.
A utilização do metanol como combustível foi duramente criticada, pois essa substância polui o meio ambiente, é extremamente tóxica e, em caso de incêndio, sua chama é limpa e clara, praticamente invisível, fato que dificulta o controle do fogo. Outro problema citado é com relação à saúde, visto que o contato frequente com o metanol pode causar câncer, irritação nos olhos, dor de cabeça, vômito, náusea, etc.
A tecnologia brasileira de produção de metanol alcançou bons resultados nas últimas duas décadas. A destilação do eucalipto é o principal processo utilizado, no qual o gás resultante é comprimido e, por catálise, origina o metanol. Porém, ainda há a necessidade de elaborar técnicas para reduzir os gastos durante a produção, além de aprimorar a distribuição do metanol para o mercado consumidor.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Metas do Milênio


As oito Metas do Milênio
A Declaração do Milênio, elaborada pela Organização das Nações Unidas (ONU), surgiu após o encontro de líderes de 189 países, em setembro de 2002, com o objetivo de discutir ações para promover a melhoria no padrão de vida da população mundial. Através desse encontro, foi definido um conjunto de oito metas a serem atingidas até 2015, ficando conhecidas como Metas de Desenvolvimento do Milênio.
1 – Erradicar a extrema pobreza e a fome.
Essa meta visa a reduzir pela metade o número de pessoas extremamente pobres, ou seja, aquelas que vivem com menos de 1,25 dólar por dia. Em 1990, o percentual de indivíduos que viviam com menos de 1,25 dólar por dia era de 41,7%. Em 2005, esse índice caiu para 25,2%. No entanto, ele ocorre de maneira desigual, pois a China conseguiu dados mais satisfatórios. Por outro lado, os países da África Subsaariana obtiveram redução de apenas 6,5%.
2 – Garantir o ensino básico fundamental a todos.
A UNESCO elabora anualmente o Relatório Global de Educação para Todos. Conforme o relatório de 2009, a educação fundamental apresentou avanços em todas as regiões do mundo. Dados indicam que as matrículas no ensino básico eram de 80% em 1991, e, em 2005, aumentaram para 88%. Porém, aproximadamente 100 milhões de crianças em idade escolar não estão matriculadas.
3 – Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres.
Mais de dois terços dos países já conseguiram por volta de 98% de paridade entre os sexos, referentes às crianças e adolescentes matriculados no ensino escolar. No âmbito profissional, porém, em alguns países da África, somente um em cada cinco trabalhadores é do sexo feminino.
4 – Reduzir a mortalidade infantil.
Esse assunto tem apresentado resultados positivos na maioria dos países da América Latina, Ásia e Europa Oriental. No entanto, na África Subsaariana essa meta está longe de ser atingida, visto que em alguns países esse indicador tem se agravado.
5 – Melhorar a saúde materna.
Conforme dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), atualmente 500 mil mulheres morrem anualmente por complicações na gravidez ou no parto. Esse dado é mais alarmante na África Subsaariana, em que uma em cada 16 mulheres morre durante o parto. Nos países latino-americanos, asiáticos, e do leste europeu, os índices de mortalidade materna têm apresentado melhoras significativas.
6 – Combater a AIDS, a malária e outras doenças.
A ONU afirma que falta um sistema eficiente para se medir a incidência de AIDS, malária e outras doenças infecciosas. Estima-se que, diariamente, cerca de 6,8 mil pessoas são infectadas pelo vírus HIV e que 5,7 morrem em consequência da AIDS. A África Subsaariana é a região do planeta que apresenta a maior quantidade de pessoas com o vírus HIV.
7 – Assegurar a sustentabilidade ambiental.
Esse indicador é medido através da emissão de dióxido de carbono (CO2), áreas protegidas e de acesso à água e saneamento ambiental. Atualmente, as áreas terrestres e marinhas protegidas somam mais de 20 milhões de quilômetros quadrados.
Segundo dados do Atlas de Desenvolvimento do Milênio, em 2006, cerca de 880 milhões de pessoas ainda não possuíam acesso à água potável e 2,5 bilhões não eram beneficiadas pelos serviços de saneamento básico. Porém, a meta de reduzir à metade o número de pessoas sem acesso à água potável deve ser cumprida.

8 – Promover uma parceria mundial para o desenvolvimento.
Um dos grandes empecilhos para o desenvolvimento econômico dos países pobres são as dívidas financeiras para os países ricos. Um pequeno avanço nesse processo acontece através da Parceria Mundial para o Desenvolvimento, ação de fundamental importância para se atingir as demais metas.
 
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Meteorito


Meteorito Hoba West
Possuindo um tamanho relativamente pequeno (diâmetro inferior a 50 metros), os meteoritos são fragmentos de corpos sólidos naturais, como asteróides, planetas ou cometas, que se incandescem pelo atrito com o ar e são capazes de chegar à superfície terrestre.

Muitos confundem os conceitos de meteoro, meteoróide e meteorito. Basicamente, meteoróides são fragmentos de corpos celestes que vagueiam pelo espaço. Meteoro é a faixa de luz produzida conforme o fenômeno de passagem dos meteoróides, que se incandescem pelo atrito das partículas de ar. Os meteoritos são meteoróides que conseguem chegar à atmosfera terrestre.

A maioria dos meteoritos se desintegra ao entrar na atmosfera, no entanto, estima-se que cerca de 500 meteoritos de diversos tamanhos consigam atingir a superfície terrestre. Em relação à sua formação, estes podem ser classificados em pétreos, quando são formados por material rochoso; metálicos, por liga metálica; e siderolitos, quando são compostos por uma mescla de material rochoso e metálico.

Embora a Terra seja bombardeada por vários meteoritos, os impactos desses fragmentos são muito raros. Para alguns, os meteoritos estão diretamente relacionados com o surgimento de vida na Terra, uma vez que, segundo essa visão, a vida se originou fora da Terra e chegou ao nosso planeta sob a forma de esporos. A extinção em massa dos dinossauros há 65 milhões de anos também estaria ligada aos meteoritos.

O maior meteorito conhecido até hoje é o Hoba West, encontrado próximo de Grootfontein, Namíbia. O mesmo possui 2,7 m de comprimento por 2,4 de largura e tem um peso estimado de 59 toneladas.
Por Tiago Dantas
Equipe Brasil Escola

Meteoro

Um meteoro localizado 100 km de distância da terra começando a entrar nas camadas mais densas da atmosfera provoca um atrito tão grande que a rocha fica incandescente e à medida que vai descendo deixa um risco de luz, assim sendo denominamos popularmente de estrela cadente. Os meteoros que se encontram mais distantes da terra são chamados de cometas ou asteróides.
A grande entrada de meteoros na atmosfera é denominado de chuva de meteoro, a qual é diversificada, podendo ser freqüente ou ocorrer às vezes, e alguns ainda ocorrem somente quando seus cometas associados passam por este caminho.

Além da chuva de meteoro, onde todos meteoros parecem se originarem de um ponto em comum, denominado de radiante, há outra forma de aparição dos meteoros que é a de “meteoros esporádicos”.
Na tabela a seguir você poderá saber a data em que ocorre as mais importantes chuvas de meteoros:
Nome Máximo Taxa Constelação
Quadrantídeas 03 Jan 120 Bootes
Lirídeas 22 Abr 15 Lyra
Eta-Aquarídeas 05 Mai 50 Aquarius
Delta-Aquarídeas 29 Jul 15 Aquarius
Perseídeas 12 Ago 80 Perseus
Orionídeas 21 Out 20 Orion
Taurídeas 04 -12 Nov 10 Taurus
Leonídeas 17 Nov 100 Leo
Geminídeas 14 Dez 80 Gemini
Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola.com

Metrópoles e megalópoles


Nova York, uma megalópole que exerce grande influência no mundo.
O processo de urbanização no mundo teve uma grande aceleração, principalmente a partir da década de 60, onde ocorreu um crescimento extremamente rápido e muitas vezes desordenado. Algumas cidades em diferentes pontos do planeta alcançaram um nível muito grande de sua malha urbana, transformando-se em megacidades.

Um dos principais motivos para o crescimento de várias cidades foi, entre outros, o processo de industrialização e a mecanização da agricultura. Desse modo, o campo de certa forma “expulsou” trabalhadores que não encontravam trabalho nesse setor, quase que simultaneamente as indústrias se instalaram nas cidades atraindo todo esse contingente populacional oriundo do campo, esse fluxo migratório é um fenômeno denominado de êxodo rural.

O crescimento das cidades promovido pela indústria gerou um crescimento de outros ramos de atividade, como a prestação de serviços e do comércio varejista que logo atingiu os municípios vizinhos.

A expansão da urbanização de um município faz com que esse se junte com outro vizinho, formando uma única malha urbana, ou seja, áreas continuadas constituídas de edificações residenciais, comerciais, industriais e públicos, esse é conhecido por conurbação, em outras palavras não existe limites rurais entre os núcleos envolvidos. Diversas cidades brasileiras possuem essa configuração, São Paulo é um exemplo, pois já difundiu com o município de Santo André entre outros.

Áreas de conurbação não são destituídas totalmente de zonas rurais, muitas vezes permanecem pequenas propriedades que produzem frutas, verduras que são comercializadas nas próprias cidades ao redor.

O intenso crescimento urbano promoveu o surgimento das metrópoles, essas correspondem a grandes áreas urbanas constituídas pela união entre duas ou mais cidades e é formada pelo fenômeno de conurbação, geralmente as metrópoles exercem grande influência nas outras cidades de menor expressão, nesse contexto podemos citar algumas que tem destaque em nível regional, nacional e internacional, como Nova York, Londres, Paris, Tóquio, Osaka, Cidade do México, São Paulo, na atualidade.

O crescimento acelerado das metrópoles pode proporcionar o surgimento das megalópoles que corresponde à conurbação entre duas ou mais metrópoles, formando um imenso e aglomerado urbano e populacional.
Na primeira metade do século XX, apenas as cidade de Londres, na Inglaterra, e Nova York, nos Estados Unidos, detinham um contingente populacional superior a 10 milhões de pessoas. No século XXI, existem no planeta 16 cidades que atingem números iguais e superiores a 10 milhões, a perspectiva é de que em até 2025 existirão pelo menos 25 cidades com essas características.

Por  Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Michigan


Detroit, a capital do automóvel.
Michigan é um Estado americano localizado na região centro-oeste do país. O mesmo é conhecido  como “The Great Lakes State” (o Estado dos Grandes Lagos), uma vez que se limita com o Lago Superior ao norte, Lago Huron a leste, Lago Michigan a oeste, além dos Estados de Indiana e Ohio ao sul. A região do Estado era de posse da França até 1764, quando foi cedida para o Reino Unido. Após a Guerra de Independência dos Estados Unidos em 1783, o território passou para o controle dos americanos, que criaram o Estado de Michigan em 26 de janeiro de 1837.

O mesmo é dividido em duas penínsulas; a Península Superior é bem menos povoada do que a Península Inferior. Michigan possui cerca de 11 mil lagos e muitos rios; suas florestas cobrem cerca de metade de seu território. Em razão da grande quantidade de massas de água, suas temperaturas costumam ser mais amenas no verão (médias de 22ºC) e bastante baixas no inverno (médias de -6ºC), principalmente na região norte do Estado.

Michigan é um dos mais importantes pólos da indústria automobilística do mundo; o Estado é o maior produtor de automóveis, ônibus e caminhões dos Estados Unidos. Sua maior cidade, Detroit, é considerada a capital do automóvel. Outras importantes fontes de riqueza para o Estado são os serviços comunitários e pessoais, a agropecuária e a extração mineral.

Sua população vem crescendo de forma significativa nos últimos anos, principalmente em razão da imigração. Seus maiores grupos étnicos são os alemães, poloneses, irlandeses, afro-americanos e ingleses.

Microclima urbano


Os edifícios contribuem para a formação do microclima urbano
Os centros urbanos têm apresentado diversos problemas ambientais: poluição dos recursos hídricos, destinação e tratamento inadequado de resíduos, redução da cobertura vegetal, poluição atmosférica, inversão térmica, entre outros. Todos esses elementos são extremamente prejudiciais à vida de todas as espécies, e as consequências desse processo já são sentidas pela população.
Um aspecto muito comum nas cidades é a alteração climática, na qual ocorre a elevação da temperatura local, diferenciando das condições climáticas da região. Esse fenômeno é denominado microclima urbano, e se desenvolve em escalas diferentes, sendo determinado pelas estruturas de cada cidade (pavimentação, área verde, indústrias, etc.).
A temperatura de uma cidade pode ser elevada em até 6 °C por consequência do conjunto das seguintes ações: substituição da vegetação pelo asfalto, concreto e outras superfícies impermeáveis, que ocasiona uma grande absorção da radiação solar; verticalização das construções (edifícios), formando uma barreira para a circulação do ar e emissão de gases poluentes na atmosfera.
O concreto absorve bastante radiação solar (cerca de 98% da radiação que atinge a superfície), enquanto que as áreas verdes conseguem dissipar essa energia. Para agravar a situação, a construção de edifícios prejudica a circulação do ar, dificultando a dispersão do ar quente. A emissão de gases poluentes intensifica o efeito estufa, promovendo ilhas de calor, ou seja, aumento da temperatura local.
Esse fenômeno é mais acentuado nos grandes centros urbanos, visto que eles são mais dotados de construções e indústrias, além do fluxo de automóveis ser mais intenso. As cidades industrializadas são, ainda, mais vulneráveis a outros fenômenos, como, por exemplo, o “smog” – espécie de nevoeiro composto por diversas partículas, sendo considerada a principal forma de poluição atmosférica.
Portanto, o microclima urbano é promovido por ações humanas, havendo a necessidade da elaboração e aplicação de Planos Diretores que adotem medidas para expansão da área urbana, além da implantação de áreas verdes nos centros urbanos.
 
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Micropaíses


Mônaco, um dos mais ricos micropaíses.
Alguns países são tão minúsculos, que chegam a ser menores do que uma cidade. Estes países, que apresentam uma extensão territorial inferior a 1000 km², são denominado micropaíses. Existem cerca de 25 nações que entram nesta classificação. O menor país reconhecido do mundo, Vaticano, por exemplo, cabe mais de sete vezes e meia dentro do Central Park, em Nova York.

A maioria dos micropaíses é situada na Europa. Andorra, na fronteira da França com a Espanha não chega a ter 500 km²; San Marino, situado dentro da Itália mede 61 km²; Liechtenstein, localizado entre a Suíça e a Áustria, tem um território de 160 km².

Alguns micropaíses possuem características particulares. Localizado no norte da Grécia, Monte Altos adota uma política de não permitir a entrada de mulheres em seu território. O GP de San Marino de Fórmula 1 é disputada perto do país, na cidade de Ímola, Itália, justamente pelo fato de não haver espaço físico para a construção de um autódromo no mesmo.

No entanto, nada pode ser comparado com o que fez Roy Bates. O inglês pegou a mulher e o filho e tomou conta de uma plataforma de petróleo abandonada no Mar do Norte, entre a Escócia e a Noruega, declarando tal “território” como soberano. Alegando que a plataforma se situava em águas internacionais, Bates criou um país independente, inclusive com moeda própria.

Diferentemente dos micropaíses europeus, que são relativamente ricos, as minúsculas ilhas no Caribe e Oceania são pobres e a grande maioria de seu povo ainda leva uma vida tribal.

Migração de cérebros


Muitos profissionais de países subdesenvolvidos migram para nações poderosas.
Alguns países que vivem em extrema pobreza, como os africanos, por exemplo, perdem seus grandes estudiosos e cientistas para os países centrais. A Rússia perdeu grande parte de seus cientistas; na Índia, os doutores que chegam a custar ao governo cerca de 2 milhões de dólares saem do país e vão compor o quadro de universidades e centro de pesquisas de países centrais.

Nas Filipinas milhares de estudantes vão para outros países; em El Salvador, na América Central, praticamente 50% da sua população foi para os Estados Unidos; no Brasil, na década de 60 - período militar, ocorreu grande incidência de migração de importantes pensadores e estudiosos para vários lugares do mundo, que significou enormes perdas ao país.

Esse fluxo migratório em relação os profissionais de alta qualificação prejudica enormemente os países de origem, por não contribuir com o crescimento tecnológico, científico e informacional, requisitos indispensáveis ao desenvolvimento de qualquer país, já os países que os recebem, em grande maioria ricos, são beneficiados por garantir sua hegemonia e a concentração de informação e tecnologias em suas mãos.

Em contrapartida, esses fenômenos surpreendem em outro sentido, em El Salvador os trabalhadores imigrantes mandam mais dinheiro do que o volume de exportação do país, já nas Filipinas milhares de enfermeiras se formam com o intuito de serem “exportadas”, pois quando estão trabalhando enviam remessas de dinheiro que superam o valor gasto com educação.
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Migração Pendular


Cena comum nas grandes cidades: trabalhadores voltando para casa.
A migração pendular, ou diária, corresponde a um fenômeno urbano, visto especialmente nas grandes cidades. Esse processo ocorre na medida em que milhões de pessoas que compõe o PEA (População Economicamente Ativa) deixam suas residências  antes do horário comercial para chegar ao trabalho e que no final da tarde, ou do expediente, voltam para casa.

Esse processo significa simples fluxos populacionais que não configuram propriamente como migração, isso por que não se trata de uma transferência definitiva e sim momentânea.

Existem vários casos que se enquadram como migração pendular dentre muitos está o fluxo de bóias-frias que residem geralmente na cidade e se deslocam até o campo onde desenvolvem suas atividades, pessoas que moram em um determina cidade e trabalha em outra, além de viagens de final de semana, feriados e férias.

Decorrente da migração pendular, ocorre nos grandes centros urbanos a hora de rush, que são determinados horários do dia no quais os trabalhadores se aglomeram no trajeto tanto para chegar ao trabalho como no regresso pra casa.
Outro tipo de fluxo que insere como sendo migração pendular é o commuting, pessoas que moram em um determinado país e se deslocam para outro para trabalhar ou procurar uma ocupação.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Minnesota


Minneapolis, a maior cidade de Minnesota.
Minnesota é um dos 50 Estados americanos. O mesmo é o maior centro financeiro e industrial da região onde está situado, a região centro-oeste. O Estado limita-se com Wisconsin e com o Lago Superior a leste, Iowa ao sul, Dacota do Sul a oeste, e com o Canadá ao norte.

Minnesota fora dominada inicialmente pelos franceses, os quais não se interessaram muito em povoar a região. Posteriormente a província passou para o controle britânico, sob os termos do Tratado de Paris, em 1763. Após a independência dos Estados Unidos, em 1783, parte da região ficou sob o domínio americano. A outra parte, que pertencia aos franceses, foi anexada pelos Estados Unidos em 1803. Minnesote tornou-se o 32° Estado em 11 de maio de 1858.

Seu nome provém das palavras sioux “mini” (cor-de-céu) e “sota” (água), que eram usadas para descrever o rio Minnesota. Sua região é cortada por muitos rios e corpos d’água. O Estado possui um clima temperado, com verões amenos (temperaturas médias de 21ºC) e invernos muito frios (médias de -15ºC).

Embora tenha significativo destaque na agropecuária, uma vez que é um dos maiores produtores nacionais de trigo, soja e leite, é o setor terciário, isto é, a prestação de serviços, que responde pela maior parte da economia do Estado. A indústria de manufatura também é bastante importante; os principais bens produzidos são equipamentos eletrônicos, alimentos industrializados e maquinário.

Os maiores grupos étnicos presentes em Minnesota são alemães, noruegueses, irlandeses e ingleses. A capital do Estado é Saint Paul.
Por Tiago Dantas
Equipe Brasil Escola

Mississippi


Jackson, a capital do Mississippi.
Mississippi é um Estado localizado na região sudeste dos Estados Unidos. A palavra mississippi é de origem algonquina e significa “grandes águas”. Embora seja o mais pobre dos Estados americanos, Mississipi é famoso pela hospitalidade de seus habitantes. O Estado limita-se com o Tennessee ao norte, Alabama a leste, Alabama e o Golfo do México ao sul, e com a Louisiana e o Arkansas a oeste.

Até o Tratado de Paris, assinado em 1763, no qual a região passou para o domínio britânico, a mesma pertencia aos espanhóis. Após a independência das Treze Colônias americanas, o Mississippi foi anexado aos Estados Unidos, tendo sido elevado à categoria de Estado em 1817. Mississippi se juntou aos Estados Confederados da América em 1861, na Guerra Civil Americana. A guerra foi responsável por arruinar significativamente a economia do Estado.

Antes do conflito, Mississippi era um dos Estados mais ricos dos Estados Unidos. Hoje em dia, o mesmo possui a menor renda per capita do país e uma das maiores taxas de desemprego. Sua economia é baseada, principalmente, no setor terciário: comércio, serviços comunitários e pessoais, serviços financeiros e imobiliários, serviços governamentais, etc. Outras importantes fontes de riqueza que estão em pleno crescimento são o turismo e a indústria de manufatura.

O relevo do Estado é marcado pela presença de grandes planícies. Florestas compõem cerca de 55% de seu território. Devido à sua localização, Mississipi possui um clima subtropical, com verões longos e bastante quentes (temperaturas médias de 28ºC) e invernos curtos e amenos (média de 8ºC).

Missouri


Kansas City, a maior cidade de Missouri.
Localizado na região centro-oeste dos Estados Unidos, Missouri é um dos cinqüenta Estados americanos. O mesmo limita-se com o Iowa ao norte; Illinois, Kentucky e Tennessee a leste; Arkansas ao sul; e Oklahoma, Kansas e Nebraska a leste. Missouri é conhecido como “The Show Me State” (Estado do Prove-me). Este cognome se originou em 1899, por meio do discurso de Willard Duncan Vendiver, um representante do Estado na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, o qual disse: "Simples eloqüência não me convence nem me satisfaz. Eu sou do Missouri. Você tem que me provar."

Os primeiros exploradores do território foram os franceses, no entanto, os mesmos não se interessaram em povoar a região. Após o fim da Guerra Franco-Indígena, em 1763, Missouri passou para o domínio espanhol, tendo voltado a ser controlado pela França novamente em 1800. Os Estados Unidos adquiriram tal território na chamada Compra da Luisiana, em 1803. Em razão do rápido crescimento populacional na região, o governo americano criou o Estado de Missouri em 10 de agosto de 1821.

A sua localização geográfica, bem no centro da América do Norte, e a presença dos rios Mississipi e Missouri, fizeram do Estado um importante pólo de transportes. Ao lado de Tennessee, Missouri é a província que mais possui Estados vizinhos. Cerca de 30% de seu território é coberto por floresta; a maior parte de seus lagos foram criados por meio da construção de represas.

Missouri possui um clima temperado, com temperaturas médias de -2ºC no inverno e 26ºC no verão. O Estado, cuja economia já fora totalmente baseada na agricultura, passou a diversificar a mesma a partir de 1890. Hoje em dia, a indústria de manufatura, a prestação de serviços financeiros e imobiliários e o turismo são as principais fontes de riqueza para o mesmo.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Modalidades de produção industrial


Produção de automóveis no sistema fordismo.
O processo de desenvolvimento industrial começou no fim do século XVIII e início do século XIX, a partir daí houve a necessidade de buscar maneiras de melhor controlar os gastos, a produtividade, o trabalhador e o retorno financeiro.

Diante disso, no decorrer do tempo surgiram diversos tipos de modelos e sistemas de produção industrial, um tipo sempre superava o outro de acordo com o momento histórico e suas respectivas necessidades.

Taylorismo

Teve início no começo do século passado, tinha como objetivo principal dinamizar o trabalho na indústria. O criador desse sistema produtivo foi Frederick Taylor, que acreditava na especialização de tarefas, ou seja, o trabalhador desenvolvia uma única atividade, por exemplo, alguém que colocava os faróis nos automóveis na indústria automobilística faria apenas isso o dia todo sem conhecer os procedimentos das outras etapas da produção, além de monitorar o tempo gasto para a realização de tarefas e premiação àqueles que tivessem um grande rendimento em seu trabalho.

Fordismo

Essa modalidade de produção foi criada a partir do Taylorismo, com seu mentor Henry Ford na década de 20. Sua idéia foi elaborada em sua própria indústria de automóvel, a Ford, baseado na especialização da função e na instalação de esteiras sem fim na linha de montagem, à medida que o produto deslocava na esteira o trabalhador desenvolvia sua função. Com isso, visava diminuir o tempo gasto no trabalho, aumentar a produtividade, diminuir o custo de produção e, principalmente, realizar a produção em massa para o consumo ocorrer no mesmo passo.

Toyotismo

Sistema de produção criado no Japão que tinha em sua base a tecnologia da informática e da robótica, isso ocorreu na década de 1970, e primeiramente foi usado na fábrica da Toyota. Nessa modalidade de produção o trabalhador não fica limitado a uma única tarefa, o operário desenvolve diversas atividades na produção. Outra criação desse sistema é o just-in-time, produzir a partir de um tempo já estipulado com intenção de regular os estoques e a matéria-prima.

Volvismo

No fim do século passado emergiu um novo modelo de organizar e gerenciar a produção industrial. Como na maioria dos outros modelos de produção, esse foi desenvolvido na fábrica da Volvo, e conciliou execução manual e automação. No Volvismo há um grande investimento no trabalhador em treinamentos e aperfeiçoamento, no sentido que esse consiga produzir por completo um veículo em todas as etapas, além de valorizar a criatividade e o trabalho coletivo e a preocupação da empresa com o bem estar do funcionário, bem como sua saúde física e mental.
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Montana


Billings, a maior cidade do Estado de Montana.
Montana é um dos Estados americanos localizado na Região dos Estados das Montanhas Rochosas. Seu nome vem da palavra espanhola “montaña”, que significa “montanha”, dado em razão da grande quantidade desses acidentes geográficos no Estado. Montana é um dos maiores Estados americanos em dimensão territorial, no entanto, possui uma pequena população: apenas 902 194 habitantes.

Com a Compra da Luisiana em 1803, todo o território do atual Estado já passou para o domínio americano, entretanto, diversas tribos nativo-americanas habitavam a região. Os primeiros americanos que chegaram à região foram os exploradores Meriwether Lewis e William Clark, em 1805. Por 15 anos, a região ficou escassamente povoada. Isso mudou com a descoberta de ouro na mesma, o que atraiu um grande número de pessoas e levou o governo americano a criar o Estado de Montana.

O Estado limita-se a leste com a Dacota do Norte e a Dacota do Sul, ao sul com Wyoming e o Idaho, a oeste com o Idaho, e ao norte com o Canadá. Cerca de 60% do Estado é dominado pelas Grandes Planícies, largas faixas de pradarias, e outra parte é ocupada por cadeias de montanhas. Montana possui um clima temperado, grandemente influenciado por correntes de ar vindas de outras regiões.

A economia de Montana está longe de ser uma das maiores dos Estados Unidos: seu PIB em 2003 foi de apenas 26 bilhões de dólares. Além disso, a renda per capita do Estado é a quarta menor do país: 25 406 dólares. Entre as fontes de renda do mesmo, podemos citar a extração de petróleo e carvão, principalmente; a agropecuária e o turismo.

Movimento de rotação


Simulação do movimento de rotação
A Terra, assim como outros astros, não permanece estática, realizando, portanto, vários movimentos no espaço. O movimento de rotação é um dos mais conhecidos, pois é o responsável pela alternância entre dias e noites.
O movimento de rotação é caracterizado pelo deslocamento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo. Esse processo tem duração de 23 horas, 56 minutos e 4,09 segundos, sendo responsável pela variação diária na radiação solar, onde uma parte da Terra fica voltada para o Sol, caracterizando o dia; enquanto a outra parte fica oposta ao Sol, noite.
A velocidade do movimento de rotação é impressionante: cerca de 1.666 quilômetros por hora. Esse resultado é obtido através da divisão do perímetro da Terra (aproximadamente 40.000 quilômetros) pelo tempo gasto nesse processo (cerca de 24 horas). Portanto: 40.000 / 24 = 1.666.
Apesar da grande velocidade atingida durante o movimento de rotação, os habitantes da Terra não conseguem perceber esse movimento. Por esse motivo, temos a impressão de que é o Sol que está se deslocando ao redor da Terra. Essa concepção foi defendida durante anos, principalmente pela igreja católica, sendo classificada como modelo geocêntrico, no entanto, cientistas provaram o contrário e estabeleceram o modelo heliocêntrico, sendo o Sol o centro do universo.
O movimento de rotação é de fundamental importância para a manutenção da vida no planeta Terra. Através dele há a alternância de exposição à radiação solar, pois se somente uma porção do planeta fosse voltado para o Sol, sua temperatura seria muito elevada, enquanto a outra porção apresentaria temperaturas baixas.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Seguidores